Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Codato-Segura, Claudia Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14122
Resumo: Resumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizada
id UEL_718086649fa5660c266b84cab726281e
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14122
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoGeometriaEstudo e ensinoMatemática na arteMathematicsGeometry - Study and teachingMathematics in artEducational technologyAbstract artStudy and teachingResumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizadaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This study aimed at presenting a didactic sequence of applications of concepts of Analytic Geometry through the reinterpretation of abstract artworks, using the software GeoGebra as a teaching resource The choice for this work arose from the need to teach Mathematics in an attractive and meaningful way, using the interdisciplinary teaching and the resources of educational technology, in a fashion that both teacher and students can assume the condition of cognitive subjects The methodology consisted of literature review on the teaching of Mathematics, the use of technologies in education, including information on GeoGebra, as well as the abstractionist movement and reinterpretation techniques Four textbooks oriented to High School education and referring to the classical teaching of Analytic Geometry were also analyzed In this context, a tool was applied to collect data from 21 (twenty one) third-grade high school students of Olavo Bilac State High School, located in Cambé, Paraná, aimed at tracing the profile of the group and its relationships with mathematics Then a pedagogical intervention conducted, during which the reinterpretation of an abstractionist work of art was carried out by using the software GeoGebra The results obtained in the different stages of the intervention have revealed that the use of the selected software can change the students’ behavior during the Analytic Geometry classes, providing them with autonomy to plan actions, carry them out and ponder on them, which in turn encourages learning It was further proven that the use of technology enabled the approach of mathematical contents with their intrinsic abstractions and meaningful learning Likewise, the motivation represented one of the aspects that stood out in the instructional sequence achievedNatti, Paulo Laerte [Orientador]Ferruzzi, Elaine CristinaSardinha, Luciana GastaldiCodato-Segura, Claudia Santos2024-05-01T14:25:31Z2024-05-01T14:25:31Z2013.0025.07.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14122porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática
title Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática
spellingShingle Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática
Codato-Segura, Claudia Santos
Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Matemática na arte
Mathematics
Geometry - Study and teaching
Mathematics in art
Educational technology
Abstract art
Study and teaching
title_short Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática
title_full Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática
title_fullStr Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática
title_full_unstemmed Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática
title_sort Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemática
author Codato-Segura, Claudia Santos
author_facet Codato-Segura, Claudia Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Natti, Paulo Laerte [Orientador]
Ferruzzi, Elaine Cristina
Sardinha, Luciana Gastaldi
dc.contributor.author.fl_str_mv Codato-Segura, Claudia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Matemática na arte
Mathematics
Geometry - Study and teaching
Mathematics in art
Educational technology
Abstract art
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Matemática na arte
Mathematics
Geometry - Study and teaching
Mathematics in art
Educational technology
Abstract art
Study and teaching
description Resumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizada
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:25:31Z
2024-05-01T14:25:31Z
25.07.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14122
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823261910892544