REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilza Léia Ramos Arouche
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: José Carlos de Castro Dantas, Ana Lourdes Sousa Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911
Resumo: É fundamental pensar que um bom tratamento dos letramentos auxilie na formação de um cidadão crítico. Desde uma perspectiva teórica as ideias do Bakhtin e seus seguidores são ferramentas que darão suporte para a realização desse propósito. Por isso, planejar a práxis docente de modo a assumir um compromisso em prol do crescimento pessoal e intelectual do discente na formação do professor de inglês seria de cardinal importância. Nessa perspectiva, no ensino de língua estrangeira, o professor necessita recorrer a atividades que priorizem a comunicação, usando os diversos gêneros discursivos da abordagem bakhtiniana. Deve trabalhar ainda com filmes, música, vídeos, textos semióticos, entre outros. A contribuição social deste trabalho está em poder promover reflexões e ações pedagógicas que conduzam a possíveis mudanças no fazer metodológico dos futuros professores do ensino regular fundamental e médio, a partir da experiência de práticas situadas e embasadas em teorias como a bakhtiniana.
id UERN-5_59da6201f7bb01a7aae7545719434202
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3911
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTOLetramento; Linguística Aplicada; DialogismoÉ fundamental pensar que um bom tratamento dos letramentos auxilie na formação de um cidadão crítico. Desde uma perspectiva teórica as ideias do Bakhtin e seus seguidores são ferramentas que darão suporte para a realização desse propósito. Por isso, planejar a práxis docente de modo a assumir um compromisso em prol do crescimento pessoal e intelectual do discente na formação do professor de inglês seria de cardinal importância. Nessa perspectiva, no ensino de língua estrangeira, o professor necessita recorrer a atividades que priorizem a comunicação, usando os diversos gêneros discursivos da abordagem bakhtiniana. Deve trabalhar ainda com filmes, música, vídeos, textos semióticos, entre outros. A contribuição social deste trabalho está em poder promover reflexões e ações pedagógicas que conduzam a possíveis mudanças no fazer metodológico dos futuros professores do ensino regular fundamental e médio, a partir da experiência de práticas situadas e embasadas em teorias como a bakhtiniana.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911/3111Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessIlza Léia Ramos AroucheJosé Carlos de Castro DantasAna Lourdes Sousa Pereira2022-06-24T22:18:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3911Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-24T22:18:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
title REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
Ilza Léia Ramos Arouche
Letramento; Linguística Aplicada; Dialogismo
title_short REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
title_full REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
title_sort REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
author Ilza Léia Ramos Arouche
author_facet Ilza Léia Ramos Arouche
José Carlos de Castro Dantas
Ana Lourdes Sousa Pereira
author_role author
author2 José Carlos de Castro Dantas
Ana Lourdes Sousa Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilza Léia Ramos Arouche
José Carlos de Castro Dantas
Ana Lourdes Sousa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento; Linguística Aplicada; Dialogismo
topic Letramento; Linguística Aplicada; Dialogismo
description É fundamental pensar que um bom tratamento dos letramentos auxilie na formação de um cidadão crítico. Desde uma perspectiva teórica as ideias do Bakhtin e seus seguidores são ferramentas que darão suporte para a realização desse propósito. Por isso, planejar a práxis docente de modo a assumir um compromisso em prol do crescimento pessoal e intelectual do discente na formação do professor de inglês seria de cardinal importância. Nessa perspectiva, no ensino de língua estrangeira, o professor necessita recorrer a atividades que priorizem a comunicação, usando os diversos gêneros discursivos da abordagem bakhtiniana. Deve trabalhar ainda com filmes, música, vídeos, textos semióticos, entre outros. A contribuição social deste trabalho está em poder promover reflexões e ações pedagógicas que conduzam a possíveis mudanças no fazer metodológico dos futuros professores do ensino regular fundamental e médio, a partir da experiência de práticas situadas e embasadas em teorias como a bakhtiniana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911/3111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127061069824