RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611 |
Resumo: | Este artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma análise do contexto histórico da dualidade entre educação básica e educação profissional, com vistas à reflexão de possibilidades de integração a partir da articulação e o rompimento do dualismo escolar desses modelos de educação. É uma revisão bibliográfica e documental, baseada nos estudos de autores como Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e Moura (2007). Conclui-se que, para a construção de um ensino médio integrado com a educação profissional, se faz necessário romper com as características dualistas, implantando, nos contextos educacionais, metodologias que proporcionem a integração entre educação básica e profissional, proporcionando aos alunos uma educação tecnológica universal, pública, laica e de qualidade. |
id |
UERN-5_161ee07856bb5793397988113802d9ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1611 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integraçãoEste artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma análise do contexto histórico da dualidade entre educação básica e educação profissional, com vistas à reflexão de possibilidades de integração a partir da articulação e o rompimento do dualismo escolar desses modelos de educação. É uma revisão bibliográfica e documental, baseada nos estudos de autores como Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e Moura (2007). Conclui-se que, para a construção de um ensino médio integrado com a educação profissional, se faz necessário romper com as características dualistas, implantando, nos contextos educacionais, metodologias que proporcionem a integração entre educação básica e profissional, proporcionando aos alunos uma educação tecnológica universal, pública, laica e de qualidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611/1707Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessWallace Pereira Sant AnaGlen Cézar Lemos2020-05-20T05:43:05Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1611Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-20T05:43:05Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração |
title |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração |
spellingShingle |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração Wallace Pereira Sant Ana |
title_short |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração |
title_full |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração |
title_fullStr |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração |
title_full_unstemmed |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração |
title_sort |
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração |
author |
Wallace Pereira Sant Ana |
author_facet |
Wallace Pereira Sant Ana Glen Cézar Lemos |
author_role |
author |
author2 |
Glen Cézar Lemos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wallace Pereira Sant Ana Glen Cézar Lemos |
description |
Este artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma análise do contexto histórico da dualidade entre educação básica e educação profissional, com vistas à reflexão de possibilidades de integração a partir da articulação e o rompimento do dualismo escolar desses modelos de educação. É uma revisão bibliográfica e documental, baseada nos estudos de autores como Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e Moura (2007). Conclui-se que, para a construção de um ensino médio integrado com a educação profissional, se faz necessário romper com as características dualistas, implantando, nos contextos educacionais, metodologias que proporcionem a integração entre educação básica e profissional, proporcionando aos alunos uma educação tecnológica universal, pública, laica e de qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611/1707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 16 (2020): V. 6, n. 16 (2020): RECEI 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125175730176 |