A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Cecí­lia Sabrina de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Francisca Elizonete de Souza, Pereira, Camila da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/729
Resumo: Na prática da agricultura familiar, caracteriza-se essencialmente o trabalho de pequenos produtores rurais, tendo como mão de obra majoritária, o núcleo familiar, recebendo apoio através de Programas sociais e polí­ticas públicas, algumas destas de incentivo e apoio ao pequeno produtor. Essa forma de produção recebe incentivos diferenciados de acordo com a realidade dos produtores do campo. Neste trabalho, estudamos a prática da agricultura familiar na comunidade quilombola do Pêga, no municí­pio de Portalegre, no estado do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa em campo, com o objetivo de conhecer a realidade local, bem como questionários aplicados junto à comunidade e órgãos públicos, além da revisão bibliográfica de obras dos autores: Fernandes (2001); Azevedo (2012); Buanain, Romeiro e Guanziroli (2003); Dias e Cavalcante (2010); Silva (2009); Pereira (2014) e Morais (2003). Os resultados interpretados apontam que a agricultura familiar na comunidade encontra-se em uma fase crí­tica, devido ao longo perí­odo de estiagem, o que tem feito com que muitas famí­lias produzam apenas para o consumo próprio. Diante da realidade assistida é possí­vel notar a falta de assistência básica aos moradores, como saúde e educação, bem como assistência técnica para lidar com o problema de diminuição da produção. Como se trata de uma comunidade quilombola, a qual possui polí­ticas especí­ficas, essa pesquisa busca contribuir para uma reflexão sobre a atividade da agricultura familiar nas comunidades quilombolas.
id UERN-4_a1235c89a2e37e45ffaba1752c09c4c8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/729
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RNAgricultura familiarComunidade QuilombolaPolí­ticas PúblicasNa prática da agricultura familiar, caracteriza-se essencialmente o trabalho de pequenos produtores rurais, tendo como mão de obra majoritária, o núcleo familiar, recebendo apoio através de Programas sociais e polí­ticas públicas, algumas destas de incentivo e apoio ao pequeno produtor. Essa forma de produção recebe incentivos diferenciados de acordo com a realidade dos produtores do campo. Neste trabalho, estudamos a prática da agricultura familiar na comunidade quilombola do Pêga, no municí­pio de Portalegre, no estado do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa em campo, com o objetivo de conhecer a realidade local, bem como questionários aplicados junto à comunidade e órgãos públicos, além da revisão bibliográfica de obras dos autores: Fernandes (2001); Azevedo (2012); Buanain, Romeiro e Guanziroli (2003); Dias e Cavalcante (2010); Silva (2009); Pereira (2014) e Morais (2003). Os resultados interpretados apontam que a agricultura familiar na comunidade encontra-se em uma fase crí­tica, devido ao longo perí­odo de estiagem, o que tem feito com que muitas famí­lias produzam apenas para o consumo próprio. Diante da realidade assistida é possí­vel notar a falta de assistência básica aos moradores, como saúde e educação, bem como assistência técnica para lidar com o problema de diminuição da produção. Como se trata de uma comunidade quilombola, a qual possui polí­ticas especí­ficas, essa pesquisa busca contribuir para uma reflexão sobre a atividade da agricultura familiar nas comunidades quilombolas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/729JOURNAL GEOTEMAS; Vol. 6 No. 1 (2016): Revista Geotemas; 51-66REVISTA GEOTEMAS; Vol. 6 Núm. 1 (2016): Revista Geotemas; 51-66Revista Geotemas; v. 6 n. 1 (2016): Revista Geotemas; 51-662236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/729/640Copyright (c) 2016 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucena, Cecí­lia Sabrina de Sousa Lima, Francisca Elizonete de Souza Pereira, Camila da Silva 2020-06-22T16:26:18Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/729Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2020-06-22T16:26:18Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN
title A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN
spellingShingle A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN
Lucena, Cecí­lia Sabrina de Sousa
Agricultura familiar
Comunidade Quilombola
Polí­ticas Públicas
title_short A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN
title_full A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN
title_fullStr A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN
title_full_unstemmed A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN
title_sort A AGRICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA, EM PORTALEGRE – RN
author Lucena, Cecí­lia Sabrina de Sousa
author_facet Lucena, Cecí­lia Sabrina de Sousa
Lima, Francisca Elizonete de Souza
Pereira, Camila da Silva
author_role author
author2 Lima, Francisca Elizonete de Souza
Pereira, Camila da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Cecí­lia Sabrina de Sousa
Lima, Francisca Elizonete de Souza
Pereira, Camila da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Comunidade Quilombola
Polí­ticas Públicas
topic Agricultura familiar
Comunidade Quilombola
Polí­ticas Públicas
description Na prática da agricultura familiar, caracteriza-se essencialmente o trabalho de pequenos produtores rurais, tendo como mão de obra majoritária, o núcleo familiar, recebendo apoio através de Programas sociais e polí­ticas públicas, algumas destas de incentivo e apoio ao pequeno produtor. Essa forma de produção recebe incentivos diferenciados de acordo com a realidade dos produtores do campo. Neste trabalho, estudamos a prática da agricultura familiar na comunidade quilombola do Pêga, no municí­pio de Portalegre, no estado do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa em campo, com o objetivo de conhecer a realidade local, bem como questionários aplicados junto à comunidade e órgãos públicos, além da revisão bibliográfica de obras dos autores: Fernandes (2001); Azevedo (2012); Buanain, Romeiro e Guanziroli (2003); Dias e Cavalcante (2010); Silva (2009); Pereira (2014) e Morais (2003). Os resultados interpretados apontam que a agricultura familiar na comunidade encontra-se em uma fase crí­tica, devido ao longo perí­odo de estiagem, o que tem feito com que muitas famí­lias produzam apenas para o consumo próprio. Diante da realidade assistida é possí­vel notar a falta de assistência básica aos moradores, como saúde e educação, bem como assistência técnica para lidar com o problema de diminuição da produção. Como se trata de uma comunidade quilombola, a qual possui polí­ticas especí­ficas, essa pesquisa busca contribuir para uma reflexão sobre a atividade da agricultura familiar nas comunidades quilombolas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/729
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/729/640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv JOURNAL GEOTEMAS; Vol. 6 No. 1 (2016): Revista Geotemas; 51-66
REVISTA GEOTEMAS; Vol. 6 Núm. 1 (2016): Revista Geotemas; 51-66
Revista Geotemas; v. 6 n. 1 (2016): Revista Geotemas; 51-66
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1797068430728232960