A CONTIGÊNCIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM CENÁRIO DE REFORMAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade de Oliveira, Brena Kécia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira , Meyre-Ester Barbosa de, Röwer, Joana Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1704
Resumo: Neste texto, examinam-se os aspectos que motivaram a destituição da disciplina de Sociologia na Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/17) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na perspectiva de se compreender os interesses e as relações de poder em cena no âmbito educacional. Para o desenvolvimento do trabalho, adota-se a abordagem qualitativa e realiza-se uma pesquisa bibliográfica e documental. A análise que se construiu da educação nos aproxima dos pressupostos pós-estruturais, uma vez que se questiona qualquer determinismo sobre o social. Devido a esse posicionamento, distancia-se da perspectiva estadocêntrica, que centraliza a definição das polí­ticas no âmbito do Estado, e defende-se que elas estão passí­veis a traduções e recontextualizações nos microcontextos pelos sujeitos escolares. Por sua vez, considera-se que a disciplina de Sociologia foi deslegitimada por não favorecer os sentidos de qualidade que foram hegemonizados nas polí­ticas curriculares. Além disso, o componente possui um direcionamento de trabalho que confronta os interesses de mercado e a legitimidade de ordens hierárquicas e conservadoras.
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