Percepção dos Professores de Sociologia acerca da Reforma do Ensino Médio: uma análise na rede de ensino de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Ana Sofia Xavier da Rosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248980
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
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spelling Percepção dos Professores de Sociologia acerca da Reforma do Ensino Médio: uma análise na rede de ensino de FlorianópolisNovo Ensino Médio; BNCC; Ensino de Sociologia.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.Esta pesquisa tem como objetivo investigar, à luz do conceito bourdieusiano de habitus, a percepção dos professores de Sociologia quanto às mudanças que o ensino da disciplina sofreu com a Reforma do Ensino Médio, política educacional que alterou a Base Nacional Comum Curricular e foi aprovada sem a discussão qualitativa com os setores da sociedade civil, passando a vigorar no ano de 2022. A partir de entrevistas semiestruturadas com professores da Sociologia da rede estadual de Santa Catarina conseguimos obter um parâmetro dos primeiros impactos que essas mudanças tiveram no ensino mas, principalmente, das dificuldades que operam nesse processo de implementação do Novo Ensino Médio. Os problemas da implementação do Novo Ensino Médio se somam aos problemas históricos que a educação brasileira e às consequências de dois anos de ensino remoto, motivado pela crise sanitária mundial causada pelo Covid-19. Para os professores, a Reforma do Ensino Médio significa um maior sucateamento da educação pública, com objetivo de atender aos interesses privados.This research aims to investigate, in light of the Bourdieusian concept of habitus, the perception of Sociology teachers regarding the changes that the teaching of the disci-pline underwent with the High School Reform, an educational policy that altered the National Common Curricular Base and was approved without qualitative discussion with civil society sectors, coming into effect in the year 2022. Through semi-structured interviews with Sociology teachers from the state network in Santa Catarina, I was able to obtain a parameter of the initial impacts that these changes had on teaching, but more importantly, the difficulties that operate in this process of implementing the New High School. The problems of implementing the New High School compound the his-torical problems of Brazilian education and the consequences of two years of remote learning, prompted by the global health crisis caused by Covid-19. For the teachers, the High School Reform signifies a further deterioration of public education, aimed at serving private interests.Florianópolis, SC.Oliveira, Amurabi Pereira deUniversidade Federal de Santa Catarina.Paixão, Ana Sofia Xavier da Rosa2023-07-18T14:38:31Z2023-07-18T14:38:31Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248980Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-18T14:38:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248980Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-18T14:38:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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