ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vescovi, Jessica Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kochhan de Fraga, Ligia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2852
Resumo: Construir colaborativamente propostas que visem integrar diferentes saberes propicia aos discentes e aos docentes experiências significativas, as quais permitem a problematização de suas realidades. Nesse sentido, o escopo de nosso trabalho é trazer à tona uma experiência interdisciplinar entre os componentes de Biologia e Lí­ngua Portuguesa realizada com estudantes do ensino médio técnico integrado dos cursos de Administração e Cooperativismo, no Instituto Federal do Paraná, que ocorreu durante o perí­odo de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da Covid-19 e teve por base teórica os pressupostos de Raynaut (2011; 2014) quanto à interdisciplinaridade e freirianos no relativo à formação crí­tica do estudante. A atividade proposta demonstrou quão proveitoso pode ser um trabalho interdisciplinar planejado e executado conjuntamente, de modo que compreendemos que não existe área do conhecimento superior í s demais e que todo conhecimento é incompleto, permitindo que haja a ampliação desse e, por consequência, o diálogo entre os saberes.
id UERN-5_63d05c453f93f2eec0256dd2bc19c1a5
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2852
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significaçõesinterdisciplinaridadelí­ngua portuguesabiologiaensino remotoConstruir colaborativamente propostas que visem integrar diferentes saberes propicia aos discentes e aos docentes experiências significativas, as quais permitem a problematização de suas realidades. Nesse sentido, o escopo de nosso trabalho é trazer à tona uma experiência interdisciplinar entre os componentes de Biologia e Lí­ngua Portuguesa realizada com estudantes do ensino médio técnico integrado dos cursos de Administração e Cooperativismo, no Instituto Federal do Paraná, que ocorreu durante o perí­odo de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da Covid-19 e teve por base teórica os pressupostos de Raynaut (2011; 2014) quanto à interdisciplinaridade e freirianos no relativo à formação crí­tica do estudante. A atividade proposta demonstrou quão proveitoso pode ser um trabalho interdisciplinar planejado e executado conjuntamente, de modo que compreendemos que não existe área do conhecimento superior í s demais e que todo conhecimento é incompleto, permitindo que haja a ampliação desse e, por consequência, o diálogo entre os saberes.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2852Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2852/2786http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2852/2802Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessVescovi, Jessica PaulaKochhan de Fraga, Ligia 2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2852Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
title ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
spellingShingle ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
Vescovi, Jessica Paula
interdisciplinaridade
lí­ngua portuguesa
biologia
ensino remoto
title_short ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
title_full ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
title_fullStr ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
title_full_unstemmed ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
title_sort ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: interdisciplinaridade, (re)conexões e (re)significações
author Vescovi, Jessica Paula
author_facet Vescovi, Jessica Paula
Kochhan de Fraga, Ligia
author_role author
author2 Kochhan de Fraga, Ligia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vescovi, Jessica Paula
Kochhan de Fraga, Ligia
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
lí­ngua portuguesa
biologia
ensino remoto
topic interdisciplinaridade
lí­ngua portuguesa
biologia
ensino remoto
description Construir colaborativamente propostas que visem integrar diferentes saberes propicia aos discentes e aos docentes experiências significativas, as quais permitem a problematização de suas realidades. Nesse sentido, o escopo de nosso trabalho é trazer à tona uma experiência interdisciplinar entre os componentes de Biologia e Lí­ngua Portuguesa realizada com estudantes do ensino médio técnico integrado dos cursos de Administração e Cooperativismo, no Instituto Federal do Paraná, que ocorreu durante o perí­odo de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da Covid-19 e teve por base teórica os pressupostos de Raynaut (2011; 2014) quanto à interdisciplinaridade e freirianos no relativo à formação crí­tica do estudante. A atividade proposta demonstrou quão proveitoso pode ser um trabalho interdisciplinar planejado e executado conjuntamente, de modo que compreendemos que não existe área do conhecimento superior í s demais e que todo conhecimento é incompleto, permitindo que haja a ampliação desse e, por consequência, o diálogo entre os saberes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2852
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2852/2786
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2852/2802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125923364864