ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perrotti , Bruna
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368
Resumo: No cenário atual de ataques ao ensino público básico e superior, as humanidades parecem ter sido eleitas como alvo do descrédito, enquanto a desinformação alastra-se. Este trabalho entende que o desconhecimento de metodologias importantes ao fazer historiográfico pode levar a uma incompreensão do lugar da subjetividade e da política na construção do conhecimento histórico e na prática pedagógica. Partindo de experiências no âmbito do estágio docente desenvolvido na disciplina de Introdução à História para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e do primeiro ano de atuação na rede pública de ensino básico, refletimos sobre a prática de análise de fontes históricas em sala de aula e sua importância para uma pedagogia que, para além das fronteiras da disciplina da História, vise à construção do pensamento crítico. Tecemos ainda considerações finais sobre as especificidades do exercício no ensino básico em relação ao mesmo praticado no ensino superior.
id UERN-5_5fd68f2146cdf1a8d4d9d1222c63d6d6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4368
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento críticoEnsino de HistóriaAnálise de fontesPensamento críticoNo cenário atual de ataques ao ensino público básico e superior, as humanidades parecem ter sido eleitas como alvo do descrédito, enquanto a desinformação alastra-se. Este trabalho entende que o desconhecimento de metodologias importantes ao fazer historiográfico pode levar a uma incompreensão do lugar da subjetividade e da política na construção do conhecimento histórico e na prática pedagógica. Partindo de experiências no âmbito do estágio docente desenvolvido na disciplina de Introdução à História para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e do primeiro ano de atuação na rede pública de ensino básico, refletimos sobre a prática de análise de fontes históricas em sala de aula e sua importância para uma pedagogia que, para além das fronteiras da disciplina da História, vise à construção do pensamento crítico. Tecemos ainda considerações finais sobre as especificidades do exercício no ensino básico em relação ao mesmo praticado no ensino superior.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368/3480Copyright (c) 2022 Bruna Perrotti (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerrotti , Bruna2022-12-28T01:51:18Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4368Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:18Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
title ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
spellingShingle ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
Perrotti , Bruna
Ensino de História
Análise de fontes
Pensamento crítico
title_short ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
title_full ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
title_fullStr ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
title_full_unstemmed ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
title_sort ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico
author Perrotti , Bruna
author_facet Perrotti , Bruna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perrotti , Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Análise de fontes
Pensamento crítico
topic Ensino de História
Análise de fontes
Pensamento crítico
description No cenário atual de ataques ao ensino público básico e superior, as humanidades parecem ter sido eleitas como alvo do descrédito, enquanto a desinformação alastra-se. Este trabalho entende que o desconhecimento de metodologias importantes ao fazer historiográfico pode levar a uma incompreensão do lugar da subjetividade e da política na construção do conhecimento histórico e na prática pedagógica. Partindo de experiências no âmbito do estágio docente desenvolvido na disciplina de Introdução à História para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e do primeiro ano de atuação na rede pública de ensino básico, refletimos sobre a prática de análise de fontes históricas em sala de aula e sua importância para uma pedagogia que, para além das fronteiras da disciplina da História, vise à construção do pensamento crítico. Tecemos ainda considerações finais sobre as especificidades do exercício no ensino básico em relação ao mesmo praticado no ensino superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368/3480
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Bruna Perrotti (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Bruna Perrotti (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127107207168