A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo Fábio da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ivanaldo Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593
Resumo: Este presente artigo objetiva refletir sobre a necessidade do ensino de arte na escola aliado à estética enquanto área da disciplina de filosofia. Nele serão apresentados os vários conceitos de arte e suas funções, bem como a relação da arte, como disciplina escolar, e a escola. Considerando que a arte é um componente cultural imprescindí­vel para a formação humana, postula-se a necessidade de sua presença efetiva no currí­culo escolar, algo já efetivado em lei, mas não ainda na realidade da escola brasileira. Por isso, para auxiliar a alcançar os objetivos a que se propõe o ensino de artes, sugere-se a união entre arte e filosofia, enquanto disciplinas curriculares, numa relação interdisciplinar que não descaracteriza, mas enriquece. Desse modo, espera-se que o ensino das artes possa ser contemplado enquanto disciplina curricular própria e auxiliado pelo ensino de estética, enquanto conteúdo da disciplina de filosofia no Ensino Médio.
id UERN-5_90f5d92f7909ae34db4c0f45f480e052
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/593
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICAArteEnsino de artesEnsino de filosofiaEnsino médioEste presente artigo objetiva refletir sobre a necessidade do ensino de arte na escola aliado à estética enquanto área da disciplina de filosofia. Nele serão apresentados os vários conceitos de arte e suas funções, bem como a relação da arte, como disciplina escolar, e a escola. Considerando que a arte é um componente cultural imprescindí­vel para a formação humana, postula-se a necessidade de sua presença efetiva no currí­culo escolar, algo já efetivado em lei, mas não ainda na realidade da escola brasileira. Por isso, para auxiliar a alcançar os objetivos a que se propõe o ensino de artes, sugere-se a união entre arte e filosofia, enquanto disciplinas curriculares, numa relação interdisciplinar que não descaracteriza, mas enriquece. Desse modo, espera-se que o ensino das artes possa ser contemplado enquanto disciplina curricular própria e auxiliado pelo ensino de estética, enquanto conteúdo da disciplina de filosofia no Ensino Médio.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593/502Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRaimundo Fábio da SilvaIvanaldo Santos2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/593Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
title A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
spellingShingle A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
Raimundo Fábio da Silva
Arte
Ensino de artes
Ensino de filosofia
Ensino médio
title_short A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
title_full A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
title_fullStr A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
title_full_unstemmed A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
title_sort A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
author Raimundo Fábio da Silva
author_facet Raimundo Fábio da Silva
Ivanaldo Santos
author_role author
author2 Ivanaldo Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo Fábio da Silva
Ivanaldo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Ensino de artes
Ensino de filosofia
Ensino médio
topic Arte
Ensino de artes
Ensino de filosofia
Ensino médio
description Este presente artigo objetiva refletir sobre a necessidade do ensino de arte na escola aliado à estética enquanto área da disciplina de filosofia. Nele serão apresentados os vários conceitos de arte e suas funções, bem como a relação da arte, como disciplina escolar, e a escola. Considerando que a arte é um componente cultural imprescindí­vel para a formação humana, postula-se a necessidade de sua presença efetiva no currí­culo escolar, algo já efetivado em lei, mas não ainda na realidade da escola brasileira. Por isso, para auxiliar a alcançar os objetivos a que se propõe o ensino de artes, sugere-se a união entre arte e filosofia, enquanto disciplinas curriculares, numa relação interdisciplinar que não descaracteriza, mas enriquece. Desse modo, espera-se que o ensino das artes possa ser contemplado enquanto disciplina curricular própria e auxiliado pelo ensino de estética, enquanto conteúdo da disciplina de filosofia no Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593/502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124523515904