FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058 |
Resumo: | Neste trabalho analisou-se o processo de formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a finalidade de apontar ações para melhoria deste processo. Buscou-se elucidar as indagações: como se caracteriza o processo de formação continuada de professores da EPT existente atualmente e que ações são necessárias para a melhoria deste processo de formação. Constituída numa abordagem qualitativa, o trabalho foi produzido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores que atuam na EPT do IFRS - Campus Sertão. Os resultados indicam que um processo de formação continuada de professores da EPT é considerado relevante quando os professores desenvolvem capacidades de compreender suas práticas pedagógicas embasadas teoricamente o que possibilita a análise crítica e contínua das questões do mundo do trabalho, da EPT e do seu papel como sujeito neste processo. |
id |
UERN-5_6f47b62f542c99bc709efa8063d64681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1058 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias Educação Profissional e TecnológicaProfessoresFormaçãoNeste trabalho analisou-se o processo de formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a finalidade de apontar ações para melhoria deste processo. Buscou-se elucidar as indagações: como se caracteriza o processo de formação continuada de professores da EPT existente atualmente e que ações são necessárias para a melhoria deste processo de formação. Constituída numa abordagem qualitativa, o trabalho foi produzido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores que atuam na EPT do IFRS - Campus Sertão. Os resultados indicam que um processo de formação continuada de professores da EPT é considerado relevante quando os professores desenvolvem capacidades de compreender suas práticas pedagógicas embasadas teoricamente o que possibilita a análise crítica e contínua das questões do mundo do trabalho, da EPT e do seu papel como sujeito neste processo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058/974Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJosimar de Aparecido Vieira Marilandi Maria Mascarello Vieira Maria Cristina Antunes Belucar2020-10-29T12:50:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1058Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias Josimar de Aparecido Vieira Educação Profissional e Tecnológica Professores Formação |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: particularidades e ações necessárias |
author |
Josimar de Aparecido Vieira |
author_facet |
Josimar de Aparecido Vieira Marilandi Maria Mascarello Vieira Maria Cristina Antunes Belucar |
author_role |
author |
author2 |
Marilandi Maria Mascarello Vieira Maria Cristina Antunes Belucar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josimar de Aparecido Vieira Marilandi Maria Mascarello Vieira Maria Cristina Antunes Belucar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Professores Formação |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Professores Formação |
description |
Neste trabalho analisou-se o processo de formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a finalidade de apontar ações para melhoria deste processo. Buscou-se elucidar as indagações: como se caracteriza o processo de formação continuada de professores da EPT existente atualmente e que ações são necessárias para a melhoria deste processo de formação. Constituída numa abordagem qualitativa, o trabalho foi produzido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores que atuam na EPT do IFRS - Campus Sertão. Os resultados indicam que um processo de formação continuada de professores da EPT é considerado relevante quando os professores desenvolvem capacidades de compreender suas práticas pedagógicas embasadas teoricamente o que possibilita a análise crítica e contínua das questões do mundo do trabalho, da EPT e do seu papel como sujeito neste processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058/974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125128544256 |