A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fátima Maria Nobre Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Adauto Lopes da Silva Filho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852
Resumo: O artigo refere-se a uma pesquisa teórica cujo objetivo é destacar a importância e necessidade de se ter uma compreensão da dimensão ontológica e ética de um currí­culo de qualidade. Para tanto recorre ao pensamento do filósofo húngaro György Lukács tomando as suas considerações acerca da ontologia do ser social, também remete í s considerações dos filósofos Karl Marx, Immanuel Kant e do próprio Lukács acerca de uma ética fundamental. Nas considerações finais destaca-se o papel crucial da educação que deve proporcionar não apenas instrução e sim que deve ser formativa e ética. Os pensadores supracitados muito contribuem para esse entendimento posto que defendem uma educação ominilateral, que resgate o amor e que prepare o indiví­duo livre e autônomo no sentido da formação da sua consciência moral. Essa é uma condição essencial para se compreender a dimensão ontológica e ética de um currí­culo de qualidade.
id UERN-5_5a1c91a069475963e59a8d71ae6fc9ed
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3852
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADEO artigo refere-se a uma pesquisa teórica cujo objetivo é destacar a importância e necessidade de se ter uma compreensão da dimensão ontológica e ética de um currí­culo de qualidade. Para tanto recorre ao pensamento do filósofo húngaro György Lukács tomando as suas considerações acerca da ontologia do ser social, também remete í s considerações dos filósofos Karl Marx, Immanuel Kant e do próprio Lukács acerca de uma ética fundamental. Nas considerações finais destaca-se o papel crucial da educação que deve proporcionar não apenas instrução e sim que deve ser formativa e ética. Os pensadores supracitados muito contribuem para esse entendimento posto que defendem uma educação ominilateral, que resgate o amor e que prepare o indiví­duo livre e autônomo no sentido da formação da sua consciência moral. Essa é uma condição essencial para se compreender a dimensão ontológica e ética de um currí­culo de qualidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852/3025Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFátima Maria Nobre LopesAdauto Lopes da Silva Filho2022-07-11T18:17:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3852Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
title A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
spellingShingle A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
Fátima Maria Nobre Lopes
title_short A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
title_full A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
title_fullStr A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
title_full_unstemmed A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
title_sort A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
author Fátima Maria Nobre Lopes
author_facet Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
author_role author
author2 Adauto Lopes da Silva Filho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
description O artigo refere-se a uma pesquisa teórica cujo objetivo é destacar a importância e necessidade de se ter uma compreensão da dimensão ontológica e ética de um currí­culo de qualidade. Para tanto recorre ao pensamento do filósofo húngaro György Lukács tomando as suas considerações acerca da ontologia do ser social, também remete í s considerações dos filósofos Karl Marx, Immanuel Kant e do próprio Lukács acerca de uma ética fundamental. Nas considerações finais destaca-se o papel crucial da educação que deve proporcionar não apenas instrução e sim que deve ser formativa e ética. Os pensadores supracitados muito contribuem para esse entendimento posto que defendem uma educação ominilateral, que resgate o amor e que prepare o indiví­duo livre e autônomo no sentido da formação da sua consciência moral. Essa é uma condição essencial para se compreender a dimensão ontológica e ética de um currí­culo de qualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852/3025
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126959357952