Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elisangela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & Debates (Online)
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2870
Resumo: Este artigo pretende, através de um história explanar, discutir as dificuldades de se trabalhar a questão da pluralidade étnica e cultural em sala de aula. Para tanto, faz uma análise do discurso presente as referências feitas por alunos e professores ao elemento indígena em uma escola privada de Boa Vista, Roraima. A partir de duas experiências distintas inseridas nesse contexto, a autora questiona quais seriam as origens das construções discursivas observadas, valendo-se para isso da literatura, da historiografia e da análise de imagens contidas em livros didáticos. Por fim, com a intenção de propor hipóteses que possam nortear a prática pedagógica para a diversidade étnica e cultural, levanta questões acerca das políticas públicas que já existem no Brasil, concluindo pela necessidade da formação continuada dos profissionais de educação, do aprofundamento de políticas afirmativas de inclusão, do uso da ética e da fraternidade como elementos necessários na luta contra o preconceito e discriminação étnica e cultural.
id UFRR-5_0155ce02e5d8059ccefd2f07b7cb9bee
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2870
network_acronym_str UFRR-5
network_name_str Textos & Debates (Online)
repository_id_str
spelling Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.pluralidade culturalanálise de discurso eeducaçãoEste artigo pretende, através de um história explanar, discutir as dificuldades de se trabalhar a questão da pluralidade étnica e cultural em sala de aula. Para tanto, faz uma análise do discurso presente as referências feitas por alunos e professores ao elemento indígena em uma escola privada de Boa Vista, Roraima. A partir de duas experiências distintas inseridas nesse contexto, a autora questiona quais seriam as origens das construções discursivas observadas, valendo-se para isso da literatura, da historiografia e da análise de imagens contidas em livros didáticos. Por fim, com a intenção de propor hipóteses que possam nortear a prática pedagógica para a diversidade étnica e cultural, levanta questões acerca das políticas públicas que já existem no Brasil, concluindo pela necessidade da formação continuada dos profissionais de educação, do aprofundamento de políticas afirmativas de inclusão, do uso da ética e da fraternidade como elementos necessários na luta contra o preconceito e discriminação étnica e cultural.Universidade Federal de Roraima2015-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/287010.18227/2317-1448ted.v1i10.2870Textos e Debates; No. 10 (2006)Textos e Debates; n. 10 (2006)2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2870/1659Copyright (c) 2015 Textos & Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Elisangela2022-05-24T18:38:05Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2870Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-05-24T18:38:05Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
title Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
spellingShingle Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
Martins, Elisangela
pluralidade cultural
análise de discurso e
educação
title_short Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
title_full Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
title_fullStr Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
title_full_unstemmed Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
title_sort Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
author Martins, Elisangela
author_facet Martins, Elisangela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elisangela
dc.subject.por.fl_str_mv pluralidade cultural
análise de discurso e
educação
topic pluralidade cultural
análise de discurso e
educação
description Este artigo pretende, através de um história explanar, discutir as dificuldades de se trabalhar a questão da pluralidade étnica e cultural em sala de aula. Para tanto, faz uma análise do discurso presente as referências feitas por alunos e professores ao elemento indígena em uma escola privada de Boa Vista, Roraima. A partir de duas experiências distintas inseridas nesse contexto, a autora questiona quais seriam as origens das construções discursivas observadas, valendo-se para isso da literatura, da historiografia e da análise de imagens contidas em livros didáticos. Por fim, com a intenção de propor hipóteses que possam nortear a prática pedagógica para a diversidade étnica e cultural, levanta questões acerca das políticas públicas que já existem no Brasil, concluindo pela necessidade da formação continuada dos profissionais de educação, do aprofundamento de políticas afirmativas de inclusão, do uso da ética e da fraternidade como elementos necessários na luta contra o preconceito e discriminação étnica e cultural.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2870
10.18227/2317-1448ted.v1i10.2870
url https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2870
identifier_str_mv 10.18227/2317-1448ted.v1i10.2870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2870/1659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Debates
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv Textos e Debates; No. 10 (2006)
Textos e Debates; n. 10 (2006)
2317-1448
1413-9987
reponame:Textos & Debates (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Textos & Debates (Online)
collection Textos & Debates (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ana@cch.ufrr.br
_version_ 1799770019374039040