ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Ribeiro, Valdiceia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Salles Gentil, Heloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828
Resumo: RESUMO O acesso à Educação Superior (ES) pública ou privada no Brasil depende de processos seletivos, entre os quais destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo a legislação atual, compete ao Ensino Médio preparar o estudante para a cidadania, a progressão no trabalho e em estudos posteriores, o que exige atuação das escolas nesse sentido. Porém, o EM tem se caracterizado historicamente por duplicidade em suas propostas, vinculada à questão social: preparar para o ingresso imediato no mercado de trabalho ou para o acesso à ES. O objetivo deste artigo é apresentar como se expressam no Projeto Polí­tico Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Cáceres/MT as relações entre esses ní­veis de ensino. A pesquisa qualitativa, pautada em análise documental, indicou pouco registro das relações, apesar de existentes, no documento que expressa a organização do trabalho pedagógico da escola.  
id UERN-5_197878614ad217a2435002b0c3ff8344
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2828
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICAEnsino médio; Educação superior; Projeto polí­tico pedagógicoRESUMO O acesso à Educação Superior (ES) pública ou privada no Brasil depende de processos seletivos, entre os quais destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo a legislação atual, compete ao Ensino Médio preparar o estudante para a cidadania, a progressão no trabalho e em estudos posteriores, o que exige atuação das escolas nesse sentido. Porém, o EM tem se caracterizado historicamente por duplicidade em suas propostas, vinculada à questão social: preparar para o ingresso imediato no mercado de trabalho ou para o acesso à ES. O objetivo deste artigo é apresentar como se expressam no Projeto Polí­tico Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Cáceres/MT as relações entre esses ní­veis de ensino. A pesquisa qualitativa, pautada em análise documental, indicou pouco registro das relações, apesar de existentes, no documento que expressa a organização do trabalho pedagógico da escola.  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828/2653Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Ribeiro, ValdiceiaSalles Gentil, Heloisa 2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2828Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
title ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
spellingShingle ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
Moreira Ribeiro, Valdiceia
Ensino médio; Educação superior; Projeto polí­tico pedagógico
title_short ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
title_full ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
title_fullStr ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
title_sort ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
author Moreira Ribeiro, Valdiceia
author_facet Moreira Ribeiro, Valdiceia
Salles Gentil, Heloisa
author_role author
author2 Salles Gentil, Heloisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Ribeiro, Valdiceia
Salles Gentil, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio; Educação superior; Projeto polí­tico pedagógico
topic Ensino médio; Educação superior; Projeto polí­tico pedagógico
description RESUMO O acesso à Educação Superior (ES) pública ou privada no Brasil depende de processos seletivos, entre os quais destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo a legislação atual, compete ao Ensino Médio preparar o estudante para a cidadania, a progressão no trabalho e em estudos posteriores, o que exige atuação das escolas nesse sentido. Porém, o EM tem se caracterizado historicamente por duplicidade em suas propostas, vinculada à questão social: preparar para o ingresso imediato no mercado de trabalho ou para o acesso à ES. O objetivo deste artigo é apresentar como se expressam no Projeto Polí­tico Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Cáceres/MT as relações entre esses ní­veis de ensino. A pesquisa qualitativa, pautada em análise documental, indicou pouco registro das relações, apesar de existentes, no documento que expressa a organização do trabalho pedagógico da escola.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828/2653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125919170560