A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852 |
Resumo: | O artigo refere-se a uma pesquisa teórica cujo objetivo é destacar a importância e necessidade de se ter uma compreensão da dimensão ontológica e ética de um currículo de qualidade. Para tanto recorre ao pensamento do filósofo húngaro György Lukács tomando as suas considerações acerca da ontologia do ser social, também remete í s considerações dos filósofos Karl Marx, Immanuel Kant e do próprio Lukács acerca de uma ética fundamental. Nas considerações finais destaca-se o papel crucial da educação que deve proporcionar não apenas instrução e sim que deve ser formativa e ética. Os pensadores supracitados muito contribuem para esse entendimento posto que defendem uma educação ominilateral, que resgate o amor e que prepare o indivíduo livre e autônomo no sentido da formação da sua consciência moral. Essa é uma condição essencial para se compreender a dimensão ontológica e ética de um currículo de qualidade. |
id |
UERN-5_5a1c91a069475963e59a8d71ae6fc9ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3852 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADEO artigo refere-se a uma pesquisa teórica cujo objetivo é destacar a importância e necessidade de se ter uma compreensão da dimensão ontológica e ética de um currículo de qualidade. Para tanto recorre ao pensamento do filósofo húngaro György Lukács tomando as suas considerações acerca da ontologia do ser social, também remete í s considerações dos filósofos Karl Marx, Immanuel Kant e do próprio Lukács acerca de uma ética fundamental. Nas considerações finais destaca-se o papel crucial da educação que deve proporcionar não apenas instrução e sim que deve ser formativa e ética. Os pensadores supracitados muito contribuem para esse entendimento posto que defendem uma educação ominilateral, que resgate o amor e que prepare o indivíduo livre e autônomo no sentido da formação da sua consciência moral. Essa é uma condição essencial para se compreender a dimensão ontológica e ética de um currículo de qualidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852/3025Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFátima Maria Nobre LopesAdauto Lopes da Silva Filho2022-07-11T18:17:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3852Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE |
title |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE |
spellingShingle |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE Fátima Maria Nobre Lopes |
title_short |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE |
title_full |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE |
title_fullStr |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE |
title_sort |
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DE UM CURRICULO DE QUALIDADE |
author |
Fátima Maria Nobre Lopes |
author_facet |
Fátima Maria Nobre Lopes Adauto Lopes da Silva Filho |
author_role |
author |
author2 |
Adauto Lopes da Silva Filho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fátima Maria Nobre Lopes Adauto Lopes da Silva Filho |
description |
O artigo refere-se a uma pesquisa teórica cujo objetivo é destacar a importância e necessidade de se ter uma compreensão da dimensão ontológica e ética de um currículo de qualidade. Para tanto recorre ao pensamento do filósofo húngaro György Lukács tomando as suas considerações acerca da ontologia do ser social, também remete í s considerações dos filósofos Karl Marx, Immanuel Kant e do próprio Lukács acerca de uma ética fundamental. Nas considerações finais destaca-se o papel crucial da educação que deve proporcionar não apenas instrução e sim que deve ser formativa e ética. Os pensadores supracitados muito contribuem para esse entendimento posto que defendem uma educação ominilateral, que resgate o amor e que prepare o indivíduo livre e autônomo no sentido da formação da sua consciência moral. Essa é uma condição essencial para se compreender a dimensão ontológica e ética de um currículo de qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3852/3025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126959357952 |