FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642 |
Resumo: | O artigo discute a formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, inicialmente, apresenta um breve histórico sobre a formação de professores desta modalidade de ensino. Em seguida, mostra uma discussão sobre a formação continuada, a importância das experiências e dos saberes docentes. Em um terceiro momento, discorre sobre ideias, propostas de formação no contexto da EPT realizadas por autores, como Moura (2014), Machado (2008), Oliveira e Mororó (2018), Tardif (2014), que embasam o estudo. Por fim, conclui apresentando alguns desafios postos na atualidade para a formação docente na EPT e coloca como indispensável que a formação docente possa ter como base a realidade vivida pelos professores, além de ver como relevante os conhecimentos construídos na prática, ao longo da profissão, sem desconsiderar os saberes teóricos da educação. O trabalho é de cunho bibliográfico e documental. |
id |
IFRN-3_79ee2926d2061a337eff2a5c55592bfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/8642 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAEducação Profissional e TecnológicaFormação continuada de professoresSaberes docentes.O artigo discute a formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, inicialmente, apresenta um breve histórico sobre a formação de professores desta modalidade de ensino. Em seguida, mostra uma discussão sobre a formação continuada, a importância das experiências e dos saberes docentes. Em um terceiro momento, discorre sobre ideias, propostas de formação no contexto da EPT realizadas por autores, como Moura (2014), Machado (2008), Oliveira e Mororó (2018), Tardif (2014), que embasam o estudo. Por fim, conclui apresentando alguns desafios postos na atualidade para a formação docente na EPT e coloca como indispensável que a formação docente possa ter como base a realidade vivida pelos professores, além de ver como relevante os conhecimentos construídos na prática, ao longo da profissão, sem desconsiderar os saberes teóricos da educação. O trabalho é de cunho bibliográfico e documental.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/864210.15628/holos.2020.8642HOLOS; v. 3 (2020); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Joanna ArethaSantiago, Silvany BastosRodrigues, Bárbara Suellen Ferreira2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8642Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Silveira, Joanna Aretha Educação Profissional e Tecnológica Formação continuada de professores Saberes docentes. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
author |
Silveira, Joanna Aretha |
author_facet |
Silveira, Joanna Aretha Santiago, Silvany Bastos Rodrigues, Bárbara Suellen Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Silvany Bastos Rodrigues, Bárbara Suellen Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Joanna Aretha Santiago, Silvany Bastos Rodrigues, Bárbara Suellen Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Formação continuada de professores Saberes docentes. |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Formação continuada de professores Saberes docentes. |
description |
O artigo discute a formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, inicialmente, apresenta um breve histórico sobre a formação de professores desta modalidade de ensino. Em seguida, mostra uma discussão sobre a formação continuada, a importância das experiências e dos saberes docentes. Em um terceiro momento, discorre sobre ideias, propostas de formação no contexto da EPT realizadas por autores, como Moura (2014), Machado (2008), Oliveira e Mororó (2018), Tardif (2014), que embasam o estudo. Por fim, conclui apresentando alguns desafios postos na atualidade para a formação docente na EPT e coloca como indispensável que a formação docente possa ter como base a realidade vivida pelos professores, além de ver como relevante os conhecimentos construídos na prática, ao longo da profissão, sem desconsiderar os saberes teóricos da educação. O trabalho é de cunho bibliográfico e documental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642 10.15628/holos.2020.8642 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.8642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2020); 1-16 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624699281408 |