O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luccas,Simone
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Batista,Irinéa de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200013
Resumo: Esse artigo apresenta um estudo a respeito das contribuições que o ensino de matemática pode proporcionar à formação de alunos de um curso do Ensino Superior na área de administração. O estudo discute como o ensino e a aprendizagem do conhecimento matemático podem subsidiar a formação de um administrador, não somente no sentido da compreensão do conhecimento matemático, mas, também, na análise de fenômenos ou problemas existentes em seu entorno sociocultural. A estruturação para o trabalho com o conhecimento matemático dá-se por meio de: um circuito epistemológico do conhecimento, que é proposto pela matematização horizontal e vertical; contextualização adequada de fenômenos da realidade; descontextualização do objeto matemático; e, por fim, recontextualização dessa estrutura em novas problemáticas, implicando necessariamente uma ação interdisciplinar.
id UNESP-22_0e82e370a87cac85cdf47d0ab021b9e5
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000200013
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superiorEducação MatemáticaEpistemologiaInterdisciplinaridadeEnsino SuperiorMatematizaçãoEsse artigo apresenta um estudo a respeito das contribuições que o ensino de matemática pode proporcionar à formação de alunos de um curso do Ensino Superior na área de administração. O estudo discute como o ensino e a aprendizagem do conhecimento matemático podem subsidiar a formação de um administrador, não somente no sentido da compreensão do conhecimento matemático, mas, também, na análise de fenômenos ou problemas existentes em seu entorno sociocultural. A estruturação para o trabalho com o conhecimento matemático dá-se por meio de: um circuito epistemológico do conhecimento, que é proposto pela matematização horizontal e vertical; contextualização adequada de fenômenos da realidade; descontextualização do objeto matemático; e, por fim, recontextualização dessa estrutura em novas problemáticas, implicando necessariamente uma ação interdisciplinar.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200013Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000200013info:eu-repo/semantics/openAccessLuccas,SimoneBatista,Irinéa de Lourdespor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000200013Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:40.941192Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior
title O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior
spellingShingle O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior
Luccas,Simone
Educação Matemática
Epistemologia
Interdisciplinaridade
Ensino Superior
Matematização
title_short O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior
title_full O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior
title_fullStr O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior
title_full_unstemmed O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior
title_sort O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior
author Luccas,Simone
author_facet Luccas,Simone
Batista,Irinéa de Lourdes
author_role author
author2 Batista,Irinéa de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luccas,Simone
Batista,Irinéa de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Epistemologia
Interdisciplinaridade
Ensino Superior
Matematização
topic Educação Matemática
Epistemologia
Interdisciplinaridade
Ensino Superior
Matematização
description Esse artigo apresenta um estudo a respeito das contribuições que o ensino de matemática pode proporcionar à formação de alunos de um curso do Ensino Superior na área de administração. O estudo discute como o ensino e a aprendizagem do conhecimento matemático podem subsidiar a formação de um administrador, não somente no sentido da compreensão do conhecimento matemático, mas, também, na análise de fenômenos ou problemas existentes em seu entorno sociocultural. A estruturação para o trabalho com o conhecimento matemático dá-se por meio de: um circuito epistemológico do conhecimento, que é proposto pela matematização horizontal e vertical; contextualização adequada de fenômenos da realidade; descontextualização do objeto matemático; e, por fim, recontextualização dessa estrutura em novas problemáticas, implicando necessariamente uma ação interdisciplinar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956196282368