ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a política curricular para o ensino médio, com recorte na rede estadual baiana, com foco em indícios de recontextualização pedagógica presente na proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários on-line e análise documental. A interação entre a teoria e o mundo empírico da investigação estabeleceu o uso do modelo metodológico linguagem de descrição, orientada por Basil Bernstein, principal base teórica da pesquisa. Os resultados revelam que o EMITec mobiliza posições divergentes, via controle do conhecimento, moldadas pelos atores que atuam no programa. Foram recorrentes na prática pedagógica do EMITec os processos de recontextualização do conhecimento que assumiram um caráter de acentuada diminuição no nível de exigência conceitual. Conclui-se que há uma ressignificação curricular nos diferentes contextos, que são palcos da política curricular para o EMITec. |
id |
UERN-5_941e37fe8a4c01a77470c8874fab01b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3220 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da práticaEMITec; Política curricular; Prática PedagógicaEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a política curricular para o ensino médio, com recorte na rede estadual baiana, com foco em indícios de recontextualização pedagógica presente na proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários on-line e análise documental. A interação entre a teoria e o mundo empírico da investigação estabeleceu o uso do modelo metodológico linguagem de descrição, orientada por Basil Bernstein, principal base teórica da pesquisa. Os resultados revelam que o EMITec mobiliza posições divergentes, via controle do conhecimento, moldadas pelos atores que atuam no programa. Foram recorrentes na prática pedagógica do EMITec os processos de recontextualização do conhecimento que assumiram um caráter de acentuada diminuição no nível de exigência conceitual. Conclui-se que há uma ressignificação curricular nos diferentes contextos, que são palcos da política curricular para o EMITec. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220/2683Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessEudite Fernandes CarneiroBenedito Gonçalves Eugenio2021-08-11T00:41:48Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3220Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-11T00:41:48Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática |
title |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática Eudite Fernandes Carneiro EMITec; Política curricular; Prática Pedagógica |
title_short |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática |
title_full |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática |
title_sort |
ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: recontextualização da política curricular no contexto da prática |
author |
Eudite Fernandes Carneiro |
author_facet |
Eudite Fernandes Carneiro Benedito Gonçalves Eugenio |
author_role |
author |
author2 |
Benedito Gonçalves Eugenio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eudite Fernandes Carneiro Benedito Gonçalves Eugenio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EMITec; Política curricular; Prática Pedagógica |
topic |
EMITec; Política curricular; Prática Pedagógica |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a política curricular para o ensino médio, com recorte na rede estadual baiana, com foco em indícios de recontextualização pedagógica presente na proposta do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, questionários on-line e análise documental. A interação entre a teoria e o mundo empírico da investigação estabeleceu o uso do modelo metodológico linguagem de descrição, orientada por Basil Bernstein, principal base teórica da pesquisa. Os resultados revelam que o EMITec mobiliza posições divergentes, via controle do conhecimento, moldadas pelos atores que atuam no programa. Foram recorrentes na prática pedagógica do EMITec os processos de recontextualização do conhecimento que assumiram um caráter de acentuada diminuição no nível de exigência conceitual. Conclui-se que há uma ressignificação curricular nos diferentes contextos, que são palcos da política curricular para o EMITec. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3220/2683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126316580864 |