ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368 |
Resumo: | No cenário atual de ataques ao ensino público básico e superior, as humanidades parecem ter sido eleitas como alvo do descrédito, enquanto a desinformação alastra-se. Este trabalho entende que o desconhecimento de metodologias importantes ao fazer historiográfico pode levar a uma incompreensão do lugar da subjetividade e da política na construção do conhecimento histórico e na prática pedagógica. Partindo de experiências no âmbito do estágio docente desenvolvido na disciplina de Introdução à História para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e do primeiro ano de atuação na rede pública de ensino básico, refletimos sobre a prática de análise de fontes históricas em sala de aula e sua importância para uma pedagogia que, para além das fronteiras da disciplina da História, vise à construção do pensamento crítico. Tecemos ainda considerações finais sobre as especificidades do exercício no ensino básico em relação ao mesmo praticado no ensino superior. |
id |
UERN-5_5fd68f2146cdf1a8d4d9d1222c63d6d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4368 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento críticoEnsino de HistóriaAnálise de fontesPensamento críticoNo cenário atual de ataques ao ensino público básico e superior, as humanidades parecem ter sido eleitas como alvo do descrédito, enquanto a desinformação alastra-se. Este trabalho entende que o desconhecimento de metodologias importantes ao fazer historiográfico pode levar a uma incompreensão do lugar da subjetividade e da política na construção do conhecimento histórico e na prática pedagógica. Partindo de experiências no âmbito do estágio docente desenvolvido na disciplina de Introdução à História para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e do primeiro ano de atuação na rede pública de ensino básico, refletimos sobre a prática de análise de fontes históricas em sala de aula e sua importância para uma pedagogia que, para além das fronteiras da disciplina da História, vise à construção do pensamento crítico. Tecemos ainda considerações finais sobre as especificidades do exercício no ensino básico em relação ao mesmo praticado no ensino superior.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368/3480Copyright (c) 2022 Bruna Perrotti (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerrotti , Bruna2022-12-28T01:51:18Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4368Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:18Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico |
title |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico |
spellingShingle |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico Perrotti , Bruna Ensino de História Análise de fontes Pensamento crítico |
title_short |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico |
title_full |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico |
title_fullStr |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico |
title_sort |
ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico |
author |
Perrotti , Bruna |
author_facet |
Perrotti , Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perrotti , Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Análise de fontes Pensamento crítico |
topic |
Ensino de História Análise de fontes Pensamento crítico |
description |
No cenário atual de ataques ao ensino público básico e superior, as humanidades parecem ter sido eleitas como alvo do descrédito, enquanto a desinformação alastra-se. Este trabalho entende que o desconhecimento de metodologias importantes ao fazer historiográfico pode levar a uma incompreensão do lugar da subjetividade e da política na construção do conhecimento histórico e na prática pedagógica. Partindo de experiências no âmbito do estágio docente desenvolvido na disciplina de Introdução à História para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e do primeiro ano de atuação na rede pública de ensino básico, refletimos sobre a prática de análise de fontes históricas em sala de aula e sua importância para uma pedagogia que, para além das fronteiras da disciplina da História, vise à construção do pensamento crítico. Tecemos ainda considerações finais sobre as especificidades do exercício no ensino básico em relação ao mesmo praticado no ensino superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368/3480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bruna Perrotti (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bruna Perrotti (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127107207168 |