MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se aos resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida na formação docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. Assim, objetivamos matematizar os dados dos indicadores da Educação Profissional como forma de transformar informações concretas em conhecimentos matemáticos. A metodologia empregada é de natureza qualiquantitativa e seu desenvolvimento consiste na coleta de indicadores que são transformados em situações-problemas, exercícios, gráficos e tabelas entre outros tipos de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica. Dessa forma, consideramos que os procedimentos da pesquisa se inserem nos cenários reflexivos acerca da situação educacional do país. Por fim, acreditamos que este estudo matematiza dados concretos procurando torná-los acessíveis e providos de significados para todos os alunos. |
id |
UERN-5_5e4694a4f57925fc1f5a857d5d23a891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/839 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICAEducação profissionalIndicadores educacionaisMatematizaçãoO presente trabalho refere-se aos resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida na formação docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. Assim, objetivamos matematizar os dados dos indicadores da Educação Profissional como forma de transformar informações concretas em conhecimentos matemáticos. A metodologia empregada é de natureza qualiquantitativa e seu desenvolvimento consiste na coleta de indicadores que são transformados em situações-problemas, exercícios, gráficos e tabelas entre outros tipos de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica. Dessa forma, consideramos que os procedimentos da pesquisa se inserem nos cenários reflexivos acerca da situação educacional do país. Por fim, acreditamos que este estudo matematiza dados concretos procurando torná-los acessíveis e providos de significados para todos os alunos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839/748Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAmanda Raphaela Pachêco de MeloRosângela Araújo da Silva2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/839Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Amanda Raphaela Pachêco de Melo Educação profissional Indicadores educacionais Matematização |
title_short |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_full |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_sort |
MATEMATIZAÇÃO DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
author |
Amanda Raphaela Pachêco de Melo |
author_facet |
Amanda Raphaela Pachêco de Melo Rosângela Araújo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Rosângela Araújo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amanda Raphaela Pachêco de Melo Rosângela Araújo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional Indicadores educacionais Matematização |
topic |
Educação profissional Indicadores educacionais Matematização |
description |
O presente trabalho refere-se aos resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida na formação docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. Assim, objetivamos matematizar os dados dos indicadores da Educação Profissional como forma de transformar informações concretas em conhecimentos matemáticos. A metodologia empregada é de natureza qualiquantitativa e seu desenvolvimento consiste na coleta de indicadores que são transformados em situações-problemas, exercícios, gráficos e tabelas entre outros tipos de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica. Dessa forma, consideramos que os procedimentos da pesquisa se inserem nos cenários reflexivos acerca da situação educacional do país. Por fim, acreditamos que este estudo matematiza dados concretos procurando torná-los acessíveis e providos de significados para todos os alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/839/748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124535050240 |