Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2638 |
Resumo: | De forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo obtido –22 respostas. Os resultados dos inquéritos evidenciam uma atitude favorável à inclusão por parte dos docentes, mas um desconhecimento das práticas inclusivas realizadas na escola onde trabalham, o que nos permite colocar a hipótese das escolas não trabalharem de forma holística, ficando as boas práticas num círculo restrito de intervenientes. Os dados também sugerem que a legislação enquadradora não é objeto de um conhecimento aprofundado por parte dos docentes. |
id |
RCAP_fd76f647c3aa97f6072852e485a90417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2638 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legalInclusãoEscola InclusivaNecessidades Educativas EspeciaisDe forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo obtido –22 respostas. Os resultados dos inquéritos evidenciam uma atitude favorável à inclusão por parte dos docentes, mas um desconhecimento das práticas inclusivas realizadas na escola onde trabalham, o que nos permite colocar a hipótese das escolas não trabalharem de forma holística, ficando as boas práticas num círculo restrito de intervenientes. Os dados também sugerem que a legislação enquadradora não é objeto de um conhecimento aprofundado por parte dos docentes.IC-OnlineBarreto, AntóniaSantos, FilipeSousa, CéliaFerreira, GuilhermeRodrigues, LuísCatarino, MargaridaReis, SusanaVicente, Luís2017-07-04T10:34:18Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2638por978-989-8797-14-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:33Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:57.620100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal |
title |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal |
spellingShingle |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal Barreto, Antónia Inclusão Escola Inclusiva Necessidades Educativas Especiais |
title_short |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal |
title_full |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal |
title_fullStr |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal |
title_full_unstemmed |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal |
title_sort |
Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal |
author |
Barreto, Antónia |
author_facet |
Barreto, Antónia Santos, Filipe Sousa, Célia Ferreira, Guilherme Rodrigues, Luís Catarino, Margarida Reis, Susana Vicente, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Filipe Sousa, Célia Ferreira, Guilherme Rodrigues, Luís Catarino, Margarida Reis, Susana Vicente, Luís |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Antónia Santos, Filipe Sousa, Célia Ferreira, Guilherme Rodrigues, Luís Catarino, Margarida Reis, Susana Vicente, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Escola Inclusiva Necessidades Educativas Especiais |
topic |
Inclusão Escola Inclusiva Necessidades Educativas Especiais |
description |
De forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo obtido –22 respostas. Os resultados dos inquéritos evidenciam uma atitude favorável à inclusão por parte dos docentes, mas um desconhecimento das práticas inclusivas realizadas na escola onde trabalham, o que nos permite colocar a hipótese das escolas não trabalharem de forma holística, ficando as boas práticas num círculo restrito de intervenientes. Os dados também sugerem que a legislação enquadradora não é objeto de um conhecimento aprofundado por parte dos docentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-04T10:34:18Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2638 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8797-14-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136963680272384 |