FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raquel Maia Ferreira Arvelos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Laura Janaina Dias Amato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688
Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Cientí­fica, vinculada ao projeto "Construção crí­tica do imaginário trinacional", que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do municí­pio de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propí­cio para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partí­cipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.
id UERN-5_3dfc91b9739ed46e1f0dbaba9e44d395
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1688
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do IguaçuEste artigo é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Cientí­fica, vinculada ao projeto "Construção crí­tica do imaginário trinacional", que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do municí­pio de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propí­cio para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partí­cipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688/2241Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRaquel Maia Ferreira ArvelosLaura Janaina Dias Amato2020-09-18T18:21:14Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1688Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T18:21:14Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
spellingShingle FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
Raquel Maia Ferreira Arvelos
title_short FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title_full FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title_fullStr FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title_sort FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
author Raquel Maia Ferreira Arvelos
author_facet Raquel Maia Ferreira Arvelos
Laura Janaina Dias Amato
author_role author
author2 Laura Janaina Dias Amato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raquel Maia Ferreira Arvelos
Laura Janaina Dias Amato
description Este artigo é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Cientí­fica, vinculada ao projeto "Construção crí­tica do imaginário trinacional", que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do municí­pio de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propí­cio para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partí­cipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688/2241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125238644736