FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josimar de Aparecido Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marilandi Maria Mascarello Vieira, Maria Cristina Antunes Belucar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058
Resumo: Neste trabalho analisou-se o processo de formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a finalidade de apontar ações para melhoria deste processo. Buscou-se elucidar as indagações: como se caracteriza o processo de formação continuada de professores da EPT existente atualmente e que ações são necessárias para a melhoria deste processo de formação. Constituí­da numa abordagem qualitativa, o trabalho foi produzido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores que atuam na EPT do IFRS - Campus Sertão. Os resultados indicam que um processo de formação continuada de professores da EPT é considerado relevante quando os professores desenvolvem capacidades de compreender suas práticas pedagógicas embasadas teoricamente o que possibilita a análise crí­tica e contí­nua das questões do mundo do trabalho, da EPT e do seu papel como sujeito neste processo.
id UERN-5_6f47b62f542c99bc709efa8063d64681
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1058
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias Educação Profissional e TecnológicaProfessoresFormaçãoNeste trabalho analisou-se o processo de formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a finalidade de apontar ações para melhoria deste processo. Buscou-se elucidar as indagações: como se caracteriza o processo de formação continuada de professores da EPT existente atualmente e que ações são necessárias para a melhoria deste processo de formação. Constituí­da numa abordagem qualitativa, o trabalho foi produzido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores que atuam na EPT do IFRS - Campus Sertão. Os resultados indicam que um processo de formação continuada de professores da EPT é considerado relevante quando os professores desenvolvem capacidades de compreender suas práticas pedagógicas embasadas teoricamente o que possibilita a análise crí­tica e contí­nua das questões do mundo do trabalho, da EPT e do seu papel como sujeito neste processo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058/974Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJosimar de Aparecido Vieira Marilandi Maria Mascarello Vieira Maria Cristina Antunes Belucar2020-10-29T12:50:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1058Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
Josimar de Aparecido Vieira
Educação Profissional e Tecnológica
Professores
Formação
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
author Josimar de Aparecido Vieira
author_facet Josimar de Aparecido Vieira
Marilandi Maria Mascarello Vieira
Maria Cristina Antunes Belucar
author_role author
author2 Marilandi Maria Mascarello Vieira
Maria Cristina Antunes Belucar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Josimar de Aparecido Vieira
Marilandi Maria Mascarello Vieira
Maria Cristina Antunes Belucar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Professores
Formação
topic Educação Profissional e Tecnológica
Professores
Formação
description Neste trabalho analisou-se o processo de formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a finalidade de apontar ações para melhoria deste processo. Buscou-se elucidar as indagações: como se caracteriza o processo de formação continuada de professores da EPT existente atualmente e que ações são necessárias para a melhoria deste processo de formação. Constituí­da numa abordagem qualitativa, o trabalho foi produzido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores que atuam na EPT do IFRS - Campus Sertão. Os resultados indicam que um processo de formação continuada de professores da EPT é considerado relevante quando os professores desenvolvem capacidades de compreender suas práticas pedagógicas embasadas teoricamente o que possibilita a análise crí­tica e contí­nua das questões do mundo do trabalho, da EPT e do seu papel como sujeito neste processo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058/974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125128544256