OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida Alves dos Santos Coelho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Virgí­nio Isidro Martins Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3818
Resumo: O presente trabalho é parte da pesquisa doutoramento em desenvolvimento, intitulada "˜fórum municipal dos conselhos escolares de Nova Iguaçu (RJ): repercussão no fortalecimento dos conselhos escolares"™. O objetivo do artigo é compreender de que modo o Fórum Municipal dos Conselhos Escolares de Nova Iguaçu - FMCE/NI articula-se com as instituições envolvidas, como socializa as iniciativas existentes e qual a sua intervenção na elaboração de polí­ticas públicas e ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação nas escolas. Para o embasamento teórico contamos com as reflexões de teóricos como Paro (1997), Ferreira (2001), Antunes e Romão (2002), Freire (2004), Veiga (2009) Lima (2011-2014), Avelar (2016), entre outros. A metodologia utilizada para esta investigação qualitativa, teve como base o foco analí­tico interpretativo, utilizando-se de recursos como análise documental, das entrevistas e dos inquéritos por questionários.
id UERN-5_ab17602fd394efabc0a19629e8d943f3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3818
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO O presente trabalho é parte da pesquisa doutoramento em desenvolvimento, intitulada "˜fórum municipal dos conselhos escolares de Nova Iguaçu (RJ): repercussão no fortalecimento dos conselhos escolares"™. O objetivo do artigo é compreender de que modo o Fórum Municipal dos Conselhos Escolares de Nova Iguaçu - FMCE/NI articula-se com as instituições envolvidas, como socializa as iniciativas existentes e qual a sua intervenção na elaboração de polí­ticas públicas e ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação nas escolas. Para o embasamento teórico contamos com as reflexões de teóricos como Paro (1997), Ferreira (2001), Antunes e Romão (2002), Freire (2004), Veiga (2009) Lima (2011-2014), Avelar (2016), entre outros. A metodologia utilizada para esta investigação qualitativa, teve como base o foco analí­tico interpretativo, utilizando-se de recursos como análise documental, das entrevistas e dos inquéritos por questionários.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3818Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3818/3028Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Alves dos Santos CoelhoVirgí­nio Isidro Martins Sá 2022-07-11T18:17:33Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3818Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:33Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
spellingShingle OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Aparecida Alves dos Santos Coelho
title_short OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title_full OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title_fullStr OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title_full_unstemmed OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title_sort OS CONSELHOS ESCOLARES E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
author Aparecida Alves dos Santos Coelho
author_facet Aparecida Alves dos Santos Coelho
Virgí­nio Isidro Martins Sá
author_role author
author2 Virgí­nio Isidro Martins Sá
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida Alves dos Santos Coelho
Virgí­nio Isidro Martins Sá
description O presente trabalho é parte da pesquisa doutoramento em desenvolvimento, intitulada "˜fórum municipal dos conselhos escolares de Nova Iguaçu (RJ): repercussão no fortalecimento dos conselhos escolares"™. O objetivo do artigo é compreender de que modo o Fórum Municipal dos Conselhos Escolares de Nova Iguaçu - FMCE/NI articula-se com as instituições envolvidas, como socializa as iniciativas existentes e qual a sua intervenção na elaboração de polí­ticas públicas e ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação nas escolas. Para o embasamento teórico contamos com as reflexões de teóricos como Paro (1997), Ferreira (2001), Antunes e Romão (2002), Freire (2004), Veiga (2009) Lima (2011-2014), Avelar (2016), entre outros. A metodologia utilizada para esta investigação qualitativa, teve como base o foco analí­tico interpretativo, utilizando-se de recursos como análise documental, das entrevistas e dos inquéritos por questionários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3818
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3818/3028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126450798592