FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral foi compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática dos níveis correspondentes aos atuais anos finais do ensino fundamental e ensino médio, na região de Mossoró, no período anterior ao ano de 1974. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. A partir da análise narrativa de narrativas, constituímos uma versão histórica lançando mão de oito documentos-narrativas elaborados a partir da oralidade, documentos escritos de acervos pessoais e institucionais e outros trabalhos que possibilitaram elaborar compreensões sobre o tema. Apontamos a urgência e a carência como principais signos da formação e atuação docente nesse período e região, o que levou sujeitos com formações diversas à prática de ensino e possibilitou múltiplas histórias |
id |
UERN-5_32b05290e9c381137d319066908b34db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1670 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RNNeste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral foi compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática dos níveis correspondentes aos atuais anos finais do ensino fundamental e ensino médio, na região de Mossoró, no período anterior ao ano de 1974. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. A partir da análise narrativa de narrativas, constituímos uma versão histórica lançando mão de oito documentos-narrativas elaborados a partir da oralidade, documentos escritos de acervos pessoais e institucionais e outros trabalhos que possibilitaram elaborar compreensões sobre o tema. Apontamos a urgência e a carência como principais signos da formação e atuação docente nesse período e região, o que levou sujeitos com formações diversas à prática de ensino e possibilitou múltiplas históriasUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670/2286Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMarcelo Bezerra de MoraisIvete Maria Baraldi2020-10-29T12:50:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1670Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN Marcelo Bezerra de Morais |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN |
author |
Marcelo Bezerra de Morais |
author_facet |
Marcelo Bezerra de Morais Ivete Maria Baraldi |
author_role |
author |
author2 |
Ivete Maria Baraldi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo Bezerra de Morais Ivete Maria Baraldi |
description |
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral foi compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática dos níveis correspondentes aos atuais anos finais do ensino fundamental e ensino médio, na região de Mossoró, no período anterior ao ano de 1974. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. A partir da análise narrativa de narrativas, constituímos uma versão histórica lançando mão de oito documentos-narrativas elaborados a partir da oralidade, documentos escritos de acervos pessoais e institucionais e outros trabalhos que possibilitaram elaborar compreensões sobre o tema. Apontamos a urgência e a carência como principais signos da formação e atuação docente nesse período e região, o que levou sujeitos com formações diversas à prática de ensino e possibilitou múltiplas histórias |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670/2286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125215576064 |