A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698 |
Resumo: | O presente estudo investigou a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do município de Matina-Bahia, a fim de desenvolver propostas formativas com foco em educadores e educandos. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA no município. O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida e as aprendizagens dos educandos. Os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos quando mencionaram se sentirem limitados por terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano escolar da EJA. Os educandos exigem melhoria na qualidade da educação e, consequentemente, ampliação das condições de escolarização e de vida. |
id |
UERN-5_651bae82b089ab62bfab8ff9fb0c3a91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1698 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJAO presente estudo investigou a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do município de Matina-Bahia, a fim de desenvolver propostas formativas com foco em educadores e educandos. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA no município. O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida e as aprendizagens dos educandos. Os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos quando mencionaram se sentirem limitados por terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano escolar da EJA. Os educandos exigem melhoria na qualidade da educação e, consequentemente, ampliação das condições de escolarização e de vida. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698/2273Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Luiza Ferreira DuquesAntonio AmorimErica Valeria Alves2020-09-21T18:39:55Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1698Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-21T18:39:55Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA |
title |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA |
spellingShingle |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA Maria Luiza Ferreira Duques |
title_short |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA |
title_full |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA |
title_fullStr |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA |
title_full_unstemmed |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA |
title_sort |
A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA |
author |
Maria Luiza Ferreira Duques |
author_facet |
Maria Luiza Ferreira Duques Antonio Amorim Erica Valeria Alves |
author_role |
author |
author2 |
Antonio Amorim Erica Valeria Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Luiza Ferreira Duques Antonio Amorim Erica Valeria Alves |
description |
O presente estudo investigou a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do município de Matina-Bahia, a fim de desenvolver propostas formativas com foco em educadores e educandos. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA no município. O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida e as aprendizagens dos educandos. Os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos quando mencionaram se sentirem limitados por terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano escolar da EJA. Os educandos exigem melhoria na qualidade da educação e, consequentemente, ampliação das condições de escolarização e de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698/2273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125566849024 |