A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Luiza Ferreira Duques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Antonio Amorim, Erica Valeria Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698
Resumo: O presente estudo investigou a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do municí­pio de Matina-Bahia, a fim de desenvolver propostas formativas com foco em educadores e educandos. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA no municí­pio. O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida e as aprendizagens dos educandos. Os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos quando mencionaram se sentirem limitados por terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano escolar da EJA.  Os educandos exigem melhoria na qualidade da educação e, consequentemente, ampliação das condições de escolarização e de vida. 
id UERN-5_651bae82b089ab62bfab8ff9fb0c3a91
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1698
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJAO presente estudo investigou a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do municí­pio de Matina-Bahia, a fim de desenvolver propostas formativas com foco em educadores e educandos. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA no municí­pio. O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida e as aprendizagens dos educandos. Os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos quando mencionaram se sentirem limitados por terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano escolar da EJA.  Os educandos exigem melhoria na qualidade da educação e, consequentemente, ampliação das condições de escolarização e de vida. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698/2273Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Luiza Ferreira DuquesAntonio AmorimErica Valeria Alves2020-09-21T18:39:55Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1698Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-21T18:39:55Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
title A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
spellingShingle A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
Maria Luiza Ferreira Duques
title_short A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
title_full A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
title_fullStr A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
title_full_unstemmed A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
title_sort A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS DA EJA
author Maria Luiza Ferreira Duques
author_facet Maria Luiza Ferreira Duques
Antonio Amorim
Erica Valeria Alves
author_role author
author2 Antonio Amorim
Erica Valeria Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Luiza Ferreira Duques
Antonio Amorim
Erica Valeria Alves
description O presente estudo investigou a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do municí­pio de Matina-Bahia, a fim de desenvolver propostas formativas com foco em educadores e educandos. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA no municí­pio. O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida e as aprendizagens dos educandos. Os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos quando mencionaram se sentirem limitados por terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano escolar da EJA.  Os educandos exigem melhoria na qualidade da educação e, consequentemente, ampliação das condições de escolarização e de vida. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1698/2273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125566849024