NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156 |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica-exploratória, com abordagem qualitativa, investigou aproximações entre os conhecimentos da neurociência e a teoria histórico-cultural presentes em artigos voltados ao Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, e as contribuições para o ensino numa perspectiva de inovação pedagógica. É uma pesquisa com três etapas metodológica: 1. coleta de dados em periódicos de Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, com abordagem na teoria histórico-cultural; 2. análise de conteúdo dos artigos, aproximando a teoria histórico-cultural com conhecimentos neurocientíficos; 3. resultados em relação í s contribuições da triangulação entre conhecimento neurocientífico, teoria histórico-cultural e inovação pedagógica. Organizados em categorias: memória e processos de ensino-aprendizagem, resultaram em perspectivas inovadoras ao ensino de Ciências. O diferencial significativo da aproximação entre as áreas é o aprimoramento do fazer pedagógico. |
id |
UERN-5_24c2de2d3c28969c457baa8e4951de6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3156 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciênciaNeurociências;Ensino de Ciências;Inovação Pedagógica.Esta pesquisa bibliográfica-exploratória, com abordagem qualitativa, investigou aproximações entre os conhecimentos da neurociência e a teoria histórico-cultural presentes em artigos voltados ao Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, e as contribuições para o ensino numa perspectiva de inovação pedagógica. É uma pesquisa com três etapas metodológica: 1. coleta de dados em periódicos de Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, com abordagem na teoria histórico-cultural; 2. análise de conteúdo dos artigos, aproximando a teoria histórico-cultural com conhecimentos neurocientíficos; 3. resultados em relação í s contribuições da triangulação entre conhecimento neurocientífico, teoria histórico-cultural e inovação pedagógica. Organizados em categorias: memória e processos de ensino-aprendizagem, resultaram em perspectivas inovadoras ao ensino de Ciências. O diferencial significativo da aproximação entre as áreas é o aprimoramento do fazer pedagógico.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156/2700Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Anthony Renan BrumFranco, Ronan MouraMello, Elena Maria Billig 2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3156Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência |
title |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência |
spellingShingle |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência Rodrigues, Anthony Renan Brum Neurociências; Ensino de Ciências; Inovação Pedagógica. |
title_short |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência |
title_full |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência |
title_fullStr |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência |
title_full_unstemmed |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência |
title_sort |
NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência |
author |
Rodrigues, Anthony Renan Brum |
author_facet |
Rodrigues, Anthony Renan Brum Franco, Ronan Moura Mello, Elena Maria Billig |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Ronan Moura Mello, Elena Maria Billig |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Anthony Renan Brum Franco, Ronan Moura Mello, Elena Maria Billig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociências; Ensino de Ciências; Inovação Pedagógica. |
topic |
Neurociências; Ensino de Ciências; Inovação Pedagógica. |
description |
Esta pesquisa bibliográfica-exploratória, com abordagem qualitativa, investigou aproximações entre os conhecimentos da neurociência e a teoria histórico-cultural presentes em artigos voltados ao Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, e as contribuições para o ensino numa perspectiva de inovação pedagógica. É uma pesquisa com três etapas metodológica: 1. coleta de dados em periódicos de Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, com abordagem na teoria histórico-cultural; 2. análise de conteúdo dos artigos, aproximando a teoria histórico-cultural com conhecimentos neurocientíficos; 3. resultados em relação í s contribuições da triangulação entre conhecimento neurocientífico, teoria histórico-cultural e inovação pedagógica. Organizados em categorias: memória e processos de ensino-aprendizagem, resultaram em perspectivas inovadoras ao ensino de Ciências. O diferencial significativo da aproximação entre as áreas é o aprimoramento do fazer pedagógico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156/2700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126241083392 |