EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Rafael Vieira Caxile
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: José Gerardo Vasconcelos, Antônio Roberto Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656
Resumo: Este artigo tem como foco demonstrar as fissuras da polí­tica educacional em relação à população negra do/no estado do Ceará, especificamente em Fortaleza, no perí­odo das primeiras duas décadas republicanas no Brasil. Deste modo, a presente escrita seguiu as trilhas da pesquisa qualitativa do tipo descritiva com método procedimental bibliográfico com base em fontes secundárias de livros e documentos. Em conclusão restou demonstrado que a realidade da escola não fazia-se presente para a maioria da população negra de Fortaleza. Portanto, em sua grande maioria essa parcela da população parece não ter conseguido transpor as barreiras impostas pelo controle escolar – racismo, preconceito, discriminação e dificuldades financeiras.
id UERN-5_6e06013fe0f50e7aa77cd06be98b576d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1656
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)Este artigo tem como foco demonstrar as fissuras da polí­tica educacional em relação à população negra do/no estado do Ceará, especificamente em Fortaleza, no perí­odo das primeiras duas décadas republicanas no Brasil. Deste modo, a presente escrita seguiu as trilhas da pesquisa qualitativa do tipo descritiva com método procedimental bibliográfico com base em fontes secundárias de livros e documentos. Em conclusão restou demonstrado que a realidade da escola não fazia-se presente para a maioria da população negra de Fortaleza. Portanto, em sua grande maioria essa parcela da população parece não ter conseguido transpor as barreiras impostas pelo controle escolar – racismo, preconceito, discriminação e dificuldades financeiras.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656/2269Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCarlos Rafael Vieira Caxile José Gerardo VasconcelosAntônio Roberto Xavier2020-10-29T12:50:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1656Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
title EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
spellingShingle EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
Carlos Rafael Vieira Caxile
title_short EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
title_full EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
title_fullStr EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
title_sort EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
author Carlos Rafael Vieira Caxile
author_facet Carlos Rafael Vieira Caxile
José Gerardo Vasconcelos
Antônio Roberto Xavier
author_role author
author2 José Gerardo Vasconcelos
Antônio Roberto Xavier
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Rafael Vieira Caxile
José Gerardo Vasconcelos
Antônio Roberto Xavier
description Este artigo tem como foco demonstrar as fissuras da polí­tica educacional em relação à população negra do/no estado do Ceará, especificamente em Fortaleza, no perí­odo das primeiras duas décadas republicanas no Brasil. Deste modo, a presente escrita seguiu as trilhas da pesquisa qualitativa do tipo descritiva com método procedimental bibliográfico com base em fontes secundárias de livros e documentos. Em conclusão restou demonstrado que a realidade da escola não fazia-se presente para a maioria da população negra de Fortaleza. Portanto, em sua grande maioria essa parcela da população parece não ter conseguido transpor as barreiras impostas pelo controle escolar – racismo, preconceito, discriminação e dificuldades financeiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656/2269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125197750272