FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688 |
Resumo: | Este artigo é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto "Construção crítica do imaginário trinacional", que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços. |
id |
UERN-5_3dfc91b9739ed46e1f0dbaba9e44d395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1688 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do IguaçuEste artigo é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto "Construção crítica do imaginário trinacional", que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688/2241Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRaquel Maia Ferreira ArvelosLaura Janaina Dias Amato2020-09-18T18:21:14Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1688Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T18:21:14Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
spellingShingle |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu Raquel Maia Ferreira Arvelos |
title_short |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title_full |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title_fullStr |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title_full_unstemmed |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title_sort |
FRONTEIRA NA ESCOLA: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
author |
Raquel Maia Ferreira Arvelos |
author_facet |
Raquel Maia Ferreira Arvelos Laura Janaina Dias Amato |
author_role |
author |
author2 |
Laura Janaina Dias Amato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raquel Maia Ferreira Arvelos Laura Janaina Dias Amato |
description |
Este artigo é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto "Construção crítica do imaginário trinacional", que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1688/2241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125238644736 |