UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3192 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo a análise dos produtos educacionais desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2020, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB), na Universidade Regional de Blumenau, com base em critérios como nível e categoria de ensino, tipo de produto educacional, utilização de recursos tecnológicos e abordagem teórica. A pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa, os dados foram coletados por meio de documentos e a sua análise realizada com base em um tratamento estatístico. Como resultados obtidos, constatou-se a considerável concentração de produtos educacionais elaborados com foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, a alta concentração de trabalhos caracterizados como sequências didáticas e a queda gradual ao longo do tempo em relação ao uso exclusivo de recursos manuais na aplicação destes. |
id |
UERN-5_76b6bb449c50951cd2d58fcbe4402398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3192 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEnsino de Ciências Naturais e MatemáticaMestrado ProfissionalProdutos EducacionaisPrograma de Pós-GraduaçãoEste artigo tem por objetivo a análise dos produtos educacionais desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2020, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB), na Universidade Regional de Blumenau, com base em critérios como nível e categoria de ensino, tipo de produto educacional, utilização de recursos tecnológicos e abordagem teórica. A pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa, os dados foram coletados por meio de documentos e a sua análise realizada com base em um tratamento estatístico. Como resultados obtidos, constatou-se a considerável concentração de produtos educacionais elaborados com foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, a alta concentração de trabalhos caracterizados como sequências didáticas e a queda gradual ao longo do tempo em relação ao uso exclusivo de recursos manuais na aplicação destes.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3192Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3192/2701Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGieseler, Leonardo CristianoSchneider, BrunoJanaina Poffo Possamai2021-06-25T20:45:16Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3192Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T20:45:16Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
title |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
spellingShingle |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Gieseler, Leonardo Cristiano Ensino de Ciências Naturais e Matemática Mestrado Profissional Produtos Educacionais Programa de Pós-Graduação |
title_short |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
title_full |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
title_fullStr |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
title_sort |
UMA DÉCADA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
author |
Gieseler, Leonardo Cristiano |
author_facet |
Gieseler, Leonardo Cristiano Schneider, Bruno Janaina Poffo Possamai |
author_role |
author |
author2 |
Schneider, Bruno Janaina Poffo Possamai |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gieseler, Leonardo Cristiano Schneider, Bruno Janaina Poffo Possamai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática Mestrado Profissional Produtos Educacionais Programa de Pós-Graduação |
topic |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática Mestrado Profissional Produtos Educacionais Programa de Pós-Graduação |
description |
Este artigo tem por objetivo a análise dos produtos educacionais desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2020, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB), na Universidade Regional de Blumenau, com base em critérios como nível e categoria de ensino, tipo de produto educacional, utilização de recursos tecnológicos e abordagem teórica. A pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa, os dados foram coletados por meio de documentos e a sua análise realizada com base em um tratamento estatístico. Como resultados obtidos, constatou-se a considerável concentração de produtos educacionais elaborados com foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, a alta concentração de trabalhos caracterizados como sequências didáticas e a queda gradual ao longo do tempo em relação ao uso exclusivo de recursos manuais na aplicação destes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3192 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3192/2701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126244229120 |