Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves-Brito, Alan
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alho, Kaleb Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253140
Resumo: Um dos grandes desafios da educação antirracista no Brasil é ser pensada e executada em áreas que se colocam à margem da discussão étnico-racial. O presente ensaio traz reflexões sobre como a educação para as relações étnico-raciais pode ajudar a problematizar as noções de desenvolvimento e progresso (muito íntimas da episteme científica moderna), em aulas de ciências, a partir da análise de casos de conflitos político-territoriais que envolvem comunidades tradicionais e empreendimentos de Estado. Discutimos casos marcantes de conflitos étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos no que tange à instalação de observatórios, de uma usina hidrelétrica e uma base de lançamento de foguetes, interpretados como elementos de desenvolvimento no contexto do Projeto Moderno e Contemporâneo de Ciência, mas que, alternativamente, resgatam as tensões entre a Tradição e a Razão Científica. Argumentamos do ponto de vista histórico, filosófico e epistemológico, buscando justificar e fomentar a discussão e a execução das Leis 10.639, 11.645 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na educação em ciências, nos ensinos básico e superior.
id UFRGS-2_b56cd0a214d2cf185424e60904543764
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253140
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves-Brito, AlanAlho, Kaleb Ribeiro2022-12-24T05:04:54Z20221415-2150http://hdl.handle.net/10183/253140001158122Um dos grandes desafios da educação antirracista no Brasil é ser pensada e executada em áreas que se colocam à margem da discussão étnico-racial. O presente ensaio traz reflexões sobre como a educação para as relações étnico-raciais pode ajudar a problematizar as noções de desenvolvimento e progresso (muito íntimas da episteme científica moderna), em aulas de ciências, a partir da análise de casos de conflitos político-territoriais que envolvem comunidades tradicionais e empreendimentos de Estado. Discutimos casos marcantes de conflitos étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos no que tange à instalação de observatórios, de uma usina hidrelétrica e uma base de lançamento de foguetes, interpretados como elementos de desenvolvimento no contexto do Projeto Moderno e Contemporâneo de Ciência, mas que, alternativamente, resgatam as tensões entre a Tradição e a Razão Científica. Argumentamos do ponto de vista histórico, filosófico e epistemológico, buscando justificar e fomentar a discussão e a execução das Leis 10.639, 11.645 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na educação em ciências, nos ensinos básico e superior.One of the great challenges of anti-racist education in Brazil is to design and implement it in areas that are outside of the ethnic-racial discussion. This essay offers critical reflections on how education for ethnic-racial relations can help to problematize the notions of development and progress (linked to the modern scientific episteme) in science classrooms through the analysis of cases of political-territorial conflicts that involve traditional communities and State-owned enterprises. We discuss striking cases of ethnic-racial conflicts in Brazil and the United States relating to the installation of observatories, a hydroelectric power plant, and a rocket launching base, interpreted as elements of development in the context of the Modern and Contemporary Science Project, but which, alternatively, revive the tensions between Tradition and Scientific Reason. We argue from a historical, philosophical, and epistemological point of view, seeking to substantiate and encourage the discussion and implementation of Laws 10.639, 11.645 and the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in basic and higher education science.Uno de los grandes desafíos de la educación antirracista en Brasil es ser diseñada e implementada en áreas que están al margen de la discusión étnico-racial. Este ensayo aporta reflexiones sobre cómo la educación para las relaciones étnico-raciales puede ayudar a problematizar las nociones de desarrollo y progreso (muy vinculadas a la episteme científica moderna) en las clases de ciencias a partir del análisis de casos de conflictos político-territoriales que involucran a comunidades tradicionales y empresas estatales. Discutimos casos impactantes de conflictos étnico-raciales en Brasil y Estados Unidos con relación a la instalación de observatorios, una central hidroeléctrica y una base de lanzamiento de cohetes, interpretados como elementos de desarrollo en el contexto del Proyecto Moderno y Contemporáneo de Ciencia, pero que, alternativamente, rescatan las tensiones entre Tradición y Razón Científica. Argumentamos desde un punto de vista histórico, filosófico y epistemológico, buscando justificar y fomentar la discusión e implementación de las Leyes 10.639, 11.645 y los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Educación Escolar Quilombola en la educación en ciencias, en la enseñanza básica y superior.