A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593 |
Resumo: | Este presente artigo objetiva refletir sobre a necessidade do ensino de arte na escola aliado à estética enquanto área da disciplina de filosofia. Nele serão apresentados os vários conceitos de arte e suas funções, bem como a relação da arte, como disciplina escolar, e a escola. Considerando que a arte é um componente cultural imprescindível para a formação humana, postula-se a necessidade de sua presença efetiva no currículo escolar, algo já efetivado em lei, mas não ainda na realidade da escola brasileira. Por isso, para auxiliar a alcançar os objetivos a que se propõe o ensino de artes, sugere-se a união entre arte e filosofia, enquanto disciplinas curriculares, numa relação interdisciplinar que não descaracteriza, mas enriquece. Desse modo, espera-se que o ensino das artes possa ser contemplado enquanto disciplina curricular própria e auxiliado pelo ensino de estética, enquanto conteúdo da disciplina de filosofia no Ensino Médio. |
id |
UERN-5_90f5d92f7909ae34db4c0f45f480e052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/593 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICAArteEnsino de artesEnsino de filosofiaEnsino médioEste presente artigo objetiva refletir sobre a necessidade do ensino de arte na escola aliado à estética enquanto área da disciplina de filosofia. Nele serão apresentados os vários conceitos de arte e suas funções, bem como a relação da arte, como disciplina escolar, e a escola. Considerando que a arte é um componente cultural imprescindível para a formação humana, postula-se a necessidade de sua presença efetiva no currículo escolar, algo já efetivado em lei, mas não ainda na realidade da escola brasileira. Por isso, para auxiliar a alcançar os objetivos a que se propõe o ensino de artes, sugere-se a união entre arte e filosofia, enquanto disciplinas curriculares, numa relação interdisciplinar que não descaracteriza, mas enriquece. Desse modo, espera-se que o ensino das artes possa ser contemplado enquanto disciplina curricular própria e auxiliado pelo ensino de estética, enquanto conteúdo da disciplina de filosofia no Ensino Médio.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593/502Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRaimundo Fábio da SilvaIvanaldo Santos2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/593Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA |
title |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA |
spellingShingle |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA Raimundo Fábio da Silva Arte Ensino de artes Ensino de filosofia Ensino médio |
title_short |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA |
title_full |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA |
title_fullStr |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA |
title_full_unstemmed |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA |
title_sort |
A ARTE, SUA FUNÇÃO E A NECESSIDADE DE SEU ENSINO ENQUANTO DISCIPLINA CURRICULAR E REFLEXíO FILOSÓFICA |
author |
Raimundo Fábio da Silva |
author_facet |
Raimundo Fábio da Silva Ivanaldo Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ivanaldo Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raimundo Fábio da Silva Ivanaldo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Ensino de artes Ensino de filosofia Ensino médio |
topic |
Arte Ensino de artes Ensino de filosofia Ensino médio |
description |
Este presente artigo objetiva refletir sobre a necessidade do ensino de arte na escola aliado à estética enquanto área da disciplina de filosofia. Nele serão apresentados os vários conceitos de arte e suas funções, bem como a relação da arte, como disciplina escolar, e a escola. Considerando que a arte é um componente cultural imprescindível para a formação humana, postula-se a necessidade de sua presença efetiva no currículo escolar, algo já efetivado em lei, mas não ainda na realidade da escola brasileira. Por isso, para auxiliar a alcançar os objetivos a que se propõe o ensino de artes, sugere-se a união entre arte e filosofia, enquanto disciplinas curriculares, numa relação interdisciplinar que não descaracteriza, mas enriquece. Desse modo, espera-se que o ensino das artes possa ser contemplado enquanto disciplina curricular própria e auxiliado pelo ensino de estética, enquanto conteúdo da disciplina de filosofia no Ensino Médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/593/502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124523515904 |