ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eudite Fernandes Carneiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Benedito Gonçalves Eugenio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a polí­tica curricular para o ensino médio, com recorte na rede estadual baiana, com foco em indí­cios de recontextualização pedagógica presente na proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários on-line e análise documental. A interação entre a teoria e o mundo empí­rico da investigação estabeleceu o uso do modelo metodológico linguagem de descrição, orientada por Basil Bernstein, principal base teórica da pesquisa. Os resultados revelam que o EMITec mobiliza posições divergentes, via controle do conhecimento, moldadas pelos atores que atuam no programa. Foram recorrentes na prática pedagógica do EMITec os processos de recontextualização do conhecimento que assumiram um caráter de acentuada diminuição no ní­vel de exigência conceitual. Conclui-se que há uma ressignificação curricular nos diferentes contextos, que são palcos da polí­tica curricular para o EMITec.  
id UERN-5_941e37fe8a4c01a77470c8874fab01b8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3220
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da práticaEMITec; Polí­tica curricular; Prática PedagógicaEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a polí­tica curricular para o ensino médio, com recorte na rede estadual baiana, com foco em indí­cios de recontextualização pedagógica presente na proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários on-line e análise documental. A interação entre a teoria e o mundo empí­rico da investigação estabeleceu o uso do modelo metodológico linguagem de descrição, orientada por Basil Bernstein, principal base teórica da pesquisa. Os resultados revelam que o EMITec mobiliza posições divergentes, via controle do conhecimento, moldadas pelos atores que atuam no programa. Foram recorrentes na prática pedagógica do EMITec os processos de recontextualização do conhecimento que assumiram um caráter de acentuada diminuição no ní­vel de exigência conceitual. Conclui-se que há uma ressignificação curricular nos diferentes contextos, que são palcos da polí­tica curricular para o EMITec.  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220/2683Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessEudite Fernandes CarneiroBenedito Gonçalves Eugenio2021-08-11T00:41:48Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3220Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-11T00:41:48Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática
title ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática
spellingShingle ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática
Eudite Fernandes Carneiro
EMITec; Polí­tica curricular; Prática Pedagógica
title_short ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática
title_full ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática
title_fullStr ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática
title_sort ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da polí­tica curricular no contexto da prática
author Eudite Fernandes Carneiro
author_facet Eudite Fernandes Carneiro
Benedito Gonçalves Eugenio
author_role author
author2 Benedito Gonçalves Eugenio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eudite Fernandes Carneiro
Benedito Gonçalves Eugenio
dc.subject.por.fl_str_mv EMITec; Polí­tica curricular; Prática Pedagógica
topic EMITec; Polí­tica curricular; Prática Pedagógica
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a polí­tica curricular para o ensino médio, com recorte na rede estadual baiana, com foco em indí­cios de recontextualização pedagógica presente na proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários on-line e análise documental. A interação entre a teoria e o mundo empí­rico da investigação estabeleceu o uso do modelo metodológico linguagem de descrição, orientada por Basil Bernstein, principal base teórica da pesquisa. Os resultados revelam que o EMITec mobiliza posições divergentes, via controle do conhecimento, moldadas pelos atores que atuam no programa. Foram recorrentes na prática pedagógica do EMITec os processos de recontextualização do conhecimento que assumiram um caráter de acentuada diminuição no ní­vel de exigência conceitual. Conclui-se que há uma ressignificação curricular nos diferentes contextos, que são palcos da polí­tica curricular para o EMITec.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220/2683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126316580864