MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Raphaela Pachêco de Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosângela Araújo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839
Resumo: O presente trabalho refere-se aos resultados parciais de uma pesquisa de iniciação cientí­fica desenvolvida na formação docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. Assim, objetivamos matematizar os dados dos indicadores da Educação Profissional como forma de transformar informações concretas em conhecimentos matemáticos. A metodologia empregada é de natureza qualiquantitativa e seu desenvolvimento consiste na coleta de indicadores que são transformados em situações-problemas, exercí­cios, gráficos e tabelas entre outros tipos de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica. Dessa forma, consideramos que os procedimentos da pesquisa se inserem nos cenários reflexivos acerca da situação educacional do paí­s. Por fim, acreditamos que este estudo matematiza dados concretos procurando torná-los acessí­veis e providos de significados para todos os alunos.
id UERN-5_5e4694a4f57925fc1f5a857d5d23a891
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/839
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICAEducação profissionalIndicadores educacionaisMatematizaçãoO presente trabalho refere-se aos resultados parciais de uma pesquisa de iniciação cientí­fica desenvolvida na formação docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. Assim, objetivamos matematizar os dados dos indicadores da Educação Profissional como forma de transformar informações concretas em conhecimentos matemáticos. A metodologia empregada é de natureza qualiquantitativa e seu desenvolvimento consiste na coleta de indicadores que são transformados em situações-problemas, exercí­cios, gráficos e tabelas entre outros tipos de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica. Dessa forma, consideramos que os procedimentos da pesquisa se inserem nos cenários reflexivos acerca da situação educacional do paí­s. Por fim, acreditamos que este estudo matematiza dados concretos procurando torná-los acessí­veis e providos de significados para todos os alunos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839/748Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAmanda Raphaela Pachêco de MeloRosângela Araújo da Silva2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/839Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
spellingShingle MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Amanda Raphaela Pachêco de Melo
Educação profissional
Indicadores educacionais
Matematização
title_short MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_fullStr MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_sort MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
author Amanda Raphaela Pachêco de Melo
author_facet Amanda Raphaela Pachêco de Melo
Rosângela Araújo da Silva
author_role author
author2 Rosângela Araújo da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amanda Raphaela Pachêco de Melo
Rosângela Araújo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Indicadores educacionais
Matematização
topic Educação profissional
Indicadores educacionais
Matematização
description O presente trabalho refere-se aos resultados parciais de uma pesquisa de iniciação cientí­fica desenvolvida na formação docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. Assim, objetivamos matematizar os dados dos indicadores da Educação Profissional como forma de transformar informações concretas em conhecimentos matemáticos. A metodologia empregada é de natureza qualiquantitativa e seu desenvolvimento consiste na coleta de indicadores que são transformados em situações-problemas, exercí­cios, gráficos e tabelas entre outros tipos de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica. Dessa forma, consideramos que os procedimentos da pesquisa se inserem nos cenários reflexivos acerca da situação educacional do paí­s. Por fim, acreditamos que este estudo matematiza dados concretos procurando torná-los acessí­veis e providos de significados para todos os alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839/748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124535050240