ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828 |
Resumo: | RESUMO O acesso à Educação Superior (ES) pública ou privada no Brasil depende de processos seletivos, entre os quais destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo a legislação atual, compete ao Ensino Médio preparar o estudante para a cidadania, a progressão no trabalho e em estudos posteriores, o que exige atuação das escolas nesse sentido. Porém, o EM tem se caracterizado historicamente por duplicidade em suas propostas, vinculada à questão social: preparar para o ingresso imediato no mercado de trabalho ou para o acesso à ES. O objetivo deste artigo é apresentar como se expressam no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Cáceres/MT as relações entre esses níveis de ensino. A pesquisa qualitativa, pautada em análise documental, indicou pouco registro das relações, apesar de existentes, no documento que expressa a organização do trabalho pedagógico da escola. |
id |
UERN-5_197878614ad217a2435002b0c3ff8344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2828 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICAEnsino médio; Educação superior; Projeto político pedagógicoRESUMO O acesso à Educação Superior (ES) pública ou privada no Brasil depende de processos seletivos, entre os quais destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo a legislação atual, compete ao Ensino Médio preparar o estudante para a cidadania, a progressão no trabalho e em estudos posteriores, o que exige atuação das escolas nesse sentido. Porém, o EM tem se caracterizado historicamente por duplicidade em suas propostas, vinculada à questão social: preparar para o ingresso imediato no mercado de trabalho ou para o acesso à ES. O objetivo deste artigo é apresentar como se expressam no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Cáceres/MT as relações entre esses níveis de ensino. A pesquisa qualitativa, pautada em análise documental, indicou pouco registro das relações, apesar de existentes, no documento que expressa a organização do trabalho pedagógico da escola. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828/2653Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Ribeiro, ValdiceiaSalles Gentil, Heloisa 2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2828Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA Moreira Ribeiro, Valdiceia Ensino médio; Educação superior; Projeto político pedagógico |
title_short |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA |
author |
Moreira Ribeiro, Valdiceia |
author_facet |
Moreira Ribeiro, Valdiceia Salles Gentil, Heloisa |
author_role |
author |
author2 |
Salles Gentil, Heloisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Ribeiro, Valdiceia Salles Gentil, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio; Educação superior; Projeto político pedagógico |
topic |
Ensino médio; Educação superior; Projeto político pedagógico |
description |
RESUMO O acesso à Educação Superior (ES) pública ou privada no Brasil depende de processos seletivos, entre os quais destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo a legislação atual, compete ao Ensino Médio preparar o estudante para a cidadania, a progressão no trabalho e em estudos posteriores, o que exige atuação das escolas nesse sentido. Porém, o EM tem se caracterizado historicamente por duplicidade em suas propostas, vinculada à questão social: preparar para o ingresso imediato no mercado de trabalho ou para o acesso à ES. O objetivo deste artigo é apresentar como se expressam no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Cáceres/MT as relações entre esses níveis de ensino. A pesquisa qualitativa, pautada em análise documental, indicou pouco registro das relações, apesar de existentes, no documento que expressa a organização do trabalho pedagógico da escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828/2653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125919170560 |