LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Silmara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo de Mendonça, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2824
Resumo: Partimos da premissa de que sexualidade e gênero são questões que abarcam pontos de vista social, histórico e cultural. Em pesquisa qualitativa, este trabalho pretendeu compreender discursos de professoras de Ciências e Biologia de escolas públicas de Sorocaba–SP sobre o tema. Buscamos investigar em quais perspectivas pautam suas práticas e como constroem as abordagens para a educação sexual. Os resultados apontam para dispositivos, como valores e convicções da gestão e de alunas e alunos de ordem religiosa e moral sobre sexualidade e gênero, que funcionam como algo a ser lidado. A ausência de formação causa angústia, pois sentem a necessidade de uma abordagem plural, mas não se consideram preparadas. Em vista disso, e apesar das dificuldades, foram explicitadas estratégias de resistência construí­das pelas educadoras; com realizações de projetos e atividades que consideram a temática de modo amplo e democrático.
id UERN-5_abed0916d8f503596b9b52eb7e7ed1ea
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2824
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIASexualidade; Gênero; Educação Sexual; Ensino de Biologia.Partimos da premissa de que sexualidade e gênero são questões que abarcam pontos de vista social, histórico e cultural. Em pesquisa qualitativa, este trabalho pretendeu compreender discursos de professoras de Ciências e Biologia de escolas públicas de Sorocaba–SP sobre o tema. Buscamos investigar em quais perspectivas pautam suas práticas e como constroem as abordagens para a educação sexual. Os resultados apontam para dispositivos, como valores e convicções da gestão e de alunas e alunos de ordem religiosa e moral sobre sexualidade e gênero, que funcionam como algo a ser lidado. A ausência de formação causa angústia, pois sentem a necessidade de uma abordagem plural, mas não se consideram preparadas. Em vista disso, e apesar das dificuldades, foram explicitadas estratégias de resistência construí­das pelas educadoras; com realizações de projetos e atividades que consideram a temática de modo amplo e democrático.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2824Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2824/2654Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess Lourenço, SilmaraMelo de Mendonça, Viviane 2021-03-20T15:51:11Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2824Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-03-20T15:51:11Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
spellingShingle LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Lourenço, Silmara
Sexualidade; Gênero; Educação Sexual; Ensino de Biologia.
title_short LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_fullStr LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full_unstemmed LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_sort LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
author Lourenço, Silmara
author_facet Lourenço, Silmara
Melo de Mendonça, Viviane
author_role author
author2 Melo de Mendonça, Viviane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Silmara
Melo de Mendonça, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade; Gênero; Educação Sexual; Ensino de Biologia.
topic Sexualidade; Gênero; Educação Sexual; Ensino de Biologia.
description Partimos da premissa de que sexualidade e gênero são questões que abarcam pontos de vista social, histórico e cultural. Em pesquisa qualitativa, este trabalho pretendeu compreender discursos de professoras de Ciências e Biologia de escolas públicas de Sorocaba–SP sobre o tema. Buscamos investigar em quais perspectivas pautam suas práticas e como constroem as abordagens para a educação sexual. Os resultados apontam para dispositivos, como valores e convicções da gestão e de alunas e alunos de ordem religiosa e moral sobre sexualidade e gênero, que funcionam como algo a ser lidado. A ausência de formação causa angústia, pois sentem a necessidade de uma abordagem plural, mas não se consideram preparadas. Em vista disso, e apesar das dificuldades, foram explicitadas estratégias de resistência construí­das pelas educadoras; com realizações de projetos e atividades que consideram a temática de modo amplo e democrático.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2824
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2824/2654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 20 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125918121984