PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Rocha Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andressa Silva Fleischmann, Maria Carolina Baikt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3915
Resumo: O presente artigo visa analisar os dados do Paebes tri 2021 com vistas à sua contribuição ao ensino de Língua Portuguesa em uma escola estadual do município de Colatina (ES). Para ancorar a discussão teórica do trabalho, aloca-se o pensamento de Certeau (2005) sobre saberes fazeres na Educação. A metodologia utilizada teve amplo enfoque através da Plataforma Educação em Foco para a coleta de dados. Observou- se, dessa forma, que os resultados do Paebes são uma bússola direcionadora para professoras e professores de Língua Portuguesa, como uma forma de repensar suas práticas a partir dos resultados obtidos em relação aos descritores, como uma ferramenta de repensar sobre os saberes fazeres. Muito embora costumem dissociar dados quantitativos da prática escolar nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, podemos observar que aqui eles revelaram uma potente ferramenta na análise da prática de Língua Portuguesa.
id UERN-5_6b5dfa21d9c6fba1112d26bb1ddd0eeb
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3915
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso Avaliação; Ciências Humanas; EducaçãoO presente artigo visa analisar os dados do Paebes tri 2021 com vistas à sua contribuição ao ensino de Língua Portuguesa em uma escola estadual do município de Colatina (ES). Para ancorar a discussão teórica do trabalho, aloca-se o pensamento de Certeau (2005) sobre saberes fazeres na Educação. A metodologia utilizada teve amplo enfoque através da Plataforma Educação em Foco para a coleta de dados. Observou- se, dessa forma, que os resultados do Paebes são uma bússola direcionadora para professoras e professores de Língua Portuguesa, como uma forma de repensar suas práticas a partir dos resultados obtidos em relação aos descritores, como uma ferramenta de repensar sobre os saberes fazeres. Muito embora costumem dissociar dados quantitativos da prática escolar nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, podemos observar que aqui eles revelaram uma potente ferramenta na análise da prática de Língua Portuguesa.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3915Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3915/3079Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAna Paula Rocha GonçalvesAndressa Silva FleischmannMaria Carolina Baikt2022-06-24T22:18:13Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3915Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-24T22:18:13Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso
title PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso
spellingShingle PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso
Ana Paula Rocha Gonçalves
Avaliação; Ciências Humanas; Educação
title_short PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso
title_full PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso
title_fullStr PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso
title_full_unstemmed PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso
title_sort PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso
author Ana Paula Rocha Gonçalves
author_facet Ana Paula Rocha Gonçalves
Andressa Silva Fleischmann
Maria Carolina Baikt
author_role author
author2 Andressa Silva Fleischmann
Maria Carolina Baikt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Rocha Gonçalves
Andressa Silva Fleischmann
Maria Carolina Baikt
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Ciências Humanas; Educação
topic Avaliação; Ciências Humanas; Educação
description O presente artigo visa analisar os dados do Paebes tri 2021 com vistas à sua contribuição ao ensino de Língua Portuguesa em uma escola estadual do município de Colatina (ES). Para ancorar a discussão teórica do trabalho, aloca-se o pensamento de Certeau (2005) sobre saberes fazeres na Educação. A metodologia utilizada teve amplo enfoque através da Plataforma Educação em Foco para a coleta de dados. Observou- se, dessa forma, que os resultados do Paebes são uma bússola direcionadora para professoras e professores de Língua Portuguesa, como uma forma de repensar suas práticas a partir dos resultados obtidos em relação aos descritores, como uma ferramenta de repensar sobre os saberes fazeres. Muito embora costumem dissociar dados quantitativos da prática escolar nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, podemos observar que aqui eles revelaram uma potente ferramenta na análise da prática de Língua Portuguesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3915
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3915/3079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 26 (2022): Ensino e pesquisa na promoção da educação na pandemia
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127066312704