RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600 |
Resumo: | Este artigo objetiva demonstrar, primeiramente, as contribuições educacionais de Santo Agostinho e Padre Azarias em seus respectivos lócus de ação e atuação. Em um segundo plano, este artigo busca entender sobre a utilização da educação pela igreja católica visando o desenvolvimento e manutenção das doutrinas cristãs, ações, conquistas políticas e territoriais. Em seguida, o trabalho consiste em descrever algumas semelhanças e contribuições didático-pedagógicas de Santo Agostinho e de Padre Azarias Sobreira sobre os quais destacamos alguns vitrais biográficos. O primeiro, natural de Tagasta, Norte da África, bispo de Hipona, filósofo, escritor e professor, deixou como principal legado nos domínios da educação os pressupostos de uma educação humanística, integral e transdisciplinar. Na perspectiva da educação agostiniana não basta que o aluno somente conquiste o domínio dos conteúdos, mas que saiba relacionar tal domínio com uma realidade maior com valores e princípios que o conduzam a uma vida sábia. Por outro lado, Padre Azarias Sobreira, filho de Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, filósofo, filólogo, escritor, professor e educador humanista exerceu inúmeras funções gestoras eclesiásticas e educacionais, tendo se destacado na literatura regionalista e historiográfica dos costumes populares. Neste sentido, a educação também lhe servira como meio de divulgar e consolidar a exegese da igreja católica em seu contexto. Em conclusão, o estudo constatou que a educação tem sido uma forte aliada da Igreja Católica para a conquista de fiéis, disseminação da exegese católica, poder político e territorial, e mostrou muitas semelhanças entre Santo Agostinho e Padre Azarias, apesar da distância no tempo e no espaço. |
id |
UERN-5_4491593dcdc85e41b76b7cf7f1c08682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1600 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias Igreja CatólicaPoderEducaçãoEste artigo objetiva demonstrar, primeiramente, as contribuições educacionais de Santo Agostinho e Padre Azarias em seus respectivos lócus de ação e atuação. Em um segundo plano, este artigo busca entender sobre a utilização da educação pela igreja católica visando o desenvolvimento e manutenção das doutrinas cristãs, ações, conquistas políticas e territoriais. Em seguida, o trabalho consiste em descrever algumas semelhanças e contribuições didático-pedagógicas de Santo Agostinho e de Padre Azarias Sobreira sobre os quais destacamos alguns vitrais biográficos. O primeiro, natural de Tagasta, Norte da África, bispo de Hipona, filósofo, escritor e professor, deixou como principal legado nos domínios da educação os pressupostos de uma educação humanística, integral e transdisciplinar. Na perspectiva da educação agostiniana não basta que o aluno somente conquiste o domínio dos conteúdos, mas que saiba relacionar tal domínio com uma realidade maior com valores e princípios que o conduzam a uma vida sábia. Por outro lado, Padre Azarias Sobreira, filho de Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, filósofo, filólogo, escritor, professor e educador humanista exerceu inúmeras funções gestoras eclesiásticas e educacionais, tendo se destacado na literatura regionalista e historiográfica dos costumes populares. Neste sentido, a educação também lhe servira como meio de divulgar e consolidar a exegese da igreja católica em seu contexto. Em conclusão, o estudo constatou que a educação tem sido uma forte aliada da Igreja Católica para a conquista de fiéis, disseminação da exegese católica, poder político e territorial, e mostrou muitas semelhanças entre Santo Agostinho e Padre Azarias, apesar da distância no tempo e no espaço.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600/1538Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco Joel Magalhães da Costa Antônio Roberto Xavier José Rogério Santana 2020-04-22T00:59:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1600Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-04-22T00:59:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias |
title |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias |
spellingShingle |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias Francisco Joel Magalhães da Costa Igreja Católica Poder Educação |
title_short |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias |
title_full |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias |
title_fullStr |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias |
title_full_unstemmed |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias |
title_sort |
RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias |
author |
Francisco Joel Magalhães da Costa |
author_facet |
Francisco Joel Magalhães da Costa Antônio Roberto Xavier José Rogério Santana |
author_role |
author |
author2 |
Antônio Roberto Xavier José Rogério Santana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Joel Magalhães da Costa Antônio Roberto Xavier José Rogério Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igreja Católica Poder Educação |
topic |
Igreja Católica Poder Educação |
description |
Este artigo objetiva demonstrar, primeiramente, as contribuições educacionais de Santo Agostinho e Padre Azarias em seus respectivos lócus de ação e atuação. Em um segundo plano, este artigo busca entender sobre a utilização da educação pela igreja católica visando o desenvolvimento e manutenção das doutrinas cristãs, ações, conquistas políticas e territoriais. Em seguida, o trabalho consiste em descrever algumas semelhanças e contribuições didático-pedagógicas de Santo Agostinho e de Padre Azarias Sobreira sobre os quais destacamos alguns vitrais biográficos. O primeiro, natural de Tagasta, Norte da África, bispo de Hipona, filósofo, escritor e professor, deixou como principal legado nos domínios da educação os pressupostos de uma educação humanística, integral e transdisciplinar. Na perspectiva da educação agostiniana não basta que o aluno somente conquiste o domínio dos conteúdos, mas que saiba relacionar tal domínio com uma realidade maior com valores e princípios que o conduzam a uma vida sábia. Por outro lado, Padre Azarias Sobreira, filho de Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, filósofo, filólogo, escritor, professor e educador humanista exerceu inúmeras funções gestoras eclesiásticas e educacionais, tendo se destacado na literatura regionalista e historiográfica dos costumes populares. Neste sentido, a educação também lhe servira como meio de divulgar e consolidar a exegese da igreja católica em seu contexto. Em conclusão, o estudo constatou que a educação tem sido uma forte aliada da Igreja Católica para a conquista de fiéis, disseminação da exegese católica, poder político e territorial, e mostrou muitas semelhanças entre Santo Agostinho e Padre Azarias, apesar da distância no tempo e no espaço. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600/1538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125161050112 |