O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929 |
Resumo: | Esse artigo analisa as contribuições da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção de doce, feita em escala comercial. Durante a realização das atividades houve uma preocupação em relacionar a teoria com as atividades realizadas na fábrica e nos Laboratórios de Ciências, Matemática e Informática. Procuramos enfatizar os conceitos de Etnomatemática e de Modelagem Matemática. A coleta de dados se deu através da observação participante, um questionário de múltipla escolha aplicado junto aos alunos, visitas à fábrica e a realização de uma oficina de construção de maquetes. A partir da análise dos dados, verificamos a importância da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de assuntos ligados ao dia-a-dia, despertam maior interesse e há uma melhora significativa na aprendizagem. |
id |
UERN-5_9207a61a6b44041933b1df690225139c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/929 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM Modelagem MatemáticaEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaEsse artigo analisa as contribuições da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção de doce, feita em escala comercial. Durante a realização das atividades houve uma preocupação em relacionar a teoria com as atividades realizadas na fábrica e nos Laboratórios de Ciências, Matemática e Informática. Procuramos enfatizar os conceitos de Etnomatemática e de Modelagem Matemática. A coleta de dados se deu através da observação participante, um questionário de múltipla escolha aplicado junto aos alunos, visitas à fábrica e a realização de uma oficina de construção de maquetes. A partir da análise dos dados, verificamos a importância da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de assuntos ligados ao dia-a-dia, despertam maior interesse e há uma melhora significativa na aprendizagem.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929/842Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAdriano Marcos Maia RegesAleksandre Saraiva DantasAntonio Ronaldo Gomes GarciaWalter Martins Rodrigues2020-10-29T12:51:12Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/929Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:12Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM |
title |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM |
spellingShingle |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM Adriano Marcos Maia Reges Modelagem Matemática Ensino de Matemática Etnomatemática |
title_short |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM |
title_full |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM |
title_fullStr |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM |
title_sort |
O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM |
author |
Adriano Marcos Maia Reges |
author_facet |
Adriano Marcos Maia Reges Aleksandre Saraiva Dantas Antonio Ronaldo Gomes Garcia Walter Martins Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Aleksandre Saraiva Dantas Antonio Ronaldo Gomes Garcia Walter Martins Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adriano Marcos Maia Reges Aleksandre Saraiva Dantas Antonio Ronaldo Gomes Garcia Walter Martins Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Ensino de Matemática Etnomatemática |
topic |
Modelagem Matemática Ensino de Matemática Etnomatemática |
description |
Esse artigo analisa as contribuições da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo um paralelo com a produção de doce, feita em escala comercial. Durante a realização das atividades houve uma preocupação em relacionar a teoria com as atividades realizadas na fábrica e nos Laboratórios de Ciências, Matemática e Informática. Procuramos enfatizar os conceitos de Etnomatemática e de Modelagem Matemática. A coleta de dados se deu através da observação participante, um questionário de múltipla escolha aplicado junto aos alunos, visitas à fábrica e a realização de uma oficina de construção de maquetes. A partir da análise dos dados, verificamos a importância da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos surgem de assuntos ligados ao dia-a-dia, despertam maior interesse e há uma melhora significativa na aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/929/842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124579090432 |