PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346 |
Resumo: | Este artigo insere-se no campo de discussões sobreas as práticas docentes e objetivou compreender como uma licencianda do Curso de Pedagogia pode mobilizar suas memórias na realização de fazeres docentes durante a vivência do estágio supervisionado. Compreendendo a memória como elemento que não se detém apenas í s vivências passadas estáticas, baseamo-nos em autoras como Morais (2015) para discuti-la como possibilidade de ação. Enquanto aporte teórico-metodológico, dialogamos com a perspectiva das Narrativas (auto) biográficas (Abrahão 2003; Souza, 2007). Pudemos apreender, a partir do movimento das narrativas, que as memórias podem-se apresentar mobilizadoras de fazeres, perpassando e sendo perpassadas pela reflexão quanto ao contexto em que se desenvolvem as práticas, revelando também seu imbricamento com as práticas avaliativas que se apresentaram na construção das memórias expressas pela colaboradora da pesquisa numa perspectiva de controle do fazer docente. |
id |
UERN-5_7e696750d7b67acf8ba10f0c633dc33f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3346 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidianoMemóriaPrática docenteEstágioPráticas avaliativasEste artigo insere-se no campo de discussões sobreas as práticas docentes e objetivou compreender como uma licencianda do Curso de Pedagogia pode mobilizar suas memórias na realização de fazeres docentes durante a vivência do estágio supervisionado. Compreendendo a memória como elemento que não se detém apenas í s vivências passadas estáticas, baseamo-nos em autoras como Morais (2015) para discuti-la como possibilidade de ação. Enquanto aporte teórico-metodológico, dialogamos com a perspectiva das Narrativas (auto) biográficas (Abrahão 2003; Souza, 2007). Pudemos apreender, a partir do movimento das narrativas, que as memórias podem-se apresentar mobilizadoras de fazeres, perpassando e sendo perpassadas pela reflexão quanto ao contexto em que se desenvolvem as práticas, revelando também seu imbricamento com as práticas avaliativas que se apresentaram na construção das memórias expressas pela colaboradora da pesquisa numa perspectiva de controle do fazer docente.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346/2801Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Ana Priscila de Lima Araújo Magalhães, Priscila Maria Vieira dos SantosAlmeida, Lucinalva Andrade Ataíde de 2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3346Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano |
title |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano |
spellingShingle |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo Memória Prática docente Estágio Práticas avaliativas |
title_short |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano |
title_full |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano |
title_fullStr |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano |
title_sort |
PRÁTICA DOCENTE AVALIATIVA: imbricamento das memórias no fazer cotidiano |
author |
Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo |
author_facet |
Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos Almeida, Lucinalva Andrade Ataíde de |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos Almeida, Lucinalva Andrade Ataíde de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Priscila de Lima Araújo Magalhães, Priscila Maria Vieira dos Santos Almeida, Lucinalva Andrade Ataíde de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Prática docente Estágio Práticas avaliativas |
topic |
Memória Prática docente Estágio Práticas avaliativas |
description |
Este artigo insere-se no campo de discussões sobreas as práticas docentes e objetivou compreender como uma licencianda do Curso de Pedagogia pode mobilizar suas memórias na realização de fazeres docentes durante a vivência do estágio supervisionado. Compreendendo a memória como elemento que não se detém apenas í s vivências passadas estáticas, baseamo-nos em autoras como Morais (2015) para discuti-la como possibilidade de ação. Enquanto aporte teórico-metodológico, dialogamos com a perspectiva das Narrativas (auto) biográficas (Abrahão 2003; Souza, 2007). Pudemos apreender, a partir do movimento das narrativas, que as memórias podem-se apresentar mobilizadoras de fazeres, perpassando e sendo perpassadas pela reflexão quanto ao contexto em que se desenvolvem as práticas, revelando também seu imbricamento com as práticas avaliativas que se apresentaram na construção das memórias expressas pela colaboradora da pesquisa numa perspectiva de controle do fazer docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3346/2801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126362718208 |