O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Michel Aparecido Nocchi de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56850
Resumo: Orientador: Celso de Moraes Pinheiro
id UFPR_32967114c635330c66d5ee1d370f228a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56850
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Michel Aparecido Nocchi deUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioPinheiro, Celso de Moraes, 1962-2021-07-28T11:41:42Z2021-07-28T11:41:42Z2018https://hdl.handle.net/1884/56850Orientador: Celso de Moraes PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo: A presente monografia tem por objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica os encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Para tanto, primeiramente, foi exposto a problemática que envolve o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia e a construção das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná como documento orientador da prática pedagógica dos professores de Filosofia da rede pública estadual. Num segundo momento, foi abordado a criação de conceitos como especificidade da atividade filosófica em Deleuze e Guattari. Por fim, foi apresentado a análise dos encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos nas Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. A opção por encaminhamentos metodológicos como criação de conceitos tem como base a especificidade do conhecimento filosófico, a qual permite ao estudante do Ensino Médio refazer o percurso filosófico por meio da problematização, investigação e criação de conceitos1 arquivo (37 p.) : PDF.application/pdfFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MICHEL APARECIDO NOCCHI DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf364372https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56850/1/R%20-%20E%20-%20MICHEL%20APARECIDO%20NOCCHI%20DE%20OLIVEIRA.pdff7f944f083603efa7811320902101ddaMD51open access1884/568502021-07-28 08:41:42.948open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56850Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-28T11:41:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
title O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
spellingShingle O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
Oliveira, Michel Aparecido Nocchi de
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
title_short O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
title_full O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
title_fullStr O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
title_full_unstemmed O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
title_sort O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
author Oliveira, Michel Aparecido Nocchi de
author_facet Oliveira, Michel Aparecido Nocchi de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Michel Aparecido Nocchi de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Celso de Moraes, 1962-
contributor_str_mv Pinheiro, Celso de Moraes, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
topic Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
description Orientador: Celso de Moraes Pinheiro
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-28T11:41:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-28T11:41:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56850
url https://hdl.handle.net/1884/56850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (37 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56850/1/R%20-%20E%20-%20MICHEL%20APARECIDO%20NOCCHI%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7f944f083603efa7811320902101dda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898854460817408