ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucymara Carpim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Patrícia Lupion Torres, Rosilei Ferrarini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070
Resumo: Objetivou-se problematizar as teorias de currículo na perspectiva do paradigma da complexidade. Aliou-se essa perspectiva a RRI- Responsible, Research and Innovation, em torno da problemática: como recontextualizar a abordagem da RRI na formação de professores, de modo a integrar os conhecimentos curriculares envolvendo temas atuais de relevância sócio científicas? Desenvolveu-se como pesquisa-ação em três etapas, consistindo a 3ª na aplicação da formação a profissionais de educação das cinco regiões do Brasil. Atingiu-se todas, com maior participação pelo Sul. Com 198 matriculados e certificação para 53 deles, analisou-se a atividade final. Destacaram-se aplicações curriculares na educação básica, profissional e superior, em que a docência em novas bases se mostrou claramente. A maioria dos professores relacionou o dilema sócio científico apresentado a seus conteúdos curriculares pela contextualização, problematização e multidimensionalidade.
id UERN-5_30fcad75ba448ffaf92bf3d88deb8fde
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4070
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professorParadigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professoresObjetivou-se problematizar as teorias de currículo na perspectiva do paradigma da complexidade. Aliou-se essa perspectiva a RRI- Responsible, Research and Innovation, em torno da problemática: como recontextualizar a abordagem da RRI na formação de professores, de modo a integrar os conhecimentos curriculares envolvendo temas atuais de relevância sócio científicas? Desenvolveu-se como pesquisa-ação em três etapas, consistindo a 3ª na aplicação da formação a profissionais de educação das cinco regiões do Brasil. Atingiu-se todas, com maior participação pelo Sul. Com 198 matriculados e certificação para 53 deles, analisou-se a atividade final. Destacaram-se aplicações curriculares na educação básica, profissional e superior, em que a docência em novas bases se mostrou claramente. A maioria dos professores relacionou o dilema sócio científico apresentado a seus conteúdos curriculares pela contextualização, problematização e multidimensionalidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070/3184Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLucymara CarpimPatrícia Lupion TorresRosilei Ferrarini2022-07-11T18:17:29Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4070Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:29Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
title ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
spellingShingle ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
Lucymara Carpim
Paradigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professores
title_short ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
title_full ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
title_fullStr ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
title_full_unstemmed ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
title_sort ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
author Lucymara Carpim
author_facet Lucymara Carpim
Patrícia Lupion Torres
Rosilei Ferrarini
author_role author
author2 Patrícia Lupion Torres
Rosilei Ferrarini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucymara Carpim
Patrícia Lupion Torres
Rosilei Ferrarini
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professores
topic Paradigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professores
description Objetivou-se problematizar as teorias de currículo na perspectiva do paradigma da complexidade. Aliou-se essa perspectiva a RRI- Responsible, Research and Innovation, em torno da problemática: como recontextualizar a abordagem da RRI na formação de professores, de modo a integrar os conhecimentos curriculares envolvendo temas atuais de relevância sócio científicas? Desenvolveu-se como pesquisa-ação em três etapas, consistindo a 3ª na aplicação da formação a profissionais de educação das cinco regiões do Brasil. Atingiu-se todas, com maior participação pelo Sul. Com 198 matriculados e certificação para 53 deles, analisou-se a atividade final. Destacaram-se aplicações curriculares na educação básica, profissional e superior, em que a docência em novas bases se mostrou claramente. A maioria dos professores relacionou o dilema sócio científico apresentado a seus conteúdos curriculares pela contextualização, problematização e multidimensionalidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070/3184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127087284224