A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876 |
Resumo: | Considerando os atuais desafios de se pensar o trabalho com a interdisciplinaridade na prática docente, objetiva-se, neste artigo, instigar reflexões acerca do uso da literatura de cordel em um contexto interdisciplinar, contribuindo para a ampliação dos saberes discentes durante os anos finais do ensino fundamental. Baseado em um estudo bibliográfico, abordamos três tópicos: o primeiro trata de um breve histórico da literatura de cordel, reportando-se aos autores: Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Araújo (2019), entre outros. Na segunda seção, reflete-se sobre a interdisciplinaridade na visão de Fazenda (1989), Japiassu (2016), Morin (2003), entre outros. O terceiro e último tópico aborda como se efetiva a interdisciplinaridade junto à literatura de cordel no contexto da sala de aula. As considerações apontam para reflexões que contemplam a literatura de cordel como uma fonte de possibilidades interdisciplinares à disposição docente que favorece a partilha dos saberes, despindo-se da fragmentação do saber, historicamente construída. |
id |
UERN-5_b12860a7cbb53bed4a40ef3eb07657d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2876 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLARLiteratura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar.Considerando os atuais desafios de se pensar o trabalho com a interdisciplinaridade na prática docente, objetiva-se, neste artigo, instigar reflexões acerca do uso da literatura de cordel em um contexto interdisciplinar, contribuindo para a ampliação dos saberes discentes durante os anos finais do ensino fundamental. Baseado em um estudo bibliográfico, abordamos três tópicos: o primeiro trata de um breve histórico da literatura de cordel, reportando-se aos autores: Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Araújo (2019), entre outros. Na segunda seção, reflete-se sobre a interdisciplinaridade na visão de Fazenda (1989), Japiassu (2016), Morin (2003), entre outros. O terceiro e último tópico aborda como se efetiva a interdisciplinaridade junto à literatura de cordel no contexto da sala de aula. As considerações apontam para reflexões que contemplam a literatura de cordel como uma fonte de possibilidades interdisciplinares à disposição docente que favorece a partilha dos saberes, despindo-se da fragmentação do saber, historicamente construída. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876/2691Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Maria JoséMaria da Conceição Costa2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2876Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
spellingShingle |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR de Araújo, Maria José Literatura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar. |
title_short |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_fullStr |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_sort |
A LITERATURA DE CORDEL E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR |
author |
de Araújo, Maria José |
author_facet |
de Araújo, Maria José Maria da Conceição Costa |
author_role |
author |
author2 |
Maria da Conceição Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Maria José Maria da Conceição Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar. |
topic |
Literatura de cordel. Interdisciplinaridade. Contexto escolar. |
description |
Considerando os atuais desafios de se pensar o trabalho com a interdisciplinaridade na prática docente, objetiva-se, neste artigo, instigar reflexões acerca do uso da literatura de cordel em um contexto interdisciplinar, contribuindo para a ampliação dos saberes discentes durante os anos finais do ensino fundamental. Baseado em um estudo bibliográfico, abordamos três tópicos: o primeiro trata de um breve histórico da literatura de cordel, reportando-se aos autores: Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012), Araújo (2019), entre outros. Na segunda seção, reflete-se sobre a interdisciplinaridade na visão de Fazenda (1989), Japiassu (2016), Morin (2003), entre outros. O terceiro e último tópico aborda como se efetiva a interdisciplinaridade junto à literatura de cordel no contexto da sala de aula. As considerações apontam para reflexões que contemplam a literatura de cordel como uma fonte de possibilidades interdisciplinares à disposição docente que favorece a partilha dos saberes, despindo-se da fragmentação do saber, historicamente construída. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2876/2691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125925462016 |