ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme Trópia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/882
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar relações de uma professora e alunos com o saber no ensino de biologia por atividades investigativas. A pesquisa se inspira nos estudos da relação epistêmica com o saber de Bernard Charlot. Os dados foram coletados em aulas de biologia por atividades investigativas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que: professora e alunos estabelecem diferentes relações com o saber no domí­nio de atividades investigativas, privilegiando concepções de atividades experimentais, empí­rica e afastada das relações e implicações com a sociedade. Os dados também apontaram que as concepções da professora sobre a prática de ensino investigativa mediaram í s relações dos alunos com o saber.
id UERN-5_700d07994565da67ac0d356719682e62
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/882
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas Relação com o saberEnsino de biologiaEnsino por investigaçãoEsta pesquisa tem como objetivo investigar relações de uma professora e alunos com o saber no ensino de biologia por atividades investigativas. A pesquisa se inspira nos estudos da relação epistêmica com o saber de Bernard Charlot. Os dados foram coletados em aulas de biologia por atividades investigativas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que: professora e alunos estabelecem diferentes relações com o saber no domí­nio de atividades investigativas, privilegiando concepções de atividades experimentais, empí­rica e afastada das relações e implicações com a sociedade. Os dados também apontaram que as concepções da professora sobre a prática de ensino investigativa mediaram í s relações dos alunos com o saber.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/882Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/882/794Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGuilherme Trópia2020-10-29T12:55:59Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/882Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:59Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
title ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
spellingShingle ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
Guilherme Trópia
Relação com o saber
Ensino de biologia
Ensino por investigação
title_short ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
title_full ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
title_fullStr ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
title_full_unstemmed ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
title_sort ENTRE RELAÇÕES COM O SABER: a professora e seus alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
author Guilherme Trópia
author_facet Guilherme Trópia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme Trópia
dc.subject.por.fl_str_mv Relação com o saber
Ensino de biologia
Ensino por investigação
topic Relação com o saber
Ensino de biologia
Ensino por investigação
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar relações de uma professora e alunos com o saber no ensino de biologia por atividades investigativas. A pesquisa se inspira nos estudos da relação epistêmica com o saber de Bernard Charlot. Os dados foram coletados em aulas de biologia por atividades investigativas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que: professora e alunos estabelecem diferentes relações com o saber no domí­nio de atividades investigativas, privilegiando concepções de atividades experimentais, empí­rica e afastada das relações e implicações com a sociedade. Os dados também apontaram que as concepções da professora sobre a prática de ensino investigativa mediaram í s relações dos alunos com o saber.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/882
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/882/794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124552876032