FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/915 |
Resumo: | Nas últimas décadas observamos um grande avanço na quantidade de pesquisas no campo das autobiografias e das histórias de vida. Este artigo trata de uma experiência que estamos desenvolvendo numa pesquisa de iniciação científica no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. Buscamos conhecer as representações de futuros professores de Matemática, investigando sobre as suas trajetórias vida, as concepções sobre a profissão professor e as projeções quanto ao futuro profissional. A metodologia consta de narrativas autobiográficas escritas e orais de alunos do 5º período de Matemática. Como primeiros resultados, podemos destacar que as narrativas nos mostram um conjunto de concepções sobre a profissão docente pautadas no discurso da desvalorização e da baixa-estima com relação ao ser professor. Apesar disso, muitos dos graduandos relatam a importância do curso para as suas vidas e dizem querer avançar nessa área, deixando evidente o fato de que somos educados continuamente a partir das nossas experiências cotidianas. |
id |
IFRN-3_12c49bc338ca64d777fba842b34b8c79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/915 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓNas últimas décadas observamos um grande avanço na quantidade de pesquisas no campo das autobiografias e das histórias de vida. Este artigo trata de uma experiência que estamos desenvolvendo numa pesquisa de iniciação científica no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. Buscamos conhecer as representações de futuros professores de Matemática, investigando sobre as suas trajetórias vida, as concepções sobre a profissão professor e as projeções quanto ao futuro profissional. A metodologia consta de narrativas autobiográficas escritas e orais de alunos do 5º período de Matemática. Como primeiros resultados, podemos destacar que as narrativas nos mostram um conjunto de concepções sobre a profissão docente pautadas no discurso da desvalorização e da baixa-estima com relação ao ser professor. Apesar disso, muitos dos graduandos relatam a importância do curso para as suas vidas e dizem querer avançar nessa área, deixando evidente o fato de que somos educados continuamente a partir das nossas experiências cotidianas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/91510.15628/holos.2012.915HOLOS; v. 2 (2012); 166-1731807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/915/539Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, F. C. S.Tavares, A. M. B. N.Nascimento, A. S. G.2022-05-01T20:38:53Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/915Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:53Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ Souza, F. C. S. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS NARRATIVAS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN/MOSSORÓ |
author |
Souza, F. C. S. |
author_facet |
Souza, F. C. S. Tavares, A. M. B. N. Nascimento, A. S. G. |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, A. M. B. N. Nascimento, A. S. G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, F. C. S. Tavares, A. M. B. N. Nascimento, A. S. G. |
description |
Nas últimas décadas observamos um grande avanço na quantidade de pesquisas no campo das autobiografias e das histórias de vida. Este artigo trata de uma experiência que estamos desenvolvendo numa pesquisa de iniciação científica no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. Buscamos conhecer as representações de futuros professores de Matemática, investigando sobre as suas trajetórias vida, as concepções sobre a profissão professor e as projeções quanto ao futuro profissional. A metodologia consta de narrativas autobiográficas escritas e orais de alunos do 5º período de Matemática. Como primeiros resultados, podemos destacar que as narrativas nos mostram um conjunto de concepções sobre a profissão docente pautadas no discurso da desvalorização e da baixa-estima com relação ao ser professor. Apesar disso, muitos dos graduandos relatam a importância do curso para as suas vidas e dizem querer avançar nessa área, deixando evidente o fato de que somos educados continuamente a partir das nossas experiências cotidianas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/915 10.15628/holos.2012.915 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/915 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2012.915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/915/539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2012); 166-173 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951618926870528 |