FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Bezerra de Morais
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ivete Maria Baraldi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670
Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral foi compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática dos ní­veis correspondentes aos atuais anos finais do ensino fundamental e ensino médio, na região de Mossoró, no perí­odo anterior ao ano de 1974. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. A partir da análise narrativa de narrativas, constituí­mos uma versão histórica lançando mão de oito documentos-narrativas elaborados a partir da oralidade, documentos escritos de acervos pessoais e institucionais e outros trabalhos que possibilitaram elaborar compreensões sobre o tema. Apontamos a urgência e a carência como principais signos da formação e atuação docente nesse perí­odo e região, o que levou sujeitos com formações diversas à prática de ensino e possibilitou múltiplas histórias
id UERN-5_32b05290e9c381137d319066908b34db
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1670
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RNNeste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral foi compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática dos ní­veis correspondentes aos atuais anos finais do ensino fundamental e ensino médio, na região de Mossoró, no perí­odo anterior ao ano de 1974. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. A partir da análise narrativa de narrativas, constituí­mos uma versão histórica lançando mão de oito documentos-narrativas elaborados a partir da oralidade, documentos escritos de acervos pessoais e institucionais e outros trabalhos que possibilitaram elaborar compreensões sobre o tema. Apontamos a urgência e a carência como principais signos da formação e atuação docente nesse perí­odo e região, o que levou sujeitos com formações diversas à prática de ensino e possibilitou múltiplas históriasUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670/2286Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMarcelo Bezerra de MoraisIvete Maria Baraldi2020-10-29T12:50:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1670Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
Marcelo Bezerra de Morais
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo historiográfico sobre a região de Mossoró/RN
author Marcelo Bezerra de Morais
author_facet Marcelo Bezerra de Morais
Ivete Maria Baraldi
author_role author
author2 Ivete Maria Baraldi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Bezerra de Morais
Ivete Maria Baraldi
description Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral foi compreender e construir uma versão histórica de como se deu a formação de professores de Matemática dos ní­veis correspondentes aos atuais anos finais do ensino fundamental e ensino médio, na região de Mossoró, no perí­odo anterior ao ano de 1974. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. A partir da análise narrativa de narrativas, constituí­mos uma versão histórica lançando mão de oito documentos-narrativas elaborados a partir da oralidade, documentos escritos de acervos pessoais e institucionais e outros trabalhos que possibilitaram elaborar compreensões sobre o tema. Apontamos a urgência e a carência como principais signos da formação e atuação docente nesse perí­odo e região, o que levou sujeitos com formações diversas à prática de ensino e possibilitou múltiplas histórias
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1670/2286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125215576064