EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656 |
Resumo: | Este artigo tem como foco demonstrar as fissuras da política educacional em relação à população negra do/no estado do Ceará, especificamente em Fortaleza, no período das primeiras duas décadas republicanas no Brasil. Deste modo, a presente escrita seguiu as trilhas da pesquisa qualitativa do tipo descritiva com método procedimental bibliográfico com base em fontes secundárias de livros e documentos. Em conclusão restou demonstrado que a realidade da escola não fazia-se presente para a maioria da população negra de Fortaleza. Portanto, em sua grande maioria essa parcela da população parece não ter conseguido transpor as barreiras impostas pelo controle escolar – racismo, preconceito, discriminação e dificuldades financeiras. |
id |
UERN-5_6e06013fe0f50e7aa77cd06be98b576d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1656 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915)Este artigo tem como foco demonstrar as fissuras da política educacional em relação à população negra do/no estado do Ceará, especificamente em Fortaleza, no período das primeiras duas décadas republicanas no Brasil. Deste modo, a presente escrita seguiu as trilhas da pesquisa qualitativa do tipo descritiva com método procedimental bibliográfico com base em fontes secundárias de livros e documentos. Em conclusão restou demonstrado que a realidade da escola não fazia-se presente para a maioria da população negra de Fortaleza. Portanto, em sua grande maioria essa parcela da população parece não ter conseguido transpor as barreiras impostas pelo controle escolar – racismo, preconceito, discriminação e dificuldades financeiras.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656/2269Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCarlos Rafael Vieira Caxile José Gerardo VasconcelosAntônio Roberto Xavier2020-10-29T12:50:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1656Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915) |
title |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915) |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915) Carlos Rafael Vieira Caxile |
title_short |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915) |
title_full |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915) |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915) |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915) |
title_sort |
EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA/AFRODESCENDENTE NO CEARÁ E O SISTEMA ESCOLAR NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA EM FORTALEZA (1891-1915) |
author |
Carlos Rafael Vieira Caxile |
author_facet |
Carlos Rafael Vieira Caxile José Gerardo Vasconcelos Antônio Roberto Xavier |
author_role |
author |
author2 |
José Gerardo Vasconcelos Antônio Roberto Xavier |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Rafael Vieira Caxile José Gerardo Vasconcelos Antônio Roberto Xavier |
description |
Este artigo tem como foco demonstrar as fissuras da política educacional em relação à população negra do/no estado do Ceará, especificamente em Fortaleza, no período das primeiras duas décadas republicanas no Brasil. Deste modo, a presente escrita seguiu as trilhas da pesquisa qualitativa do tipo descritiva com método procedimental bibliográfico com base em fontes secundárias de livros e documentos. Em conclusão restou demonstrado que a realidade da escola não fazia-se presente para a maioria da população negra de Fortaleza. Portanto, em sua grande maioria essa parcela da população parece não ter conseguido transpor as barreiras impostas pelo controle escolar – racismo, preconceito, discriminação e dificuldades financeiras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1656/2269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125197750272 |