Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253140 |
Resumo: | Um dos grandes desafios da educação antirracista no Brasil é ser pensada e executada em áreas que se colocam à margem da discussão étnico-racial. O presente ensaio traz reflexões sobre como a educação para as relações étnico-raciais pode ajudar a problematizar as noções de desenvolvimento e progresso (muito íntimas da episteme científica moderna), em aulas de ciências, a partir da análise de casos de conflitos político-territoriais que envolvem comunidades tradicionais e empreendimentos de Estado. Discutimos casos marcantes de conflitos étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos no que tange à instalação de observatórios, de uma usina hidrelétrica e uma base de lançamento de foguetes, interpretados como elementos de desenvolvimento no contexto do Projeto Moderno e Contemporâneo de Ciência, mas que, alternativamente, resgatam as tensões entre a Tradição e a Razão Científica. Argumentamos do ponto de vista histórico, filosófico e epistemológico, buscando justificar e fomentar a discussão e a execução das Leis 10.639, 11.645 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na educação em ciências, nos ensinos básico e superior. |
id |
UFRGS-2_b56cd0a214d2cf185424e60904543764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253140 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves-Brito, AlanAlho, Kaleb Ribeiro2022-12-24T05:04:54Z20221415-2150http://hdl.handle.net/10183/253140001158122Um dos grandes desafios da educação antirracista no Brasil é ser pensada e executada em áreas que se colocam à margem da discussão étnico-racial. O presente ensaio traz reflexões sobre como a educação para as relações étnico-raciais pode ajudar a problematizar as noções de desenvolvimento e progresso (muito íntimas da episteme científica moderna), em aulas de ciências, a partir da análise de casos de conflitos político-territoriais que envolvem comunidades tradicionais e empreendimentos de Estado. Discutimos casos marcantes de conflitos étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos no que tange à instalação de observatórios, de uma usina hidrelétrica e uma base de lançamento de foguetes, interpretados como elementos de desenvolvimento no contexto do Projeto Moderno e Contemporâneo de Ciência, mas que, alternativamente, resgatam as tensões entre a Tradição e a Razão Científica. Argumentamos do ponto de vista histórico, filosófico e epistemológico, buscando justificar e fomentar a discussão e a execução das Leis 10.639, 11.645 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na educação em ciências, nos ensinos básico e superior.One of the great challenges of anti-racist education in Brazil is to design and implement it in areas that are outside of the ethnic-racial discussion. This essay offers critical reflections on how education for ethnic-racial relations can help to problematize the notions of development and progress (linked to the modern scientific episteme) in science classrooms through the analysis of cases of political-territorial conflicts that involve traditional communities and State-owned enterprises. We discuss striking cases of ethnic-racial conflicts in Brazil and the United States relating to the installation of observatories, a hydroelectric power plant, and a rocket launching base, interpreted as elements of development in the context of the Modern and Contemporary Science Project, but which, alternatively, revive the tensions between Tradition and Scientific Reason. We argue from a historical, philosophical, and epistemological point of view, seeking to substantiate and encourage the discussion and implementation of Laws 10.639, 11.645 and the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in basic and higher education science.Uno de los grandes desafíos de la educación antirracista en Brasil es ser diseñada e implementada en áreas que están al margen de la discusión étnico-racial. Este ensayo aporta reflexiones sobre cómo la educación para las relaciones étnico-raciales puede ayudar a problematizar las nociones de desarrollo y progreso (muy vinculadas a la episteme científica moderna) en las clases de ciencias a partir del análisis de casos de conflictos político-territoriales que involucran a comunidades tradicionales y empresas estatales. Discutimos casos impactantes de conflictos étnico-raciales en Brasil y Estados Unidos con relación a la instalación de observatorios, una central hidroeléctrica y una base de lanzamiento de cohetes, interpretados como elementos de desarrollo en el contexto del Proyecto Moderno y Contemporáneo de Ciencia, pero que, alternativamente, rescatan las tensiones entre Tradición y Razón Científica. Argumentamos desde un punto de vista histórico, filosófico y epistemológico, buscando justificar y fomentar la discusión e implementación de las Leyes 10.639, 11.645 y los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Educación Escolar Quilombola en la educación en ciencias, en la enseñanza básica y superior.