Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303 |
Resumo: | In Brazilian political scene between 2017-2018, the text analyzes the possible interfaces between Brazilian LGBT+ musical production and Biology teaching practices through the knowledge and approaches brought by LGBT+ artists about gender and sexuality and its potential of teaching Biology. For such discussions, the text articulates marginalized bodies, based on the theoretical fragmentation of modern identities, by Stuart Hall in cultural studies and the discussion of gender and sexuality, in the post-critical perspective with decolonial contributions. Through the artivism of Linn da Quebrada, in a cultural analysis of her personal experiences and her album Pajubá; it approaches how the knowledge transmitted by her songs can instruct discoveries about body dismembering heteronormative scripts on sexuality, gender and sexual relations. Linn da Quebrada, as this text analyzes, presents new perspectives, relationships and sexual manifestations of the body that learns its forms of pleasure and de-script the normative social standards allowing possibilities of teaching new bio-logies. |
id |
UFU_435821745772330d2191b29660a72f1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35057 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de BiologiaArtivism, gender and sexuality - Linn da Quebrada for the teaching of BiologyGêneroSexualidadeEnsino em BiologiaCNPQ::CIENCIAS HUMANASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICAEducaçãoBiologia (Ensino médio)Sexualidade, gênero e sociedade.Sexualidades e culturaIn Brazilian political scene between 2017-2018, the text analyzes the possible interfaces between Brazilian LGBT+ musical production and Biology teaching practices through the knowledge and approaches brought by LGBT+ artists about gender and sexuality and its potential of teaching Biology. For such discussions, the text articulates marginalized bodies, based on the theoretical fragmentation of modern identities, by Stuart Hall in cultural studies and the discussion of gender and sexuality, in the post-critical perspective with decolonial contributions. Through the artivism of Linn da Quebrada, in a cultural analysis of her personal experiences and her album Pajubá; it approaches how the knowledge transmitted by her songs can instruct discoveries about body dismembering heteronormative scripts on sexuality, gender and sexual relations. Linn da Quebrada, as this text analyzes, presents new perspectives, relationships and sexual manifestations of the body that learns its forms of pleasure and de-script the normative social standards allowing possibilities of teaching new bio-logies.Dissertação (Mestrado)No cenário político brasileiro entre os anos de 2017-2018, o texto analisa as possíveis interfaces entre as produções musicais brasileiras, de artistas LGBT+ e o ensino de Biologia; através dos saberes e abordagens, que esses/as trazem sobre gênero e sexualidade e as suas potencialidades para o ensino de Biologia. Para tais discussões, o texto articula corpos marginalizados, com base teórica na fragmentação das identidades modernas, por Stuart Hall nos estudos culturais e a discussão de gênero e sexualidade, na perspectiva pós-critica, com contribuições decoloniais. Através do artivismo de Linn da Quebrada, em uma análise cultural das suas vivências pessoais e do seu álbum Pajubá; aborda-se como os saberes transmitidos por suas músicas podem instruir as descobertas sobre o corpo; desmembrando os roteiros heteronormativos sobre a sexualidade, gênero e as relações sexuais. Linn da Quebrada, pela análise desse texto, apresenta novas perspectivas, relações e manifestações sexuais, do corpo que aprende suas formas de prazer e desroteirizam os padrões sociais normativos permitindo o ensino de novas bio-logias.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Elenita Pinheiro de Queirozhttp://lattes.cnpq.br/3140638814052182Marques, Eduardo Frederico Luedyhttp://lattes.cnpq.br/9793403141944589Santos, Sandro Pradohttp://lattes.cnpq.br/1276426419124799Teixeira, Flávia do Bonsucessohttp://lattes.cnpq.br/6588767019535064Costa, Natania Borges2022-05-17T20:07:32Z2022-05-17T20:07:32Z2019-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Natania Borges. Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http//dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-05-18T06:20:25Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35057Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-05-18T06:20:25Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia Artivism, gender and sexuality - Linn da Quebrada for the teaching of Biology |
title |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia |
spellingShingle |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia Costa, Natania Borges Gênero Sexualidade Ensino em Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA Educação Biologia (Ensino médio) Sexualidade, gênero e sociedade.Sexualidades e cultura |
title_short |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia |
title_full |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia |
title_fullStr |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia |
title_full_unstemmed |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia |
title_sort |
Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia |
author |
Costa, Natania Borges |
author_facet |
Costa, Natania Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz http://lattes.cnpq.br/3140638814052182 Marques, Eduardo Frederico Luedy http://lattes.cnpq.br/9793403141944589 Santos, Sandro Prado http://lattes.cnpq.br/1276426419124799 Teixeira, Flávia do Bonsucesso http://lattes.cnpq.br/6588767019535064 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Natania Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Sexualidade Ensino em Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA Educação Biologia (Ensino médio) Sexualidade, gênero e sociedade.Sexualidades e cultura |
topic |
Gênero Sexualidade Ensino em Biologia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA Educação Biologia (Ensino médio) Sexualidade, gênero e sociedade.Sexualidades e cultura |
description |
In Brazilian political scene between 2017-2018, the text analyzes the possible interfaces between Brazilian LGBT+ musical production and Biology teaching practices through the knowledge and approaches brought by LGBT+ artists about gender and sexuality and its potential of teaching Biology. For such discussions, the text articulates marginalized bodies, based on the theoretical fragmentation of modern identities, by Stuart Hall in cultural studies and the discussion of gender and sexuality, in the post-critical perspective with decolonial contributions. Through the artivism of Linn da Quebrada, in a cultural analysis of her personal experiences and her album Pajubá; it approaches how the knowledge transmitted by her songs can instruct discoveries about body dismembering heteronormative scripts on sexuality, gender and sexual relations. Linn da Quebrada, as this text analyzes, presents new perspectives, relationships and sexual manifestations of the body that learns its forms of pleasure and de-script the normative social standards allowing possibilities of teaching new bio-logies. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-27 2022-05-17T20:07:32Z 2022-05-17T20:07:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Natania Borges. Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http//dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303 |
identifier_str_mv |
COSTA, Natania Borges. Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http//dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569730423029760 |