NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Anthony Renan Brum
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Franco, Ronan Moura, Mello, Elena Maria Billig
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica-exploratória, com abordagem qualitativa, investigou aproximações entre os conhecimentos da neurociência e a teoria histórico-cultural presentes em artigos voltados ao Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, e as contribuições para o ensino numa perspectiva de inovação pedagógica. É uma pesquisa com três etapas metodológica: 1. coleta de dados em periódicos de Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, com abordagem na teoria histórico-cultural; 2. análise de conteúdo dos artigos, aproximando a teoria histórico-cultural com conhecimentos neurocientí­ficos; 3. resultados em relação í s contribuições da triangulação entre conhecimento neurocientí­fico, teoria histórico-cultural e inovação pedagógica. Organizados em categorias: memória e processos de ensino-aprendizagem, resultaram em perspectivas inovadoras ao ensino de Ciências. O diferencial significativo da aproximação entre as áreas é o aprimoramento do fazer pedagógico.
id UERN-5_24c2de2d3c28969c457baa8e4951de6e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3156
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciênciaNeurociências;Ensino de Ciências;Inovação Pedagógica.Esta pesquisa bibliográfica-exploratória, com abordagem qualitativa, investigou aproximações entre os conhecimentos da neurociência e a teoria histórico-cultural presentes em artigos voltados ao Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, e as contribuições para o ensino numa perspectiva de inovação pedagógica. É uma pesquisa com três etapas metodológica: 1. coleta de dados em periódicos de Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, com abordagem na teoria histórico-cultural; 2. análise de conteúdo dos artigos, aproximando a teoria histórico-cultural com conhecimentos neurocientí­ficos; 3. resultados em relação í s contribuições da triangulação entre conhecimento neurocientí­fico, teoria histórico-cultural e inovação pedagógica. Organizados em categorias: memória e processos de ensino-aprendizagem, resultaram em perspectivas inovadoras ao ensino de Ciências. O diferencial significativo da aproximação entre as áreas é o aprimoramento do fazer pedagógico.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156/2700Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Anthony Renan BrumFranco, Ronan MouraMello, Elena Maria Billig 2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3156Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
title NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
spellingShingle NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
Rodrigues, Anthony Renan Brum
Neurociências;
Ensino de Ciências;
Inovação Pedagógica.
title_short NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
title_full NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
title_fullStr NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
title_full_unstemmed NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
title_sort NEUROCIÊNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: perspectivas inovadoras para o ensino de ciência
author Rodrigues, Anthony Renan Brum
author_facet Rodrigues, Anthony Renan Brum
Franco, Ronan Moura
Mello, Elena Maria Billig
author_role author
author2 Franco, Ronan Moura
Mello, Elena Maria Billig
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Anthony Renan Brum
Franco, Ronan Moura
Mello, Elena Maria Billig
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociências;
Ensino de Ciências;
Inovação Pedagógica.
topic Neurociências;
Ensino de Ciências;
Inovação Pedagógica.
description Esta pesquisa bibliográfica-exploratória, com abordagem qualitativa, investigou aproximações entre os conhecimentos da neurociência e a teoria histórico-cultural presentes em artigos voltados ao Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, e as contribuições para o ensino numa perspectiva de inovação pedagógica. É uma pesquisa com três etapas metodológica: 1. coleta de dados em periódicos de Ensino de Ciências e/ou Educação em Ciências, com abordagem na teoria histórico-cultural; 2. análise de conteúdo dos artigos, aproximando a teoria histórico-cultural com conhecimentos neurocientí­ficos; 3. resultados em relação í s contribuições da triangulação entre conhecimento neurocientí­fico, teoria histórico-cultural e inovação pedagógica. Organizados em categorias: memória e processos de ensino-aprendizagem, resultaram em perspectivas inovadoras ao ensino de Ciências. O diferencial significativo da aproximação entre as áreas é o aprimoramento do fazer pedagógico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3156/2700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126241083392