O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano Marcos Maia Reges
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aleksandre Saraiva Dantas, Antonio Ronaldo Gomes Garcia, Walter Martins Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929
Resumo: Esse artigo analisa as contribuições da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção de doce, feita em escala comercial. Durante a realização das atividades houve uma preocupação em relacionar a teoria com as atividades realizadas na fábrica e nos Laboratórios de Ciências, Matemática e Informática. Procuramos enfatizar os conceitos de Etnomatemática e de Modelagem Matemática. A coleta de dados se deu através da observação participante, um questionário de múltipla escolha aplicado junto aos alunos, visitas à fábrica e a realização de uma oficina de construção de maquetes. A partir da análise dos dados, verificamos a importância da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Foi possí­vel inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de assuntos ligados ao dia-a-dia, despertam maior interesse e há uma melhora significativa na aprendizagem.
id UERN-5_9207a61a6b44041933b1df690225139c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/929
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM Modelagem MatemáticaEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaEsse artigo analisa as contribuições da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção de doce, feita em escala comercial. Durante a realização das atividades houve uma preocupação em relacionar a teoria com as atividades realizadas na fábrica e nos Laboratórios de Ciências, Matemática e Informática. Procuramos enfatizar os conceitos de Etnomatemática e de Modelagem Matemática. A coleta de dados se deu através da observação participante, um questionário de múltipla escolha aplicado junto aos alunos, visitas à fábrica e a realização de uma oficina de construção de maquetes. A partir da análise dos dados, verificamos a importância da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Foi possí­vel inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de assuntos ligados ao dia-a-dia, despertam maior interesse e há uma melhora significativa na aprendizagem.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929/842Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAdriano Marcos Maia RegesAleksandre Saraiva DantasAntonio Ronaldo Gomes GarciaWalter Martins Rodrigues2020-10-29T12:51:12Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/929Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:12Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
title O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
spellingShingle O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
Adriano Marcos Maia Reges
Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Etnomatemática
title_short O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
title_full O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
title_fullStr O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
title_full_unstemmed O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
title_sort O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
author Adriano Marcos Maia Reges
author_facet Adriano Marcos Maia Reges
Aleksandre Saraiva Dantas
Antonio Ronaldo Gomes Garcia
Walter Martins Rodrigues
author_role author
author2 Aleksandre Saraiva Dantas
Antonio Ronaldo Gomes Garcia
Walter Martins Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriano Marcos Maia Reges
Aleksandre Saraiva Dantas
Antonio Ronaldo Gomes Garcia
Walter Martins Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Etnomatemática
topic Modelagem Matemática
Ensino de Matemática
Etnomatemática
description Esse artigo analisa as contribuições da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção de doce, feita em escala comercial. Durante a realização das atividades houve uma preocupação em relacionar a teoria com as atividades realizadas na fábrica e nos Laboratórios de Ciências, Matemática e Informática. Procuramos enfatizar os conceitos de Etnomatemática e de Modelagem Matemática. A coleta de dados se deu através da observação participante, um questionário de múltipla escolha aplicado junto aos alunos, visitas à fábrica e a realização de uma oficina de construção de maquetes. A partir da análise dos dados, verificamos a importância da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Foi possí­vel inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de assuntos ligados ao dia-a-dia, despertam maior interesse e há uma melhora significativa na aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929/842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124579090432