DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elissandra Maria Conceição de Brito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marluce Pereira da Silva, Laurenia Souto Sales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1590
Resumo: Práticas de discriminação de gênero e orientação sexual se (re)produzem em cenários da vida social, e a escola constitui um deles. Este artigo traz recortes de uma pesquisa que objetivou perscrutar o posicionamento discursivo de professores de uma escola pública de um municí­pio da Paraí­ba mediante episódios que evidenciam a necessidade de adotar posturas polí­ticas voltadas para o Educar na Diversidade. Analisaram-se materialidades discursivas geradas por meio de rodas de conversa, a partir de teorizações foucaultianas, de teorias da linguagem e sociais. Uma discussão preliminar dos dados demonstrou a necessidade da implantação de ações que possibilitem o con(viver) com a pluralidade cultural no contexto escolar.
id UERN-5_9190d5433c0131247869cd84958f2a9e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1590
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes Pluralidade culturalGênero/sexualidadeDiscursividadesPráticas de discriminação de gênero e orientação sexual se (re)produzem em cenários da vida social, e a escola constitui um deles. Este artigo traz recortes de uma pesquisa que objetivou perscrutar o posicionamento discursivo de professores de uma escola pública de um municí­pio da Paraí­ba mediante episódios que evidenciam a necessidade de adotar posturas polí­ticas voltadas para o Educar na Diversidade. Analisaram-se materialidades discursivas geradas por meio de rodas de conversa, a partir de teorizações foucaultianas, de teorias da linguagem e sociais. Uma discussão preliminar dos dados demonstrou a necessidade da implantação de ações que possibilitem o con(viver) com a pluralidade cultural no contexto escolar. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1590Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1590/1528Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessElissandra Maria Conceição de Brito Marluce Pereira da Silva Laurenia Souto Sales 2020-04-22T00:59:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1590Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-04-22T00:59:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes
title DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes
spellingShingle DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes
Elissandra Maria Conceição de Brito
Pluralidade cultural
Gênero/sexualidade
Discursividades
title_short DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes
title_full DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes
title_fullStr DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes
title_full_unstemmed DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes
title_sort DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes
author Elissandra Maria Conceição de Brito
author_facet Elissandra Maria Conceição de Brito
Marluce Pereira da Silva
Laurenia Souto Sales
author_role author
author2 Marluce Pereira da Silva
Laurenia Souto Sales
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elissandra Maria Conceição de Brito
Marluce Pereira da Silva
Laurenia Souto Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Pluralidade cultural
Gênero/sexualidade
Discursividades
topic Pluralidade cultural
Gênero/sexualidade
Discursividades
description Práticas de discriminação de gênero e orientação sexual se (re)produzem em cenários da vida social, e a escola constitui um deles. Este artigo traz recortes de uma pesquisa que objetivou perscrutar o posicionamento discursivo de professores de uma escola pública de um municí­pio da Paraí­ba mediante episódios que evidenciam a necessidade de adotar posturas polí­ticas voltadas para o Educar na Diversidade. Analisaram-se materialidades discursivas geradas por meio de rodas de conversa, a partir de teorizações foucaultianas, de teorias da linguagem e sociais. Uma discussão preliminar dos dados demonstrou a necessidade da implantação de ações que possibilitem o con(viver) com a pluralidade cultural no contexto escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1590
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1590/1528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125144272897