ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elione Maria Nogueira Diógenes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maria Fabiana da Silva Costa, Alexandre Felipe Oliveira Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/921
Resumo: No presente artigo, tratamos de analisar a proposta do ensino médio pelo empresariado nacional. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, por compreender a complexidade do objeto de estudo. Tartuce (2006) aponta que essa como procedimentos estabelecer relações de sentido e significações no campo da subjetividade. Os procedimentos técnicos foram dois: 1) levantamento da bibliografia acerca da temática; b) análise documental com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que, por meio do movimento "Pensamento Nacional das Bases Empresariais", iniciado após a redemocratização brasileira (1985), o empresariado nacional buscou influenciar decisivamente à Reforma do Ensino Médio e conseguiu definir uma plataforma ensino médio que, o projeto básico, constituiu-se ensino médio "preparar os (as) estudantes para o mercado de trabalho flexibilizado".
id UERN-5_61aee608fbda5f4f87bd069bf80fcef6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/921
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela Ensino MédioEmpresariado NacionalReformas do Ensino MédioNo presente artigo, tratamos de analisar a proposta do ensino médio pelo empresariado nacional. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, por compreender a complexidade do objeto de estudo. Tartuce (2006) aponta que essa como procedimentos estabelecer relações de sentido e significações no campo da subjetividade. Os procedimentos técnicos foram dois: 1) levantamento da bibliografia acerca da temática; b) análise documental com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que, por meio do movimento "Pensamento Nacional das Bases Empresariais", iniciado após a redemocratização brasileira (1985), o empresariado nacional buscou influenciar decisivamente à Reforma do Ensino Médio e conseguiu definir uma plataforma ensino médio que, o projeto básico, constituiu-se ensino médio "preparar os (as) estudantes para o mercado de trabalho flexibilizado".Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/921Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/921/834Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessElione Maria Nogueira DiógenesMaria Fabiana da Silva CostaAlexandre Felipe Oliveira Gomes2020-10-29T12:51:12Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/921Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:12Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela
title ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela
spellingShingle ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela
Elione Maria Nogueira Diógenes
Ensino Médio
Empresariado Nacional
Reformas do Ensino Médio
title_short ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela
title_full ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela
title_fullStr ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela
title_sort ENSINO MÉDIOPRESARIADO: história, ensino médio, tela
author Elione Maria Nogueira Diógenes
author_facet Elione Maria Nogueira Diógenes
Maria Fabiana da Silva Costa
Alexandre Felipe Oliveira Gomes
author_role author
author2 Maria Fabiana da Silva Costa
Alexandre Felipe Oliveira Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elione Maria Nogueira Diógenes
Maria Fabiana da Silva Costa
Alexandre Felipe Oliveira Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Empresariado Nacional
Reformas do Ensino Médio
topic Ensino Médio
Empresariado Nacional
Reformas do Ensino Médio
description No presente artigo, tratamos de analisar a proposta do ensino médio pelo empresariado nacional. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, por compreender a complexidade do objeto de estudo. Tartuce (2006) aponta que essa como procedimentos estabelecer relações de sentido e significações no campo da subjetividade. Os procedimentos técnicos foram dois: 1) levantamento da bibliografia acerca da temática; b) análise documental com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que, por meio do movimento "Pensamento Nacional das Bases Empresariais", iniciado após a redemocratização brasileira (1985), o empresariado nacional buscou influenciar decisivamente à Reforma do Ensino Médio e conseguiu definir uma plataforma ensino médio que, o projeto básico, constituiu-se ensino médio "preparar os (as) estudantes para o mercado de trabalho flexibilizado".
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/921
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/921/834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124566507521