RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wallace Pereira Sant Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Glen Cézar Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611
Resumo: Este artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma análise do contexto histórico da dualidade entre educação básica e educação profissional, com vistas à reflexão de possibilidades de integração a partir da articulação e o rompimento do dualismo escolar desses modelos de educação. É uma revisão bibliográfica e documental, baseada nos estudos de autores como Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e Moura (2007). Conclui-se que, para a construção de um ensino médio integrado com a educação profissional, se faz necessário romper com as caracterí­sticas dualistas, implantando, nos contextos educacionais, metodologias que proporcionem a integração entre educação básica e profissional, proporcionando aos alunos uma educação tecnológica universal, pública, laica e de qualidade.
id UERN-5_161ee07856bb5793397988113802d9ac
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1611
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integraçãoEste artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma análise do contexto histórico da dualidade entre educação básica e educação profissional, com vistas à reflexão de possibilidades de integração a partir da articulação e o rompimento do dualismo escolar desses modelos de educação. É uma revisão bibliográfica e documental, baseada nos estudos de autores como Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e Moura (2007). Conclui-se que, para a construção de um ensino médio integrado com a educação profissional, se faz necessário romper com as caracterí­sticas dualistas, implantando, nos contextos educacionais, metodologias que proporcionem a integração entre educação básica e profissional, proporcionando aos alunos uma educação tecnológica universal, pública, laica e de qualidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611/1707Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessWallace Pereira Sant AnaGlen Cézar Lemos2020-05-20T05:43:05Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1611Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-20T05:43:05Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
title RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
spellingShingle RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
Wallace Pereira Sant Ana
title_short RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
title_full RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
title_fullStr RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
title_full_unstemmed RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
title_sort RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
author Wallace Pereira Sant Ana
author_facet Wallace Pereira Sant Ana
Glen Cézar Lemos
author_role author
author2 Glen Cézar Lemos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wallace Pereira Sant Ana
Glen Cézar Lemos
description Este artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma análise do contexto histórico da dualidade entre educação básica e educação profissional, com vistas à reflexão de possibilidades de integração a partir da articulação e o rompimento do dualismo escolar desses modelos de educação. É uma revisão bibliográfica e documental, baseada nos estudos de autores como Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e Moura (2007). Conclui-se que, para a construção de um ensino médio integrado com a educação profissional, se faz necessário romper com as caracterí­sticas dualistas, implantando, nos contextos educacionais, metodologias que proporcionem a integração entre educação básica e profissional, proporcionando aos alunos uma educação tecnológica universal, pública, laica e de qualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611/1707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125175730176