Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Ivanete Hermogenes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBF3V
Resumo: Este trabalho parte de uma preocupação que ronda as escolas públicas e suas equipes gestoras a criação dos Conselhos Escolares e sua atuação, que vem de encontro aos anseios da sociedade que é a democratização do ensino público, haja vista que a LDB 9394/96, já prenunciada desde 2006 a implantação deste mecanismo de atuação dentro das escolas públicas. A Instituição escolar é um ambiente propício para exercitar a cidadania democrática como prática social que visa contribuir para o desenvolvimento do cidadão consciente, autônomo e emancipado, e esta constatação é que impulsiona a atuação dos conselhos. O período escolhido, para a análise foi o ano de 2010, com a atual gestão da escola que vem buscando implantar o Conselho Escolar na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto, atendendo, além de orientações do MEC, à uma legislação municipal divulgada neste ano. O objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar os cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação da Secretaria de Educação Básica e sua funcionalidade.
id UFMG_bde07b3651f8ab466c48fb7a997de030
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FBF3V
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernanda Araujo Coutinho CamposHormindo Pereira de Souza JuniorMaria Ivanete Hermogenes2019-08-14T14:03:56Z2019-08-14T14:03:56Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBF3VEste trabalho parte de uma preocupação que ronda as escolas públicas e suas equipes gestoras a criação dos Conselhos Escolares e sua atuação, que vem de encontro aos anseios da sociedade que é a democratização do ensino público, haja vista que a LDB 9394/96, já prenunciada desde 2006 a implantação deste mecanismo de atuação dentro das escolas públicas. A Instituição escolar é um ambiente propício para exercitar a cidadania democrática como prática social que visa contribuir para o desenvolvimento do cidadão consciente, autônomo e emancipado, e esta constatação é que impulsiona a atuação dos conselhos. O período escolhido, para a análise foi o ano de 2010, com a atual gestão da escola que vem buscando implantar o Conselho Escolar na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto, atendendo, além de orientações do MEC, à uma legislação municipal divulgada neste ano. O objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar os cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação da Secretaria de Educação Básica e sua funcionalidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaConselhos de educaçãoConselhos EscolaresDemocraciaEscolas públicasConselhos escolares: instrumentos de democratização da escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_maria_ivanete_hermogenes.pdfapplication/pdf1416205https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBF3V/1/tcc_maria_ivanete_hermogenes.pdfaf3eb47e07dc027de77bead21b886640MD51TEXTtcc_maria_ivanete_hermogenes.pdf.txttcc_maria_ivanete_hermogenes.pdf.txtExtracted texttext/plain115178https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBF3V/2/tcc_maria_ivanete_hermogenes.pdf.txt370567a0a38d21711983bb88dd0cd2f0MD521843/BUBD-9FBF3V2019-11-14 14:16:51.917oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FBF3VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:16:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública
title Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública
spellingShingle Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública
Maria Ivanete Hermogenes
Conselhos Escolares
Democracia
Escolas públicas
Educação
Gestão democrática
Conselhos de educação
title_short Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública
title_full Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública
title_fullStr Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública
title_full_unstemmed Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública
title_sort Conselhos escolares: instrumentos de democratização da escola pública
author Maria Ivanete Hermogenes
author_facet Maria Ivanete Hermogenes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernanda Araujo Coutinho Campos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Ivanete Hermogenes
contributor_str_mv Fernanda Araujo Coutinho Campos
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Conselhos Escolares
Democracia
Escolas públicas
topic Conselhos Escolares
Democracia
Escolas públicas
Educação
Gestão democrática
Conselhos de educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Conselhos de educação
description Este trabalho parte de uma preocupação que ronda as escolas públicas e suas equipes gestoras a criação dos Conselhos Escolares e sua atuação, que vem de encontro aos anseios da sociedade que é a democratização do ensino público, haja vista que a LDB 9394/96, já prenunciada desde 2006 a implantação deste mecanismo de atuação dentro das escolas públicas. A Instituição escolar é um ambiente propício para exercitar a cidadania democrática como prática social que visa contribuir para o desenvolvimento do cidadão consciente, autônomo e emancipado, e esta constatação é que impulsiona a atuação dos conselhos. O período escolhido, para a análise foi o ano de 2010, com a atual gestão da escola que vem buscando implantar o Conselho Escolar na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto, atendendo, além de orientações do MEC, à uma legislação municipal divulgada neste ano. O objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar os cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação da Secretaria de Educação Básica e sua funcionalidade.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:03:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T14:03:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBF3V
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBF3V
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBF3V/1/tcc_maria_ivanete_hermogenes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FBF3V/2/tcc_maria_ivanete_hermogenes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af3eb47e07dc027de77bead21b886640
370567a0a38d21711983bb88dd0cd2f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676939557076992