A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica do professor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, no período de 1950 a 1960, visando perceber como se deu a sua atuação como professor na Escola Normal Primária de Mossoró do Rio Grande do Norte. E pretende contribuir para a História da Educação do município de Mossoró-RN, bem como para se compreender a formação e prática docente de professores que por esta Escola se formaram. Trata-se de um professor que desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, atuando também como Sacerdote do município de Mossoró contribuindo assim para formação religiosa de uma sociedade. Diante disso, como se davam as suas práticas pedagógicas na década de 1950, na Escola Normal Primária de Mossoró? Este questionamento norteou a pesquisa e, na busca para respondê-lo utilizamos como metodologia suas narrativas orais, uma vez que entrevistamos o professor e usamos suas falas na investigação da formação na Escola Normal de Mossoró/RN. Respaldamo-nos teoricamente nos autores: Moura (2001), Nonato (1973) e Wanderley (1990), os quais enfatizaram a importância e dados descritivos da Escola citada. Diante disso, percebeu-se a necessidade de um estudo qualitativo sobre a formação de professores na Escola Normal Primária de Mossoró, pois os autores não consideraram as vozes de professores desta escola. Como resultados percebeu-se que o professor Sátiro Cavalcanti Dantas, da Escola Normal Primária de Mossoró era reconhecido como autoridade. Vimos ainda que o mesmo tinha o domínio do saber e da metodologia de ensino, ressaltando na perspectiva tradicional. A Escola Normal Primária de Mossoró foi à única instituição que formou professores para atuação no magistério até os anos de 1966. Considera-se relevante reconstituir a prática pedagógica do professor Sátiro Cavalcanti Dantas para a História da Educação do município de Mossoró/RN, bem como para a compreensão da cultura escolar que até hoje perdura nas escolas da cidade. |
id |
UERN-5_57db1d1e0ea57c9d1bd21943b8f1c682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/360 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RNPrática PedagógicaFormação de ProfessoresEscola Normal de MossoróNarrativas AutobiográficasO objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica do professor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, no período de 1950 a 1960, visando perceber como se deu a sua atuação como professor na Escola Normal Primária de Mossoró do Rio Grande do Norte. E pretende contribuir para a História da Educação do município de Mossoró-RN, bem como para se compreender a formação e prática docente de professores que por esta Escola se formaram. Trata-se de um professor que desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, atuando também como Sacerdote do município de Mossoró contribuindo assim para formação religiosa de uma sociedade. Diante disso, como se davam as suas práticas pedagógicas na década de 1950, na Escola Normal Primária de Mossoró? Este questionamento norteou a pesquisa e, na busca para respondê-lo utilizamos como metodologia suas narrativas orais, uma vez que entrevistamos o professor e usamos suas falas na investigação da formação na Escola Normal de Mossoró/RN. Respaldamo-nos teoricamente nos autores: Moura (2001), Nonato (1973) e Wanderley (1990), os quais enfatizaram a importância e dados descritivos da Escola citada. Diante disso, percebeu-se a necessidade de um estudo qualitativo sobre a formação de professores na Escola Normal Primária de Mossoró, pois os autores não consideraram as vozes de professores desta escola. Como resultados percebeu-se que o professor Sátiro Cavalcanti Dantas, da Escola Normal Primária de Mossoró era reconhecido como autoridade. Vimos ainda que o mesmo tinha o domínio do saber e da metodologia de ensino, ressaltando na perspectiva tradicional. A Escola Normal Primária de Mossoró foi à única instituição que formou professores para atuação no magistério até os anos de 1966. Considera-se relevante reconstituir a prática pedagógica do professor Sátiro Cavalcanti Dantas para a História da Educação do município de Mossoró/RN, bem como para a compreensão da cultura escolar que até hoje perdura nas escolas da cidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360/373Copyright (c) 2015 RECEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosivania Maria da Silva2020-10-29T12:52:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/360Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN |
title |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN |
spellingShingle |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN Rosivania Maria da Silva Prática Pedagógica Formação de Professores Escola Normal de Mossoró Narrativas Autobiográficas |
title_short |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN |
title_full |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN |
title_fullStr |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN |
title_sort |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN |
author |
Rosivania Maria da Silva |
author_facet |
Rosivania Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosivania Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica Formação de Professores Escola Normal de Mossoró Narrativas Autobiográficas |
topic |
Prática Pedagógica Formação de Professores Escola Normal de Mossoró Narrativas Autobiográficas |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica do professor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, no período de 1950 a 1960, visando perceber como se deu a sua atuação como professor na Escola Normal Primária de Mossoró do Rio Grande do Norte. E pretende contribuir para a História da Educação do município de Mossoró-RN, bem como para se compreender a formação e prática docente de professores que por esta Escola se formaram. Trata-se de um professor que desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, atuando também como Sacerdote do município de Mossoró contribuindo assim para formação religiosa de uma sociedade. Diante disso, como se davam as suas práticas pedagógicas na década de 1950, na Escola Normal Primária de Mossoró? Este questionamento norteou a pesquisa e, na busca para respondê-lo utilizamos como metodologia suas narrativas orais, uma vez que entrevistamos o professor e usamos suas falas na investigação da formação na Escola Normal de Mossoró/RN. Respaldamo-nos teoricamente nos autores: Moura (2001), Nonato (1973) e Wanderley (1990), os quais enfatizaram a importância e dados descritivos da Escola citada. Diante disso, percebeu-se a necessidade de um estudo qualitativo sobre a formação de professores na Escola Normal Primária de Mossoró, pois os autores não consideraram as vozes de professores desta escola. Como resultados percebeu-se que o professor Sátiro Cavalcanti Dantas, da Escola Normal Primária de Mossoró era reconhecido como autoridade. Vimos ainda que o mesmo tinha o domínio do saber e da metodologia de ensino, ressaltando na perspectiva tradicional. A Escola Normal Primária de Mossoró foi à única instituição que formou professores para atuação no magistério até os anos de 1966. Considera-se relevante reconstituir a prática pedagógica do professor Sátiro Cavalcanti Dantas para a História da Educação do município de Mossoró/RN, bem como para a compreensão da cultura escolar que até hoje perdura nas escolas da cidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360/373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 RECEI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 RECEI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124337917952 |