A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Maria José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maria da Conceição Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876
Resumo: Considerando os atuais desafios de se pensar o trabalho com a interdisciplinaridade na prática docente, objetiva-se, neste artigo, instigar reflexões acerca do uso da literatura de cordel em um contexto interdisciplinar, contribuindo para a ampliação dos saberes discentes durante os anos finais do ensino fundamental.  Baseado em um estudo bibliográfico, abordamos três tópicos: o primeiro trata de um breve histórico da literatura de cordel, reportando-se aos  autores: Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Araújo (2019), entre outros. Na segunda seção, reflete-se sobre a interdisciplinaridade na visão de Fazenda (1989), Japiassu (2016), Morin (2003), entre outros. O terceiro e último tópico aborda como se efetiva a interdisciplinaridade junto à literatura de cordel no contexto da sala de aula. As considerações apontam para reflexões que contemplam a literatura de cordel como uma fonte de possibilidades interdisciplinares à disposição docente que favorece a partilha dos saberes, despindo-se da fragmentação do saber, historicamente construí­da.  
id UERN-5_b12860a7cbb53bed4a40ef3eb07657d3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2876
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLARLiteratura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar.Considerando os atuais desafios de se pensar o trabalho com a interdisciplinaridade na prática docente, objetiva-se, neste artigo, instigar reflexões acerca do uso da literatura de cordel em um contexto interdisciplinar, contribuindo para a ampliação dos saberes discentes durante os anos finais do ensino fundamental.  Baseado em um estudo bibliográfico, abordamos três tópicos: o primeiro trata de um breve histórico da literatura de cordel, reportando-se aos  autores: Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Araújo (2019), entre outros. Na segunda seção, reflete-se sobre a interdisciplinaridade na visão de Fazenda (1989), Japiassu (2016), Morin (2003), entre outros. O terceiro e último tópico aborda como se efetiva a interdisciplinaridade junto à literatura de cordel no contexto da sala de aula. As considerações apontam para reflexões que contemplam a literatura de cordel como uma fonte de possibilidades interdisciplinares à disposição docente que favorece a partilha dos saberes, despindo-se da fragmentação do saber, historicamente construí­da.  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876/2691Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Maria JoséMaria da Conceição Costa2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2876Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
de Araújo, Maria José
Literatura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar.
title_short A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
author de Araújo, Maria José
author_facet de Araújo, Maria José
Maria da Conceição Costa
author_role author
author2 Maria da Conceição Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Maria José
Maria da Conceição Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar.
topic Literatura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar.
description Considerando os atuais desafios de se pensar o trabalho com a interdisciplinaridade na prática docente, objetiva-se, neste artigo, instigar reflexões acerca do uso da literatura de cordel em um contexto interdisciplinar, contribuindo para a ampliação dos saberes discentes durante os anos finais do ensino fundamental.  Baseado em um estudo bibliográfico, abordamos três tópicos: o primeiro trata de um breve histórico da literatura de cordel, reportando-se aos  autores: Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Araújo (2019), entre outros. Na segunda seção, reflete-se sobre a interdisciplinaridade na visão de Fazenda (1989), Japiassu (2016), Morin (2003), entre outros. O terceiro e último tópico aborda como se efetiva a interdisciplinaridade junto à literatura de cordel no contexto da sala de aula. As considerações apontam para reflexões que contemplam a literatura de cordel como uma fonte de possibilidades interdisciplinares à disposição docente que favorece a partilha dos saberes, despindo-se da fragmentação do saber, historicamente construí­da.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876/2691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125925462016