O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Maria Berlândia da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Franklin Roberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/379
Resumo: O ensino de Geografia, no decorrer dos anos, vem passando por transformações, principalmente a partir da década de 1970, perí­odo em que o ensino geográfico passa a ser trabalhado com base no paradigma que concebeu a esta ciência um caráter crí­tico. Como conseqüência destas transformações a cartografia se faz cada vez mais necessária para se entender os elementos geográficos e a sua dinâmica espacial. Assim, objetiva-se analisar o processo de ensino-aprendizagem da cartografia nas séries do ensino fundamental maior de 6º ao 9º ano nas escolas públicas da cidade de Marcelino Vieira-RN. O presente trabalho embasou-se teoricamente em Castellar e Vilhena (2010); Francischett (2004); Cavalcanti (2007); Passini (2007); Simielli (2010); Joly (1990) entre outros. Além do levantamento do referencial teórico, foram elaborados questionários com perguntas objetivas e subjetivas aplicados aos discentes das escolas campo de pesquisa e aos docentes da disciplina de Geografia das referidas instituições. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que o ensino da cartografia apresenta-se aquém da realidade almejada, pois os alunos não sabem o que é cartografia e como esta se faz presente na sala de aula e no nosso cotidiano.
id UERN-4_c1b27845e1feac73069c08773da61686
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/379
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RNEnsinoGeografiaCartografiaO ensino de Geografia, no decorrer dos anos, vem passando por transformações, principalmente a partir da década de 1970, perí­odo em que o ensino geográfico passa a ser trabalhado com base no paradigma que concebeu a esta ciência um caráter crí­tico. Como conseqüência destas transformações a cartografia se faz cada vez mais necessária para se entender os elementos geográficos e a sua dinâmica espacial. Assim, objetiva-se analisar o processo de ensino-aprendizagem da cartografia nas séries do ensino fundamental maior de 6º ao 9º ano nas escolas públicas da cidade de Marcelino Vieira-RN. O presente trabalho embasou-se teoricamente em Castellar e Vilhena (2010); Francischett (2004); Cavalcanti (2007); Passini (2007); Simielli (2010); Joly (1990) entre outros. Além do levantamento do referencial teórico, foram elaborados questionários com perguntas objetivas e subjetivas aplicados aos discentes das escolas campo de pesquisa e aos docentes da disciplina de Geografia das referidas instituições. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que o ensino da cartografia apresenta-se aquém da realidade almejada, pois os alunos não sabem o que é cartografia e como esta se faz presente na sala de aula e no nosso cotidiano.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/379Journal Geotemas; Vol. 2 No. 2 (2012): Revista Geotemas; 35-53Revista Geotemas; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Revista Geotemas; 35-53Revista Geotemas; v. 2 n. 2 (2012): Revista Geotemas; 35-532236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/379/300Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Maria Berlândia da Silva Costa, Franklin Roberto da 2021-07-07T16:58:05Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/379Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-07-07T16:58:05Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
title O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
spellingShingle O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
Farias, Maria Berlândia da Silva
Ensino
Geografia
Cartografia
title_short O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
title_full O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
title_fullStr O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
title_full_unstemmed O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
title_sort O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
author Farias, Maria Berlândia da Silva
author_facet Farias, Maria Berlândia da Silva
Costa, Franklin Roberto da
author_role author
author2 Costa, Franklin Roberto da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Maria Berlândia da Silva
Costa, Franklin Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Geografia
Cartografia
topic Ensino
Geografia
Cartografia
description O ensino de Geografia, no decorrer dos anos, vem passando por transformações, principalmente a partir da década de 1970, perí­odo em que o ensino geográfico passa a ser trabalhado com base no paradigma que concebeu a esta ciência um caráter crí­tico. Como conseqüência destas transformações a cartografia se faz cada vez mais necessária para se entender os elementos geográficos e a sua dinâmica espacial. Assim, objetiva-se analisar o processo de ensino-aprendizagem da cartografia nas séries do ensino fundamental maior de 6º ao 9º ano nas escolas públicas da cidade de Marcelino Vieira-RN. O presente trabalho embasou-se teoricamente em Castellar e Vilhena (2010); Francischett (2004); Cavalcanti (2007); Passini (2007); Simielli (2010); Joly (1990) entre outros. Além do levantamento do referencial teórico, foram elaborados questionários com perguntas objetivas e subjetivas aplicados aos discentes das escolas campo de pesquisa e aos docentes da disciplina de Geografia das referidas instituições. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que o ensino da cartografia apresenta-se aquém da realidade almejada, pois os alunos não sabem o que é cartografia e como esta se faz presente na sala de aula e no nosso cotidiano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/379
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/379/300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 2 No. 2 (2012): Revista Geotemas; 35-53
Revista Geotemas; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Revista Geotemas; 35-53
Revista Geotemas; v. 2 n. 2 (2012): Revista Geotemas; 35-53
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033580460507136