Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Wagner Silveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277
Resumo: Este artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada.
id UFPR-4_3ca75e2a55768e62320be41bf8d50170
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/79277
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017Educação. Política Educacional. Planejamento e Avaliação Educacionalavaliação da alfabetização; Paebes Alfa; avaliação educacionalPlanejamento e Avaliação EducacionalEste artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada.UFPRRezende, Wagner Silveira2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277/45245https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277/45246https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/79277/48177https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/79277/48178Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/79277Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
title Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
spellingShingle Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
Rezende, Wagner Silveira
Educação. Política Educacional. Planejamento e Avaliação Educacional
avaliação da alfabetização; Paebes Alfa; avaliação educacional
Planejamento e Avaliação Educacional
title_short Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
title_full Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
title_fullStr Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
title_full_unstemmed Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
title_sort Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
author Rezende, Wagner Silveira
author_facet Rezende, Wagner Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Wagner Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Política Educacional. Planejamento e Avaliação Educacional
avaliação da alfabetização; Paebes Alfa; avaliação educacional
Planejamento e Avaliação Educacional
topic Educação. Política Educacional. Planejamento e Avaliação Educacional
avaliação da alfabetização; Paebes Alfa; avaliação educacional
Planejamento e Avaliação Educacional
description Este artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277/45245
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277/45246
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/79277/48177
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/79277/48178
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900288679936