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 24, (2022), e37363, 19 p.Ensino de astronomiaEnsino de físicaEducação escolar quilombolaLei 10.639/2003Lei 11.645/2008RacismoQuilombolaLeyes 10.639/11.645 yRacismoTeaching and Dissemination of astronomy and physics;ERERQuilombola school educationLaws 10.639/11.645 and RacismEnseñanza y Difusión de Astronomía y FísicaEREREducación EscolarEducação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicasEducación para las relaciones étnico-raciales : un ensayo sobre alteridades subalternizadas en las ciencias físicasEducation for ethnic-racial relations : an essay on subaterrnized alterities in the physical sciencesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158122.pdf.txt001158122.pdf.txtExtracted Texttext/plain76734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253140/2/001158122.pdf.txtc3b5b39b76fa9cd531e894581140360aMD52ORIGINAL001158122.pdfTexto completoapplication/pdf1169266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253140/1/001158122.pdff21f2c44902d5d222a1b8194c5b330a6MD5110183/2531402023-05-14 03:23:57.769271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:23:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación para las relaciones étnico-raciales : un ensayo sobre alteridades subalternizadas en las ciencias físicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education for ethnic-racial relations : an essay on subaterrnized alterities in the physical sciences
title Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
spellingShingle Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
Alves-Brito, Alan
Ensino de astronomia
Ensino de física
Educação escolar quilombola
Lei 10.639/2003
Lei 11.645/2008
Racismo
Quilombola
Leyes 10.639/11.645 y
Racismo
Teaching and Dissemination of astronomy and physics;
ERER
Quilombola school education
Laws 10.639/11.645 and Racism
Enseñanza y Difusión de Astronomía y Física
ERER
Educación Escolar
title_short Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
title_full Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
title_fullStr Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
title_full_unstemmed Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
title_sort Educação para as relações étnico-raciais : um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas
author Alves-Brito, Alan
author_facet Alves-Brito, Alan
Alho, Kaleb Ribeiro
author_role author
author2 Alho, Kaleb Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves-Brito, Alan
Alho, Kaleb Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de astronomia
Ensino de física
Educação escolar quilombola
Lei 10.639/2003
Lei 11.645/2008
Racismo
topic Ensino de astronomia
Ensino de física
Educação escolar quilombola
Lei 10.639/2003
Lei 11.645/2008
Racismo
Quilombola
Leyes 10.639/11.645 y
Racismo
Teaching and Dissemination of astronomy and physics;
ERER
Quilombola school education
Laws 10.639/11.645 and Racism
Enseñanza y Difusión de Astronomía y Física
ERER
Educación Escolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Quilombola
Leyes 10.639/11.645 y
Racismo
Teaching and Dissemination of astronomy and physics;
ERER
Quilombola school education
Laws 10.639/11.645 and Racism
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza y Difusión de Astronomía y Física
ERER
Educación Escolar
description Um dos grandes desafios da educação antirracista no Brasil é ser pensada e executada em áreas que se colocam à margem da discussão étnico-racial. O presente ensaio traz reflexões sobre como a educação para as relações étnico-raciais pode ajudar a problematizar as noções de desenvolvimento e progresso (muito íntimas da episteme científica moderna), em aulas de ciências, a partir da análise de casos de conflitos político-territoriais que envolvem comunidades tradicionais e empreendimentos de Estado. Discutimos casos marcantes de conflitos étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos no que tange à instalação de observatórios, de uma usina hidrelétrica e uma base de lançamento de foguetes, interpretados como elementos de desenvolvimento no contexto do Projeto Moderno e Contemporâneo de Ciência, mas que, alternativamente, resgatam as tensões entre a Tradição e a Razão Científica. Argumentamos do ponto de vista histórico, filosófico e epistemológico, buscando justificar e fomentar a discussão e a execução das Leis 10.639, 11.645 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na educação em ciências, nos ensinos básico e superior.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:04:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253140
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001158122
identifier_str_mv 1415-2150
001158122
url http://hdl.handle.net/10183/253140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 24, (2022), e37363, 19 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253140/2/001158122.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253140/1/001158122.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c3b5b39b76fa9cd531e894581140360a
f21f2c44902d5d222a1b8194c5b330a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225077527674880