PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos, Almeida, Lucinalva Andrade Ataí­de de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346
Resumo: Este artigo insere-se no campo de discussões sobreas as práticas docentes e objetivou compreender como uma licencianda do Curso de Pedagogia pode mobilizar suas memórias na realização de fazeres docentes durante a vivência do estágio supervisionado. Compreendendo a memória como elemento que não se detém apenas í s vivências passadas estáticas, baseamo-nos em autoras como Morais (2015) para discuti-la como possibilidade de ação. Enquanto aporte teórico-metodológico, dialogamos com a perspectiva das Narrativas (auto) biográficas (Abrahão 2003; Souza, 2007). Pudemos apreender, a partir do movimento das narrativas, que as memórias podem-se apresentar mobilizadoras de fazeres, perpassando e sendo perpassadas pela reflexão quanto ao contexto em que se desenvolvem as práticas, revelando também seu imbricamento com as práticas avaliativas que se apresentaram na construção das memórias expressas pela colaboradora da pesquisa numa perspectiva de controle do fazer docente.
id UERN-5_7e696750d7b67acf8ba10f0c633dc33f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3346
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidianoMemóriaPrática docenteEstágioPráticas avaliativasEste artigo insere-se no campo de discussões sobreas as práticas docentes e objetivou compreender como uma licencianda do Curso de Pedagogia pode mobilizar suas memórias na realização de fazeres docentes durante a vivência do estágio supervisionado. Compreendendo a memória como elemento que não se detém apenas í s vivências passadas estáticas, baseamo-nos em autoras como Morais (2015) para discuti-la como possibilidade de ação. Enquanto aporte teórico-metodológico, dialogamos com a perspectiva das Narrativas (auto) biográficas (Abrahão 2003; Souza, 2007). Pudemos apreender, a partir do movimento das narrativas, que as memórias podem-se apresentar mobilizadoras de fazeres, perpassando e sendo perpassadas pela reflexão quanto ao contexto em que se desenvolvem as práticas, revelando também seu imbricamento com as práticas avaliativas que se apresentaram na construção das memórias expressas pela colaboradora da pesquisa numa perspectiva de controle do fazer docente.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346/2801Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Ana Priscila de Lima Araújo Magalhães, Priscila Maria Vieira dos SantosAlmeida, Lucinalva Andrade Ataí­de de 2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3346Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
title PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
spellingShingle PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo
Memória
Prática docente
Estágio
Práticas avaliativas
title_short PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
title_full PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
title_fullStr PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
title_full_unstemmed PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
title_sort PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
author Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo
author_facet Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo
Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos
Almeida, Lucinalva Andrade Ataí­de de
author_role author
author2 Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos
Almeida, Lucinalva Andrade Ataí­de de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo
Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos
Almeida, Lucinalva Andrade Ataí­de de
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Prática docente
Estágio
Práticas avaliativas
topic Memória
Prática docente
Estágio
Práticas avaliativas
description Este artigo insere-se no campo de discussões sobreas as práticas docentes e objetivou compreender como uma licencianda do Curso de Pedagogia pode mobilizar suas memórias na realização de fazeres docentes durante a vivência do estágio supervisionado. Compreendendo a memória como elemento que não se detém apenas í s vivências passadas estáticas, baseamo-nos em autoras como Morais (2015) para discuti-la como possibilidade de ação. Enquanto aporte teórico-metodológico, dialogamos com a perspectiva das Narrativas (auto) biográficas (Abrahão 2003; Souza, 2007). Pudemos apreender, a partir do movimento das narrativas, que as memórias podem-se apresentar mobilizadoras de fazeres, perpassando e sendo perpassadas pela reflexão quanto ao contexto em que se desenvolvem as práticas, revelando também seu imbricamento com as práticas avaliativas que se apresentaram na construção das memórias expressas pela colaboradora da pesquisa numa perspectiva de controle do fazer docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346/2801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126362718208