A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosivania Maria da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica do professor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, no perí­odo de 1950 a 1960, visando perceber como se deu a sua atuação como professor na Escola Normal Primária de Mossoró do Rio Grande do Norte. E pretende contribuir para a História da Educação do municí­pio de Mossoró-RN, bem como para se compreender a formação e prática docente de professores que por esta Escola se formaram. Trata-se de um professor que desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, atuando também como Sacerdote do municí­pio de Mossoró contribuindo assim para formação religiosa de uma sociedade. Diante disso, como se davam as suas práticas pedagógicas na década de 1950, na Escola Normal Primária de Mossoró? Este questionamento norteou a pesquisa e, na busca para respondê-lo utilizamos como metodologia suas narrativas orais, uma vez que entrevistamos o professor e usamos suas falas na investigação da formação na Escola Normal de Mossoró/RN. Respaldamo-nos teoricamente nos autores: Moura (2001), Nonato (1973) e Wanderley (1990), os quais enfatizaram a importância e dados descritivos da Escola citada. Diante disso, percebeu-se a necessidade de um estudo qualitativo sobre a formação de professores na Escola Normal Primária de Mossoró, pois os autores não consideraram as vozes de professores desta escola. Como resultados percebeu-se que o professor Sátiro Cavalcanti Dantas, da Escola Normal Primária de Mossoró era reconhecido como autoridade. Vimos ainda que o mesmo tinha o domí­nio do saber e da metodologia de ensino, ressaltando na perspectiva tradicional. A Escola Normal Primária de Mossoró foi à única instituição que formou professores para atuação no magistério até os anos de 1966. Considera-se relevante reconstituir a prática pedagógica do professor Sátiro Cavalcanti Dantas para a História da Educação do municí­pio de Mossoró/RN, bem como para a compreensão da cultura escolar que até hoje perdura nas escolas da cidade.
id UERN-5_57db1d1e0ea57c9d1bd21943b8f1c682
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/360
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RNPrática PedagógicaFormação de ProfessoresEscola Normal de MossoróNarrativas AutobiográficasO objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica do professor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, no perí­odo de 1950 a 1960, visando perceber como se deu a sua atuação como professor na Escola Normal Primária de Mossoró do Rio Grande do Norte. E pretende contribuir para a História da Educação do municí­pio de Mossoró-RN, bem como para se compreender a formação e prática docente de professores que por esta Escola se formaram. Trata-se de um professor que desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, atuando também como Sacerdote do municí­pio de Mossoró contribuindo assim para formação religiosa de uma sociedade. Diante disso, como se davam as suas práticas pedagógicas na década de 1950, na Escola Normal Primária de Mossoró? Este questionamento norteou a pesquisa e, na busca para respondê-lo utilizamos como metodologia suas narrativas orais, uma vez que entrevistamos o professor e usamos suas falas na investigação da formação na Escola Normal de Mossoró/RN. Respaldamo-nos teoricamente nos autores: Moura (2001), Nonato (1973) e Wanderley (1990), os quais enfatizaram a importância e dados descritivos da Escola citada. Diante disso, percebeu-se a necessidade de um estudo qualitativo sobre a formação de professores na Escola Normal Primária de Mossoró, pois os autores não consideraram as vozes de professores desta escola. Como resultados percebeu-se que o professor Sátiro Cavalcanti Dantas, da Escola Normal Primária de Mossoró era reconhecido como autoridade. Vimos ainda que o mesmo tinha o domí­nio do saber e da metodologia de ensino, ressaltando na perspectiva tradicional. A Escola Normal Primária de Mossoró foi à única instituição que formou professores para atuação no magistério até os anos de 1966. Considera-se relevante reconstituir a prática pedagógica do professor Sátiro Cavalcanti Dantas para a História da Educação do municí­pio de Mossoró/RN, bem como para a compreensão da cultura escolar que até hoje perdura nas escolas da cidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360/373Copyright (c) 2015 RECEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosivania Maria da Silva2020-10-29T12:52:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/360Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
title A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
spellingShingle A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
Rosivania Maria da Silva
Prática Pedagógica
Formação de Professores
Escola Normal de Mossoró
Narrativas Autobiográficas
title_short A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
title_full A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
title_fullStr A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
title_full_unstemmed A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
title_sort A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS NA ESCOLA NORMAL PRIMARIA DE MOSSORÓ/RN
author Rosivania Maria da Silva
author_facet Rosivania Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosivania Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Formação de Professores
Escola Normal de Mossoró
Narrativas Autobiográficas
topic Prática Pedagógica
Formação de Professores
Escola Normal de Mossoró
Narrativas Autobiográficas
description O objetivo deste trabalho é analisar a prática pedagógica do professor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, no perí­odo de 1950 a 1960, visando perceber como se deu a sua atuação como professor na Escola Normal Primária de Mossoró do Rio Grande do Norte. E pretende contribuir para a História da Educação do municí­pio de Mossoró-RN, bem como para se compreender a formação e prática docente de professores que por esta Escola se formaram. Trata-se de um professor que desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, atuando também como Sacerdote do municí­pio de Mossoró contribuindo assim para formação religiosa de uma sociedade. Diante disso, como se davam as suas práticas pedagógicas na década de 1950, na Escola Normal Primária de Mossoró? Este questionamento norteou a pesquisa e, na busca para respondê-lo utilizamos como metodologia suas narrativas orais, uma vez que entrevistamos o professor e usamos suas falas na investigação da formação na Escola Normal de Mossoró/RN. Respaldamo-nos teoricamente nos autores: Moura (2001), Nonato (1973) e Wanderley (1990), os quais enfatizaram a importância e dados descritivos da Escola citada. Diante disso, percebeu-se a necessidade de um estudo qualitativo sobre a formação de professores na Escola Normal Primária de Mossoró, pois os autores não consideraram as vozes de professores desta escola. Como resultados percebeu-se que o professor Sátiro Cavalcanti Dantas, da Escola Normal Primária de Mossoró era reconhecido como autoridade. Vimos ainda que o mesmo tinha o domí­nio do saber e da metodologia de ensino, ressaltando na perspectiva tradicional. A Escola Normal Primária de Mossoró foi à única instituição que formou professores para atuação no magistério até os anos de 1966. Considera-se relevante reconstituir a prática pedagógica do professor Sátiro Cavalcanti Dantas para a História da Educação do municí­pio de Mossoró/RN, bem como para a compreensão da cultura escolar que até hoje perdura nas escolas da cidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/360/373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 RECEI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 RECEI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124337917952