O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roseana da Silva Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Albino Oliveira Nunes, Leonardo Alcântara Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064
Resumo: É notável o quanto pode ser um desafio para o professor aplicar a interdisciplinaridade de forma a contribuir para a formação do aluno do ensino médio como cidadão. Esta pesquisa foi realizada através da formação de um grupo de teatro cientí­fico e de um texto teatral que abordam a história de alguns dos eventos cientí­ficos/tecnológicos considerados importantes na evolução da ciência e da tecnologia. Como uma narrativa de viagem no tempo, a atividade foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com uma turma de 2º ano. Os alunos participaram de oficinas teatrais, bem como fizeram a apresentação da peça preparada. Após a exibição, realizou-se uma entrevista através de um grupo focal com os alunos envolvidos, cujo objetivo era avaliar sua visão sobre a atividade. Os participantes descobriram que o teatro cientí­fico é um método de aprendizagem diferente que deveria ser usado como uma ferramenta de ensino para proporcionar recreação e aprender.
id UERN-5_6b931b5669b01f7acbb97e3aaa48e40c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1064
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinarInterdisciplinaridadeCTSTeatro Cientí­ficoÉ notável o quanto pode ser um desafio para o professor aplicar a interdisciplinaridade de forma a contribuir para a formação do aluno do ensino médio como cidadão. Esta pesquisa foi realizada através da formação de um grupo de teatro cientí­fico e de um texto teatral que abordam a história de alguns dos eventos cientí­ficos/tecnológicos considerados importantes na evolução da ciência e da tecnologia. Como uma narrativa de viagem no tempo, a atividade foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com uma turma de 2º ano. Os alunos participaram de oficinas teatrais, bem como fizeram a apresentação da peça preparada. Após a exibição, realizou-se uma entrevista através de um grupo focal com os alunos envolvidos, cujo objetivo era avaliar sua visão sobre a atividade. Os participantes descobriram que o teatro cientí­fico é um método de aprendizagem diferente que deveria ser usado como uma ferramenta de ensino para proporcionar recreação e aprender.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064/979Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRoseana da Silva Bezerra Albino Oliveira Nunes Leonardo Alcântara Alves 2020-10-29T12:50:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1064Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
title O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
spellingShingle O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
Roseana da Silva Bezerra
Interdisciplinaridade
CTS
Teatro Cientí­fico
title_short O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
title_full O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
title_fullStr O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
title_full_unstemmed O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
title_sort O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
author Roseana da Silva Bezerra
author_facet Roseana da Silva Bezerra
Albino Oliveira Nunes
Leonardo Alcântara Alves
author_role author
author2 Albino Oliveira Nunes
Leonardo Alcântara Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roseana da Silva Bezerra
Albino Oliveira Nunes
Leonardo Alcântara Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
CTS
Teatro Cientí­fico
topic Interdisciplinaridade
CTS
Teatro Cientí­fico
description É notável o quanto pode ser um desafio para o professor aplicar a interdisciplinaridade de forma a contribuir para a formação do aluno do ensino médio como cidadão. Esta pesquisa foi realizada através da formação de um grupo de teatro cientí­fico e de um texto teatral que abordam a história de alguns dos eventos cientí­ficos/tecnológicos considerados importantes na evolução da ciência e da tecnologia. Como uma narrativa de viagem no tempo, a atividade foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com uma turma de 2º ano. Os alunos participaram de oficinas teatrais, bem como fizeram a apresentação da peça preparada. Após a exibição, realizou-se uma entrevista através de um grupo focal com os alunos envolvidos, cujo objetivo era avaliar sua visão sobre a atividade. Os participantes descobriram que o teatro cientí­fico é um método de aprendizagem diferente que deveria ser usado como uma ferramenta de ensino para proporcionar recreação e aprender.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064/979
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125136932864