INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altair Alberto Fávero
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Marcio Giusti Trevisol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697
Resumo: O artigo tem por escopo apresentar, a partir da literatura acadêmica, os métodos histórico-dialético e de análise de discurso como pressupostos para estruturar as pesquisas em polí­ticas educacionais. O objetivo é a aproximação dos dois métodos para favorecer uma densidade analí­tica í s pesquisas no campo das polí­ticas educacionais. Os apontamentos são resultado de uma pesquisa teórica bibliográfica sobre os fundamentos epistemológicos do método histórico-dialético e de análise de discurso aplicada ao campo. Portanto, é possí­vel aferir que o método histórico-dialético, articulado com a análise de discurso, mostra-se promissor e eficaz como procedimento cientí­fico para o estudo do campo da educação, sobretudo, quando trata de pesquisa de campo e análise documental em polí­ticas educacionais.
id UERN-5_90948e8975e87d8e2302b8dc0222b693
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1697
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discursoO artigo tem por escopo apresentar, a partir da literatura acadêmica, os métodos histórico-dialético e de análise de discurso como pressupostos para estruturar as pesquisas em polí­ticas educacionais. O objetivo é a aproximação dos dois métodos para favorecer uma densidade analí­tica í s pesquisas no campo das polí­ticas educacionais. Os apontamentos são resultado de uma pesquisa teórica bibliográfica sobre os fundamentos epistemológicos do método histórico-dialético e de análise de discurso aplicada ao campo. Portanto, é possí­vel aferir que o método histórico-dialético, articulado com a análise de discurso, mostra-se promissor e eficaz como procedimento cientí­fico para o estudo do campo da educação, sobretudo, quando trata de pesquisa de campo e análise documental em polí­ticas educacionais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697/2250Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAltair Alberto FáveroMaria de Lourdes Pinto de AlmeidaMarcio Giusti Trevisol2020-09-18T18:40:22Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1697Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T18:40:22Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
title INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
spellingShingle INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
Altair Alberto Fávero
title_short INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
title_full INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
title_fullStr INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
title_sort INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
author Altair Alberto Fávero
author_facet Altair Alberto Fávero
Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Marcio Giusti Trevisol
author_role author
author2 Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Marcio Giusti Trevisol
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Altair Alberto Fávero
Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Marcio Giusti Trevisol
description O artigo tem por escopo apresentar, a partir da literatura acadêmica, os métodos histórico-dialético e de análise de discurso como pressupostos para estruturar as pesquisas em polí­ticas educacionais. O objetivo é a aproximação dos dois métodos para favorecer uma densidade analí­tica í s pesquisas no campo das polí­ticas educacionais. Os apontamentos são resultado de uma pesquisa teórica bibliográfica sobre os fundamentos epistemológicos do método histórico-dialético e de análise de discurso aplicada ao campo. Portanto, é possí­vel aferir que o método histórico-dialético, articulado com a análise de discurso, mostra-se promissor e eficaz como procedimento cientí­fico para o estudo do campo da educação, sobretudo, quando trata de pesquisa de campo e análise documental em polí­ticas educacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697/2250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125564751872