INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697 |
Resumo: | O artigo tem por escopo apresentar, a partir da literatura acadêmica, os métodos histórico-dialético e de análise de discurso como pressupostos para estruturar as pesquisas em políticas educacionais. O objetivo é a aproximação dos dois métodos para favorecer uma densidade analítica í s pesquisas no campo das políticas educacionais. Os apontamentos são resultado de uma pesquisa teórica bibliográfica sobre os fundamentos epistemológicos do método histórico-dialético e de análise de discurso aplicada ao campo. Portanto, é possível aferir que o método histórico-dialético, articulado com a análise de discurso, mostra-se promissor e eficaz como procedimento científico para o estudo do campo da educação, sobretudo, quando trata de pesquisa de campo e análise documental em políticas educacionais. |
id |
UERN-5_90948e8975e87d8e2302b8dc0222b693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1697 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discursoO artigo tem por escopo apresentar, a partir da literatura acadêmica, os métodos histórico-dialético e de análise de discurso como pressupostos para estruturar as pesquisas em políticas educacionais. O objetivo é a aproximação dos dois métodos para favorecer uma densidade analítica í s pesquisas no campo das políticas educacionais. Os apontamentos são resultado de uma pesquisa teórica bibliográfica sobre os fundamentos epistemológicos do método histórico-dialético e de análise de discurso aplicada ao campo. Portanto, é possível aferir que o método histórico-dialético, articulado com a análise de discurso, mostra-se promissor e eficaz como procedimento científico para o estudo do campo da educação, sobretudo, quando trata de pesquisa de campo e análise documental em políticas educacionais.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697/2250Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAltair Alberto FáveroMaria de Lourdes Pinto de AlmeidaMarcio Giusti Trevisol2020-09-18T18:40:22Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1697Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T18:40:22Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso |
title |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso |
spellingShingle |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso Altair Alberto Fávero |
title_short |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso |
title_full |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso |
title_fullStr |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso |
title_full_unstemmed |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso |
title_sort |
INVESTIGAÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: um olhar a partir dos métodos histórico-dialético e análise de discurso |
author |
Altair Alberto Fávero |
author_facet |
Altair Alberto Fávero Maria de Lourdes Pinto de Almeida Marcio Giusti Trevisol |
author_role |
author |
author2 |
Maria de Lourdes Pinto de Almeida Marcio Giusti Trevisol |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Altair Alberto Fávero Maria de Lourdes Pinto de Almeida Marcio Giusti Trevisol |
description |
O artigo tem por escopo apresentar, a partir da literatura acadêmica, os métodos histórico-dialético e de análise de discurso como pressupostos para estruturar as pesquisas em políticas educacionais. O objetivo é a aproximação dos dois métodos para favorecer uma densidade analítica í s pesquisas no campo das políticas educacionais. Os apontamentos são resultado de uma pesquisa teórica bibliográfica sobre os fundamentos epistemológicos do método histórico-dialético e de análise de discurso aplicada ao campo. Portanto, é possível aferir que o método histórico-dialético, articulado com a análise de discurso, mostra-se promissor e eficaz como procedimento científico para o estudo do campo da educação, sobretudo, quando trata de pesquisa de campo e análise documental em políticas educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1697/2250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 15 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125564751872 |