REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911 |
Resumo: | É fundamental pensar que um bom tratamento dos letramentos auxilie na formação de um cidadão crítico. Desde uma perspectiva teórica as ideias do Bakhtin e seus seguidores são ferramentas que darão suporte para a realização desse propósito. Por isso, planejar a práxis docente de modo a assumir um compromisso em prol do crescimento pessoal e intelectual do discente na formação do professor de inglês seria de cardinal importância. Nessa perspectiva, no ensino de língua estrangeira, o professor necessita recorrer a atividades que priorizem a comunicação, usando os diversos gêneros discursivos da abordagem bakhtiniana. Deve trabalhar ainda com filmes, música, vídeos, textos semióticos, entre outros. A contribuição social deste trabalho está em poder promover reflexões e ações pedagógicas que conduzam a possíveis mudanças no fazer metodológico dos futuros professores do ensino regular fundamental e médio, a partir da experiência de práticas situadas e embasadas em teorias como a bakhtiniana. |
id |
UERN-5_59da6201f7bb01a7aae7545719434202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3911 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTOLetramento; Linguística Aplicada; DialogismoÉ fundamental pensar que um bom tratamento dos letramentos auxilie na formação de um cidadão crítico. Desde uma perspectiva teórica as ideias do Bakhtin e seus seguidores são ferramentas que darão suporte para a realização desse propósito. Por isso, planejar a práxis docente de modo a assumir um compromisso em prol do crescimento pessoal e intelectual do discente na formação do professor de inglês seria de cardinal importância. Nessa perspectiva, no ensino de língua estrangeira, o professor necessita recorrer a atividades que priorizem a comunicação, usando os diversos gêneros discursivos da abordagem bakhtiniana. Deve trabalhar ainda com filmes, música, vídeos, textos semióticos, entre outros. A contribuição social deste trabalho está em poder promover reflexões e ações pedagógicas que conduzam a possíveis mudanças no fazer metodológico dos futuros professores do ensino regular fundamental e médio, a partir da experiência de práticas situadas e embasadas em teorias como a bakhtiniana.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911/3111Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessIlza Léia Ramos AroucheJosé Carlos de Castro DantasAna Lourdes Sousa Pereira2022-06-24T22:18:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3911Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-24T22:18:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO |
title |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO Ilza Léia Ramos Arouche Letramento; Linguística Aplicada; Dialogismo |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE BAKHTIN APLICADA AO ENSINO DA LEITURA E LETRAMENTO |
author |
Ilza Léia Ramos Arouche |
author_facet |
Ilza Léia Ramos Arouche José Carlos de Castro Dantas Ana Lourdes Sousa Pereira |
author_role |
author |
author2 |
José Carlos de Castro Dantas Ana Lourdes Sousa Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ilza Léia Ramos Arouche José Carlos de Castro Dantas Ana Lourdes Sousa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento; Linguística Aplicada; Dialogismo |
topic |
Letramento; Linguística Aplicada; Dialogismo |
description |
É fundamental pensar que um bom tratamento dos letramentos auxilie na formação de um cidadão crítico. Desde uma perspectiva teórica as ideias do Bakhtin e seus seguidores são ferramentas que darão suporte para a realização desse propósito. Por isso, planejar a práxis docente de modo a assumir um compromisso em prol do crescimento pessoal e intelectual do discente na formação do professor de inglês seria de cardinal importância. Nessa perspectiva, no ensino de língua estrangeira, o professor necessita recorrer a atividades que priorizem a comunicação, usando os diversos gêneros discursivos da abordagem bakhtiniana. Deve trabalhar ainda com filmes, música, vídeos, textos semióticos, entre outros. A contribuição social deste trabalho está em poder promover reflexões e ações pedagógicas que conduzam a possíveis mudanças no fazer metodológico dos futuros professores do ensino regular fundamental e médio, a partir da experiência de práticas situadas e embasadas em teorias como a bakhtiniana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3911/3111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127061069824 |