ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070 |
Resumo: | Objetivou-se problematizar as teorias de currículo na perspectiva do paradigma da complexidade. Aliou-se essa perspectiva a RRI- Responsible, Research and Innovation, em torno da problemática: como recontextualizar a abordagem da RRI na formação de professores, de modo a integrar os conhecimentos curriculares envolvendo temas atuais de relevância sócio científicas? Desenvolveu-se como pesquisa-ação em três etapas, consistindo a 3ª na aplicação da formação a profissionais de educação das cinco regiões do Brasil. Atingiu-se todas, com maior participação pelo Sul. Com 198 matriculados e certificação para 53 deles, analisou-se a atividade final. Destacaram-se aplicações curriculares na educação básica, profissional e superior, em que a docência em novas bases se mostrou claramente. A maioria dos professores relacionou o dilema sócio científico apresentado a seus conteúdos curriculares pela contextualização, problematização e multidimensionalidade. |
id |
UERN-5_30fcad75ba448ffaf92bf3d88deb8fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4070 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professorParadigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professoresObjetivou-se problematizar as teorias de currículo na perspectiva do paradigma da complexidade. Aliou-se essa perspectiva a RRI- Responsible, Research and Innovation, em torno da problemática: como recontextualizar a abordagem da RRI na formação de professores, de modo a integrar os conhecimentos curriculares envolvendo temas atuais de relevância sócio científicas? Desenvolveu-se como pesquisa-ação em três etapas, consistindo a 3ª na aplicação da formação a profissionais de educação das cinco regiões do Brasil. Atingiu-se todas, com maior participação pelo Sul. Com 198 matriculados e certificação para 53 deles, analisou-se a atividade final. Destacaram-se aplicações curriculares na educação básica, profissional e superior, em que a docência em novas bases se mostrou claramente. A maioria dos professores relacionou o dilema sócio científico apresentado a seus conteúdos curriculares pela contextualização, problematização e multidimensionalidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070/3184Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLucymara CarpimPatrícia Lupion TorresRosilei Ferrarini2022-07-11T18:17:29Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4070Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:29Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor |
title |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor |
spellingShingle |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor Lucymara Carpim Paradigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professores |
title_short |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor |
title_full |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor |
title_fullStr |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor |
title_full_unstemmed |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor |
title_sort |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: novas práticas pedagógicas na formação do professor |
author |
Lucymara Carpim |
author_facet |
Lucymara Carpim Patrícia Lupion Torres Rosilei Ferrarini |
author_role |
author |
author2 |
Patrícia Lupion Torres Rosilei Ferrarini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucymara Carpim Patrícia Lupion Torres Rosilei Ferrarini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paradigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professores |
topic |
Paradigmas; Currículo; Complexidade; RRI; Formação de professores |
description |
Objetivou-se problematizar as teorias de currículo na perspectiva do paradigma da complexidade. Aliou-se essa perspectiva a RRI- Responsible, Research and Innovation, em torno da problemática: como recontextualizar a abordagem da RRI na formação de professores, de modo a integrar os conhecimentos curriculares envolvendo temas atuais de relevância sócio científicas? Desenvolveu-se como pesquisa-ação em três etapas, consistindo a 3ª na aplicação da formação a profissionais de educação das cinco regiões do Brasil. Atingiu-se todas, com maior participação pelo Sul. Com 198 matriculados e certificação para 53 deles, analisou-se a atividade final. Destacaram-se aplicações curriculares na educação básica, profissional e superior, em que a docência em novas bases se mostrou claramente. A maioria dos professores relacionou o dilema sócio científico apresentado a seus conteúdos curriculares pela contextualização, problematização e multidimensionalidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4070/3184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127087284224 |