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 24, (2022), e37363, 19 p.Ensino de astronomiaEnsino de físicaEducação escolar quilombolaLei 10.639/2003Lei 11.645/2008RacismoQuilombolaLeyes 10.639/11.645 yRacismoTeaching and Dissemination of astronomy and physics;ERERQuilombola school educationLaws 10.639/11.645 and RacismEnseñanza y Difusión de Astronomía y FísicaEREREducación EscolarEducação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicasEducación para las relaciones étnico-raciales : un ensayo sobre alteridades subalternizadas en las ciencias físicasEducation for ethnic-racial relations : an essay on subaterrnized alterities in the physical sciencesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158122.pdf.txt001158122.pdf.txtExtracted Texttext/plain76734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253140/2/001158122.pdf.txtc3b5b39b76fa9cd531e894581140360aMD52ORIGINAL001158122.pdfTexto completoapplication/pdf1169266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253140/1/001158122.pdff21f2c44902d5d222a1b8194c5b330a6MD5110183/2531402023-05-14 03:23:57.769271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:23:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación para las relaciones étnico-raciales : un ensayo sobre alteridades subalternizadas en las ciencias físicas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education for ethnic-racial relations : an essay on subaterrnized alterities in the physical sciences |
title |
Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas |
spellingShingle |
Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas Alves-Brito, Alan Ensino de astronomia Ensino de física Educação escolar quilombola Lei 10.639/2003 Lei 11.645/2008 Racismo Quilombola Leyes 10.639/11.645 y Racismo Teaching and Dissemination of astronomy and physics; ERER Quilombola school education Laws 10.639/11.645 and Racism Enseñanza y Difusión de Astronomía y Física ERER Educación Escolar |
title_short |
Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas |
title_full |
Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas |
title_fullStr |
Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas |
title_full_unstemmed |
Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas |
title_sort |
Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas |
author |
Alves-Brito, Alan |
author_facet |
Alves-Brito, Alan Alho, Kaleb Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Alho, Kaleb Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves-Brito, Alan Alho, Kaleb Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de astronomia Ensino de física Educação escolar quilombola Lei 10.639/2003 Lei 11.645/2008 Racismo |
topic |
Ensino de astronomia Ensino de física Educação escolar quilombola Lei 10.639/2003 Lei 11.645/2008 Racismo Quilombola Leyes 10.639/11.645 y Racismo Teaching and Dissemination of astronomy and physics; ERER Quilombola school education Laws 10.639/11.645 and Racism Enseñanza y Difusión de Astronomía y Física ERER Educación Escolar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quilombola Leyes 10.639/11.645 y Racismo Teaching and Dissemination of astronomy and physics; ERER Quilombola school education Laws 10.639/11.645 and Racism |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza y Difusión de Astronomía y Física ERER Educación Escolar |
description |
Um dos grandes desafios da educação antirracista no Brasil é ser pensada e executada em áreas que se colocam à margem da discussão étnico-racial. O presente ensaio traz reflexões sobre como a educação para as relações étnico-raciais pode ajudar a problematizar as noções de desenvolvimento e progresso (muito íntimas da episteme científica moderna), em aulas de ciências, a partir da análise de casos de conflitos político-territoriais que envolvem comunidades tradicionais e empreendimentos de Estado. Discutimos casos marcantes de conflitos étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos no que tange à instalação de observatórios, de uma usina hidrelétrica e uma base de lançamento de foguetes, interpretados como elementos de desenvolvimento no contexto do Projeto Moderno e Contemporâneo de Ciência, mas que, alternativamente, resgatam as tensões entre a Tradição e a Razão Científica. Argumentamos do ponto de vista histórico, filosófico e epistemológico, buscando justificar e fomentar a discussão e a execução das Leis 10.639, 11.645 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na educação em ciências, nos ensinos básico e superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-24T05:04:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253140 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-2150 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001158122 |
identifier_str_mv |
1415-2150 001158122 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 24, (2022), e37363, 19 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253140/2/001158122.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253140/1/001158122.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3b5b39b76fa9cd531e894581140360a f21f2c44902d5d222a1b8194c5b330a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225077527674880 |